Vasco: resposta à Milton Neves

Veja a resposta do vasco às ofensas do jornalista Milton Neves.

O apresentador de esportes Milton Neves por intermédio de seu twitter, e em entrevista à Rádio Manchete, fez comentários desrespeitosos e absolutamente distanciados da realidade em relação à história centenária do Club de Regatas Vasco da Gama e à sua imensa torcida que merecem ser respondidos.

Suas palavras causaram no mínimo, estranheza, não somente pelo tom sarcástico e agressivo, como também pela insistência em qualificar o Vasco de time pequeno e seus torcedores de “trouxas e imbecis”. Tanto um quanto o outro (clube e torcedores vascaíno), são merecedores do máximo respeito por parte de qualquer pessoa e, principalmente, dos profissionais de imprensa. E você Milton, não é exceção.

Para avivar a sua memória, saiba que o Vasco é pioneiro no combate a todo tipo de preconceito e isso vem de muito tempo. Talvez, por essa razão, você tenha esquecido da contribuição dada pelo nosso clube à História (assim mesmo, com “H” maiúsculo) do Brasil, não só no esporte, como também a várias causas políticas e sociais em nosso país. Como pode menosprezar os grandes feitos do Vasco em todo tipo de modalidade esportiva que deu ao clube até agora, 116 títulos só no futebol e sem contabilizar os amistosos? Posso destacar entre eles, três sul-americanos, e quatro nacionais. Não podemos esquecer o mais recente Campeonato Mundial de Beach Soccer. Vale lembrar o Torneio de Paris (França): 1957 (2° campeonato Mundial);Taça Tereza Herrera (Espanha): 1957 ;Torneio de Santiago (Chile): 1957 e 1963; Torneio Pentagonal do México (México): 1963; Torneio Cidade de Elche (Espanha): 1979; Torneio Cidade de Sevilha (Espanha): 1979; Troféu Colombino (Espanha): 1980; Torneio Fest D’Eix (Franca): 1980; Torneio Ilha de Funchal (Portugal): 1981; Torneio de Verão (Uruguai): 1982; Copa de Ouro (Los Angeles, EUA): 1987; Copa Tap (Newark, EUA): 1987; Torneio; Ramon de Carranza (Espanha): 1987/88/89;Torneio da Lorena (França): 1989; Torneio da Amizade (África): 1991; Troféu Cidade de Barcelona (ESP): 1993; Troféu Cidade de Zaragoza (ESP): 1993; Torneio de Palma de Mallorca (Espanha): 1995; Troféu Bortolotti (Itália): 1997 entre outros.

O jornalista diz que o Vasco “outrora exemplar, líder e ganhador”, hoje, não passa de um clube com restinho de grife. Repudio a sua tentativa em reduzir o Vasco a uma grife (marca que caracteriza objetos de luxo). O nosso clube é de massa; é do povo sem acepção de pessoa. É isso que torna o Cruz-Maltino um clube diferenciado dos demais. O Vasco é único, apesar dos pesares.

Voltando às causas sociais, Milton, anote aí, para não esquecer: o Vasco foi o único clube carioca a manter em suas dependências uma Escola de Instrução Militar, formando mais de 10 mil recrutas para o Exército Brasileiro que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) . O Vasco foi também o único clube de futebol a doar dois aviões para a FEB, na campanha da II Guerra Mundial. Estes fatos podem não ter nenhum significado para você, mas eles são orgulho dos torcedores vascaínos, a quem você chama de “trouxas e imbecis”.

Foi justamente o Vasco, jornalista Milton Neves, o primeiro clube brasileiro a se insurgir contra o preconceito racial e social no esporte. Não sei se você, Milton Neves, conhece a fundo a história do esporte nacional, porque se a conhecesse, não poderia jamais tentar apequenar o Vasco, este gigante, que foi o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional, fora de casa: o Sul-Americano de 1948.

Outro fato que surpreende pelo seu ineditismo e que é único na história cultural de nosso país é que o Vasco foi o único clube de futebol a abrigar nas dependências de sua sede em São Januário em 1943 e 1945, um desfile oficial de escolas de samba. Esse é ou não é um clube diferente dos outros? Essa é ou não é uma história como a de nenhum outro clube de futebol em todo o mundo? Dá ou não dá orgulho ser vascaíno?

Todos sabem, à exceção de você, que o Vasco é um gigante. Além do mais, temos um futuro ainda mais brilhante, que precisa ser construído no dia a dia, mesmo que isso incomode a alguns. E, para terminar, de modo a mostrar nossa grandeza não só no futebol, mas também nas relações cívicas, o convido, apesar das suas críticas, a nos visitar e conhecer a nossa história mais de perto, inclusive a nossa Sala de Troféus, que surpreende pela sua beleza e riqueza.

Saudações vascaínas,
ROBERTO DINAMITE
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama.

Fonte: site oficial

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.