Vasco inicia sistema de drenagem do campo do Novo CT; Seixas comenta

O Vasco iniciou o sistema de drenagem do campo do Novo CT, que é composto por tubos de drenagens e camadas drenantes.

Seguindo o cronograma de evolução das obras do NossoCT, a empresa Greenlaf iniciou a construção dos campos no mês de março. A primeira etapa foi marcada pelo estudo e marcação dos caimentos do campo. Em seguida, a empresa iniciou a construção das valas de drenagem e, nesta semana, a colocação dos filtros de drenagem.

Segundo Pedro Seixas, vice-presidente de obras e engenharia, a construção de um campo de futebol não envolve apenas o plantio da grama. Antes disso se faz necessária uma série de serviços e etapas de preparação da infraestrutura do gramado que são fundamentais para qualidade final e durabilidade do campo.

“No final de março, quando anunciamos o serviço da execução dos campos, foi curioso porque várias pessoas começaram a perguntar: ‘Cadê o gramado? Quando começa aparecer o verdinho da grama?’ E na verdade nos temos todo um trabalho preliminar, começando pelo nivelamento da camada de base e execução dos caimentos.”, destacou Seixas.

O vice-presidente ainda ressaltou a importância da execução dos caimentos, os quais serão repetidos das camadas iniciais na base até a camada final do gramado.

Além dos caimentos, parte importante da construção dos campos é a correta implementação do sistema de drenagem, o qual dará a qualidade do escoamento da água em caso de chuva, garantido a condição ideal de crescimento saudável do gramado para que tenha resistência, qualidade e uniformidade, fatores essenciais para a qualidade final do campo em termos de durabilidade e as condições de uso para os treinamentos.

“Esse sistema de drenagem tem vários componentes desde os tubos da tabulação por onde a água escoa e é conduzido ao desague do destino final. E claro, também levando em consideração o projeto de reaproveitamento dessa água por uma questão de eficiência do recurso da água, não só pela economia, mas pelos recursos naturais”, disse Seixas.

O sistema de drenagem é composto por tubos de drenagens e camadas drenantes, que ficam entre os tubos e a superfície de grama. Essas camadas são construídas em valas e também em um colchão de brita, os quais serão completados por cima com areia e, por final, o material que vai receber a grama.

“A grama pode ser plantada através de sementes tufos ou tapetes. O que vai determinar o que vamos adotar no final é a evolução dessas próximas etapas pra que tudo fique dentro do cronograma previsto e programado”, finaliza Pedro Seixas.

O Vasco segue contando com o seu apoio, torcedor, por meio de contribuições para a terceira etapa da campanha através do site da Kickante ( www.vasco.com.br/ct ) e por meio da abertura da sua conta gratuita no Meu Vasco BMG ( www.meuvascobmg.com.br ). Até o momento já foram arrecadados mais de R$4,8 milhões em doações.

Tubos drenantes Marcação dos caimentos do campo do Novo CT

Nosso CT

Comente

Veja também
Souza, volante do Vasco
Souza tem treinado há mais de 2 meses como zagueiro no Vasco

Volante de origem, Souza teve poucas chances no meio e se colocou à disposição para atuar como defensor no Vasco da Gama.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.