Vasco pressiona governo para assumir gestão provisória do Maracanã

Interessado na licitação, o Vasco da Gama elevou o tom com o Governo do Rio de Janeiro para assumir o Maracanã provisoriamente.

Gramado do Maracanã recebe cuidados
Gramado do Maracanã recebe cuidados (Foto: Luã Vitor / Maracanã)

O Vasco aumentou o tom com o governo do Rio de Janeiro para assumir a gestão temporária do Maracanã. O clube enviou nesta quarta-feira um novo ofício ao Estado solicitando a participação na administração do estádio, uma vez que a licença do Flamengo acabará na segunda quinzena deste mês.

O documento, endereçado a Nicola Miccione, secretário da Casa Civil, e assinado pelo CEO Luiz Mello, reforça o interesse do Vasco em assumir o Maracanã até que aconteça a licitação. O clube já havia enviado um ofício no dia 28 de outubro, mas não teve resposta. Uma reunião entre Vasco e governo estava prevista para acontecer na última terça-feira, mas foi desmarcada pelo Estado.

O Vasco entende que a falta de resposta do governo do Rio de Janeiro poderia indicar uma tendência da renovação do TPU (Termo de Permissão de Uso Precário) ao Flamengo. Uma das justificativas, acredita o clube, poderia ser a falta de tempo hábil, uma vez que a atual concessão acaba neste mês.

Esse argumento foi rebatido no documento enviado nesta quarta ao Governo. São três questões apontadas pelo Vasco no ofício.

  • O Estado não pode ignorar um novo interessado
  • A questão do prazo não pode ser considerada, uma vez que em 2019 a permissão ao Flamengo foi concedida em cinco dias.
  • A temporada do futebol brasileiro de 2022 termina nessa semana. Após sábado, o Maracanã só voltará a receber jogos na segunda quinzena de janeiro.

Desde o início das negociações com a 777 Partiners, o Vasco vem demonstrando interesse no Maracanã. O clube buscou uma parceria com Flamengo e Fluminense, mas os rivais fecharam as portas. Diante do cenário, o Vasco se aliou à construtora WTorre e à Legends, referência mundial em gestão de estádios, e entrou na disputa para administrar o Maracanã. O nome do consórcio é “Maracanã para Todos”.

O clube chegou a entregar uma proposta ao Governo do Rio de Janeiro. A abertura dos envelopes estava prevista para acontecer no dia 28 de outubro, mas foi suspensa na véspera pelo Tribunal de Contas do Estado, que apontou irregularidades no edital de licitação.

O fato incomodou dirigentes do Vasco e seus parceiros, uma vez que houve um investimento para a realização do projeto. Executivos da 777 Partners estavam no Rio de Janeiro para participar da cerimônia de abertura dos envelopes. Com ela não ocorreu, o Vasco e a 777 se reuniram no dia seguinte, decidiram solicitar a permissão para assumir a gestão provisória do Maracanã e enviaram um ofício ao Governo.

Em 2019, na gestão de Wilson Wiltzel, após o cancelamento do contrato com a Odebrecht, o governo do Rio de Janeiro lançou um edital para que os interessados assumissem o Maracanã de forma provisória, por seis meses. Na ocasião, o então presidente do Vasco, Alexandre Campello, não se interessou. Apenas Flamengo e Fluminense demonstraram interesse.

A convocação pública aconteceu no dia 1º de abril de 2019. Quatro dias depois o Flamengo recebeu a licença provisória para administrar o estádio por seis meses, até que um novo processo de licitação fosse realizado. O que não ocorreu até hoje.

Desde então a licença vem sendo renovada a cada seis meses, de forma emergencial, sem concorrência e sem contestação de terceiros. Essa é a primeira vez que outro clube, além de Flamengo e Fluminense, se mostra interessado em participar. Por isso o Vasco entende que o governo do Rio de Janeiro deve analisar o caso desta vez.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maracanã
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.