Vasco pode ver nível de dificuldade da Série B aumentar em 2022

Time do Vasco da Gama pode ter a companhia de outros campeões brasileiros para a disputa da Série B em 2022.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Vitória
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Vitória (Rafael Ribeiro/Vasco)

Quando a Série B começou em maio, havia a expectativa de que esta edição de 2021 seria a mais disputada de todos os tempos. Isso por conta da presença de cinco campeões brasileiros – 12 títulos ao todo. Porém, o que se viu ao longo dessas 37 rodadas foi uma dificuldade imensa para esses times.

Bicampeão brasileiro, o Botafogo conquistou ontem (21) o seu bicampeonato da Série B, após vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0. Além dele, apenas o Coritiba, vice-líder que perdeu as chances matemáticas de ainda brigar pelo título ao perder para o CSA, é um dos campeões brasileiros que estará de volta à elite em 2022.

Ambos contaram com o fator estabilidade para garantir o acesso, com destaque ao Botafogo, que até a 13ª rodada, quando Enderson Moreira foi contratado, era apenas o 11º colocado com 16 pontos. A partir daí foram 17 vitórias em 25 jogos, além de cinco empates e apenas três derrotas.

Nessa época, o Coritiba já era o vice-líder do Campeonato, assumindo a liderança três rodadas depois. O time comandado pelo paraguaio Gustavo Moringo permaneceu no topo da tabela por 17 rodadas, sendo ultrapassado pelo Fogão apenas na 34ª, quando começou a desestabilizar. Foram três derrotas nos últimos quatro jogos.

O outro campeão que ainda tem chances de acesso é o Guarani, que tem um confronto direto com o Goiás na noite de hoje (22) e enfrentará o campeão Botafogo na última rodada. O Goiás é o terceiro com 61 pontos, seguido por CSA, Guarani e Avaí, que brigam pela quarta vaga e estão empatados com 59 pontos.

Já Vasco e Cruzeiro, ambos tetracampeões brasileiros, viram o acesso como algo quase inalcançável esse ano.

O mais próximo que o Cruz-Maltino ficou do G4 foi um quinto lugar na décima rodada, ainda sob o comando de Marcelo Cabo. Depois, com Lisca e Fernando Diniz, a melhor posição alcançada pelo Vasco foi um sexto lugar. No momento, o time se mantém na nona colocação.

Já o Cruzeiro sequer soube o que é permanecer na primeira parte da tabela. A melhor colocação da Raposa em seu segundo ano na Série B foi uma 11ª colocação na sexta rodada. Oito jogos depois, o time encarou a sua pior colocação: a vice-lanterna. Somente nessas últimas rodadas que o Cruzeiro conseguiu se ver sem riscos de uma queda para a Série C.

As campanhas de Cruzeiro e Vasco dão dimensão do tamanho do desafio que é a disputa da Série B para um grande atualmente. Desde 2020, os times vindos da Série A passaram a receber o mesmo dinheiro de direitos de TV que os demais times da competição. Isso deixou a disputa mais equilibrada. Nesse novo formato da divisão, a campanha do Botafogo surge mais com uma exceção que uma regra.

Vale lembrar que até então era comum que os grandes rebaixados voltassem à elite com certa tranquilidade, como foi nos casos dos acessos de Palmeiras e Corinthians. Em 2020, o Cruzeiro tornou-se o primeiro dos times tradicionais a ficar dois anos seguidos na segunda divisão desde o Fluminense em 1997.

Isso liga um alerta para os times que estão tentando lutar contra o rebaixamento nessa reta final do Brasileirão. Do Grêmio (18º) ao Santos (12º) são apenas sete pontos de diferença e o campeonato ainda tem 12 pontos em disputa (sem contar partidas atrasadas).

Esse meio conta com cinco campeões brasileiros: Santos (oito), Athletico (um), São Paulo (seis), Bahia (dois) e Grêmio (dois). Dependendo dos rebaixados, a quantidade de títulos nacionais na Série B pode crescer ainda mais e 2022 pode ter novamente a Segundona mais concorrida de todos os tempos.

Fonte: Uol

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Dificuldade é o carvalho.
    Ouve foi corpo mole desses fdpa e dessa Diretoria de incapaz.
    Se houvesse boa vontade não estaríamos nessa situação.

  • Responder

    Enquanto o Vasco uma diretoria medíocre e corrupta, permanecerá na série b, com risco de cair para a série c.

Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.