Vasco pode ver nível de dificuldade da Série B aumentar em 2022

Time do Vasco da Gama pode ter a companhia de outros campeões brasileiros para a disputa da Série B em 2022.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Vitória
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Vitória (Rafael Ribeiro/Vasco)

Quando a Série B começou em maio, havia a expectativa de que esta edição de 2021 seria a mais disputada de todos os tempos. Isso por conta da presença de cinco campeões brasileiros – 12 títulos ao todo. Porém, o que se viu ao longo dessas 37 rodadas foi uma dificuldade imensa para esses times.

Bicampeão brasileiro, o Botafogo conquistou ontem (21) o seu bicampeonato da Série B, após vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0. Além dele, apenas o Coritiba, vice-líder que perdeu as chances matemáticas de ainda brigar pelo título ao perder para o CSA, é um dos campeões brasileiros que estará de volta à elite em 2022.

Ambos contaram com o fator estabilidade para garantir o acesso, com destaque ao Botafogo, que até a 13ª rodada, quando Enderson Moreira foi contratado, era apenas o 11º colocado com 16 pontos. A partir daí foram 17 vitórias em 25 jogos, além de cinco empates e apenas três derrotas.

Nessa época, o Coritiba já era o vice-líder do Campeonato, assumindo a liderança três rodadas depois. O time comandado pelo paraguaio Gustavo Moringo permaneceu no topo da tabela por 17 rodadas, sendo ultrapassado pelo Fogão apenas na 34ª, quando começou a desestabilizar. Foram três derrotas nos últimos quatro jogos.

O outro campeão que ainda tem chances de acesso é o Guarani, que tem um confronto direto com o Goiás na noite de hoje (22) e enfrentará o campeão Botafogo na última rodada. O Goiás é o terceiro com 61 pontos, seguido por CSA, Guarani e Avaí, que brigam pela quarta vaga e estão empatados com 59 pontos.

Já Vasco e Cruzeiro, ambos tetracampeões brasileiros, viram o acesso como algo quase inalcançável esse ano.

O mais próximo que o Cruz-Maltino ficou do G4 foi um quinto lugar na décima rodada, ainda sob o comando de Marcelo Cabo. Depois, com Lisca e Fernando Diniz, a melhor posição alcançada pelo Vasco foi um sexto lugar. No momento, o time se mantém na nona colocação.

Já o Cruzeiro sequer soube o que é permanecer na primeira parte da tabela. A melhor colocação da Raposa em seu segundo ano na Série B foi uma 11ª colocação na sexta rodada. Oito jogos depois, o time encarou a sua pior colocação: a vice-lanterna. Somente nessas últimas rodadas que o Cruzeiro conseguiu se ver sem riscos de uma queda para a Série C.

As campanhas de Cruzeiro e Vasco dão dimensão do tamanho do desafio que é a disputa da Série B para um grande atualmente. Desde 2020, os times vindos da Série A passaram a receber o mesmo dinheiro de direitos de TV que os demais times da competição. Isso deixou a disputa mais equilibrada. Nesse novo formato da divisão, a campanha do Botafogo surge mais com uma exceção que uma regra.

Vale lembrar que até então era comum que os grandes rebaixados voltassem à elite com certa tranquilidade, como foi nos casos dos acessos de Palmeiras e Corinthians. Em 2020, o Cruzeiro tornou-se o primeiro dos times tradicionais a ficar dois anos seguidos na segunda divisão desde o Fluminense em 1997.

Isso liga um alerta para os times que estão tentando lutar contra o rebaixamento nessa reta final do Brasileirão. Do Grêmio (18º) ao Santos (12º) são apenas sete pontos de diferença e o campeonato ainda tem 12 pontos em disputa (sem contar partidas atrasadas).

Esse meio conta com cinco campeões brasileiros: Santos (oito), Athletico (um), São Paulo (seis), Bahia (dois) e Grêmio (dois). Dependendo dos rebaixados, a quantidade de títulos nacionais na Série B pode crescer ainda mais e 2022 pode ter novamente a Segundona mais concorrida de todos os tempos.

Fonte: Uol

Leia mais sobreSérie B
2 comentários
  • Guilherme - 22 de novembro de 2021

    Dificuldade é o carvalho.
    Ouve foi corpo mole desses fdpa e dessa Diretoria de incapaz.
    Se houvesse boa vontade não estaríamos nessa situação.

    Responder
  • Jorge Cole Dos Santos - 22 de novembro de 2021

    Enquanto o Vasco uma diretoria medíocre e corrupta, permanecerá na série b, com risco de cair para a série c.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
23 de janeiro de 2022
Caio Lopes deve acertar com o Leganés, da 2ª divisão da Espanha

Cria da base do Vasco da Gama, meia Caio Lopes deve acertar sua transferência para o Leganés, da segunda divisão da Espanha.

Confira a programação semanal do futebol profissional do Vasco

Veja a agenda do futebol do Vasco da Gama na semana em que a equipe faz sua estreia no Campeonato Carioca.

Ex-Vasco, Alan Kardec pode voltar ao futebol brasileiro

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, Alan Kardec está há quatro meses sem receber salários na China.

Confira o provável time do Vasco na estreia do Carioca contra o Volta Redonda

Veja a provável escalação que o técnico Zé Ricardo deve mandar a campo na estreia do Vasco da Gama no Campeonato Estadual.

Às vésperas do Carioca, Castan e Vanderlei seguem com futuro indefinido no Vasco

Com a estreia do Estadual batendo na porta, Leandro Castan e Vanderlei seguem com suas situações incertas no Vasco da Gama.

Elenco campeão da Copinha 1992 se reúne para celebrar 30 anos da conquista

Estiveram presentes nomes como Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila e Valdir Bigode; Vasco da Gama faturou o título do torneio sobre o SP.

Parabéns, fera! Juninho completa 21 anos neste domingo

Uma das principais promessas do Vasco da Gama, Juninho nasceu em 23 de janeiro de 2001; em 2022, meio-campista deve ter mais protagonismo.

Definida a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco da Gama nesta quarta-feira, no Raulino de Oliveira, pelo Carioca.

Vasco estaria tentando redução salarial para manter Vanderlei no elenco

Caso o goleiro aceite a sugestão, a tendência é que continue no Vasco da Gama para 2022, disputando posição com Thiago Rodrigues e Halls.

Vasco estreará no Carioca com equipe reformulada

O Vasco da Gama vem reformulando a equipe buscando fazer um boa temporada e mirando o acesso à Série A do Brasileiro.

Veja mais notícias