Vasco não vence o Bahia fora de casa há 8 anos, mas ‘fator Pituaçu’ anima; entenda

O Vasco da Gama venceu o Bahia nas duas últimas vezes que enfrentou o Bahia no estádio de Pituaçu, em 2011 e 2012.

Avatar
Por Willams Meneses
-  5 de outubro de 2020 às 12:21-  Atualizada em 5 de outubro de 2020 às 12:29
Ramon Menezes
Ramon Menezes (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
data-full-width-responsive="true"

Tentando esquecer a goleada sofrida para o Atlético-MG, o Vasco da Gama já tem outro importante desafio pela frente na noite desta quarta-feira (07), às 19h15min, contra o Bahia, no estádio de Pituaçu.

A partida será válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia vem de uma derrota em clássico regional contra o Sport por 2×1, no mesmo estádio do encontro. Esse resultado manteve a equipe comandada por Mano Menezes brigando contra o Z4.

São equipes que não estão num bom momento dentro da competição, com o Bahia ameaçado de rebaixamento e o Vasco em queda livre na tabela. Por isso, é promessa de confronto muito disputado, mas aquém no quesito qualidade técnica.

O que pesa a favor do Bahia é o retrospecto recente contra o Vasco como mandante. A última vez que o Gigante venceu o adversário fora de casa foi no Campeonato Brasileiro de 2012, um 2×1 com gols de Diego Souza e Juninho Pernambucano.

De lá para cá, o Vasco enfrentou o Bahia em Salvador outras seis vezes, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, somando quatro derrotas e dois empates, todos os jogos disputados na Arena Fonte Nova.

2019 – Bahia 1×1 Vasco – Brasileiro

2018 – Bahia 3×0 Vasco – Brasileiro

2018 – Bahia 3×0 Vasco – Copa do Brasil

2017 – Bahia 3×0 Vasco – Brasileiro

2016 – Bahia 1×0 Vasco – Série B

2013 – Bahia 0x0 Vasco – Brasileiro

Palco da partida traz boas lembranças ao Vasco

O detalhe que pode trazer ânimo ao Vasco é que a última vitória sobre o Tricolor Baiano em Salvador aconteceu justamente no mesmo palco do próximo encontro, o estádio de Pituaçu. Desde então, os confrontos foram todos realizados na Arena Fonte Nova, que foi entregue após a reforma para a Copa do Mundo de 2014.

No mesmo estádio, na edição anterior, em 2011, o Vasco também venceu Bahia por 2×0, com gols dos ídolos Felipe e Juninho Pernambucano. Se o retrospecto em Salvador não ajuda, o ‘fator Pituaçu’ é animador e pode motivar o time a ir em busca do fim do tabu fora de casa diante dos baianos.

Leia Mais Sobre