Vasco pode ajudar o Flamengo a ser campeão do Brasileiro pela 2ª vez

O Vasco da Gama ajudou o Flamengo a conquistar o Campeonato Brasileiro de 1992 e pode conquistar novamente neste domingo.

Benítez durante o jogo contra o Flamengo
Benítez durante o jogo contra o Flamengo (Foto: André Durão/ge)

Na última rodada da fase quadrangular, o Grupo A tinha o seguinte cenário: São Paulo (6 pontos), Flamengo (5 pontos), Santos (5 pontos) e Vasco (4 pontos). A vitória ainda valia apenas dois pontos e o critério de desempate era a melhor campanha na primeira fase, algo que beneficiava o Vasco, que foi o primeiro.

Desta forma, todos chegaram vivos ao compromisso final. O Flamengo de Júnior e companhia precisava superar o Santos e torcer para o São Paulo não vencer o Vasco. Já o Cruz-Maltino, com Bebeto e Edmundo, tinha de vencer o Tricolor e torcer por um empate entre o Rubro-Negro e o Alvinegro. O Flamengo bateu o Santos por 3 a 1, o Vasco venceu o São Paulo por 3 a 0, combinação de resultados que colocou o time da Gávea à final.

“Se fizéssemos nosso trabalho em campo, era esperar o resultado do Vasco depois. Os quatro tinham condições de ser campeão, é uma situação parecida, mas não vejo muita semelhança. Eram grupos de quatro, o Flamengo tem de pensar em fazer o resultado em cima do Corinthians para depois torcer para o Vasco contra o Internacional”, disse ao UOL Esporte o ex-atacante rubro-negro Nélio.

Torcida do Vasco pediu para entregar

A parte mais curiosa desta história ocorreu por volta dos 20 minutos do segundo tempo das duas partidas, quando o Vasco vencia por 2 a 0 e o Flamengo havia feito também 2 a 0 sobre o Santos. Neste momento, boa parte dos vascaínos em São Januário entoaram gritos de “entrega”, cientes de que dificilmente o Peixe iria empatar o jogo com os rubro-negros.

“O torcedor se apega mais a isso [rivalidade] do que nós jogadores. Estávamos fazendo nosso papel. O São Paulo tinha um timaço com Raí, Palhinha, Cafu, Muller… Nós sabíamos que seria um jogo difícil, mas começamos a jogar bem, as jogadas encaixando e aí, no segundo tempo, o torcedor começou a gritar para entregar, mas, obviamente, não íamos fazer isso. Depois acabou o Flamengo se classificando, mas foi pelo mérito dele”, lembrou o ex-volante Leandro Ávila, que estava em campo pelo Vasco naquela partida.

Pelo lado do Flamengo, o ex-goleiro Gilmar Rinaldi relembra o clima que antecedeu a partida contra o Santos, destacando a liderança de Júnior, hoje comentarista da TV Globo e que foi o grande personagem daquela conquista. “Lembro bem do clima, das recomendações e de todos sendo comandados pelo Junior: ‘vamos fazer a nossa parte e esquecer o outro jogo’. Foi o que fizemos e aconteceu”.

Pelo lado do Flamengo, o ex-goleiro Gilmar Rinaldi relembra o clima que antecedeu a partida contra o Santos, destacando a liderança de Júnior, hoje comentarista da TV Globo e que foi o grande personagem daquela conquista. “Lembro bem do clima, das recomendações e de todos sendo comandados pelo Junior: ‘vamos fazer a nossa parte e esquecer o outro jogo’. Foi o que fizemos e aconteceu”.

Segundo Gilmar, a estratégia foi a de não consultar o placar do jogo entre Vasco e São Paulo para não se desfocar da partida que disputavam. “Nós não queríamos saber do resultado, sabíamos que poderia tirar nossa concentração. Quando terminou e chegou a notícia, foi um alívio”, destacou Rinaldi.

“Vasco tem de pensar nele”

Diferentemente daquela ocasião, o Vasco, agora, não disputa o título e, sim, tenta fugir do rebaixamento. Para Leandro Ávila, que posteriormente também defenderia o Flamengo, o Cruz-Maltino precisa focar somente na partida contra o Internacional.

“Acho que o Vasco tem que pensar nele, pensar em ganhar do Inter. Não tem nem que pensar no Flamengo”, disse.

“Os jogadores do Vasco têm algo mais importante a se preocupar do que se vão ou não beneficiar o Flamengo. Eles precisam de pontos e devem pensar exclusivamente nisso, não em gastar energia com coisas que não vão modificar a situação deles. Tem de ganhar e ponto”, acrescentou Rinaldi.

Rivais centenários dentro das quatro linhas, os dois clubes mais populares do Rio de Janeiro veem seus caminhos se cruzarem novamente. Dessa vez, o “Clássico dos Milhões” pode ser de alegria para uns e alívio para outros.

FICHAS TÉCNICAS:

FLAMENGO 3 x 1 SANTOS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8/7/1992
Hora: 21h30
Público: 29.149 pagantes
Árbitro: Renato Marsiglia (RS)
Cartões amarelos: Wilson Gotardo (FLA); Luiz Carlos (SAN)
Cartão vermelho: Pedro Paulo (SAN)
Gols: Nélio, aos 22 minutos do primeiro tempo; Bernardo (contra), aos 13 minutos do segundo tempo; Marcelo Passos, aos 36 minutos do segundo tempo; Gaúcho, aos 45 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Gilmar; Fabinho, Júnior Baiano, Wilson Gottardo e Piá; Júnior, Uidemar e Zinho; Júlio César, Nélio e Gaúcho. Técnico: Carlinhos

SANTOS: Sérgio; Índio, Pedro Paulo, Luiz Carlos e Flavinho; Bernardo (Marcelo Passos), Axel e Cilinho; Almir, Paulinho McLaren e Guga (Serginho Fraldinha). Técnico: Geninho

VASCO 3 x 0 SÃO PAULO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 8/7/1992
Hora: 21h30
Público: 4.586 pagantes.
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas.
Cartão Amarelo: Luizinho (VAS).
Cartão Vermelho: Pintado (SPFC)
Gols: Bebeto, aos 10 minutos do primeiro tempo; Bismarck, a 1 minuto do segundo tempo; Edmundo, aos 24 minutos do segundo tempo (VAS)

VASCO: Régis; Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres (Tinho) e Sidney; Flávio, Leandro Ávila, Luizinho e Edmundo; Bismarck e Bebeto. Técnico: Nelsinho Rosa

SÃO PAULO: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Pintado, Suélio (Vítor), Raí e Macedo; Palhinha e Müller (Marcos Adriano). Técnico: Telê Santana

Fonte: Uol

Mais sobre:Flamengo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Veja o que essa cartolagem hipócrita e despreparada fez com torcida do Gigante. Que tristeza.

Comente

Veja também
Vasco oferece espaço a torcedores autistas em São Januário
Vasco se manifesta sobre colocação de sala sensorial para torcedores autistas

Vasco da Gama é o único Clube do Rio de Janeiro que cumpre decreto sobre a inclusão de autistas e se manifestou sobre o assunto.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Saiba como estão os demais clubes administrados pela 777 Partners

Além do Vasco da Gama, a 777 Partners comanda o futebol de outros seis clubes no mundo; confira o desempenho de todos.

Payet com o terço dado por vascaíno
Reportagem do GE aborda possíveis retornos de Medel e Payet contra o Criciúma; assista

Payet e Medel devem reforçar o time do Vasco da Gama para o confronto diante do Criciúma, válido pela 4ª rodada do Brasileirão.

Colégio Vasco da Gama
Diretor Paulo Roberto Santos detalha trabalho no Colégio Vasco da Gama

Colégio Vasco da Gama completa 20 anos, tem atualmente 140 alunos e diretor explica sobre a forma de trabalho da escola.

Orellano em campo pelo Cincinnati
Emprestado pelo Vasco, Orellano se firmou no FC Cincinnati; veja o desempenho

O meia-atacante Luca Orellano, emprestado pelo vasco da Gama, está se destacando no FC Cincinnati, dos Estados Unidos.