Vasco quer se livrar de fantasma na Copa do Brasil

O Vasco enfrenta o ABC em São Januário, com as marcas de eliminações traumáticas na Copa do Brasil.

Empatar por 0 a 0 fora de casa, em torneio eliminatório, pode ser considerado até um bom resultado.  Porém, quando a premissa anterior refere-se ao Vasco na Copa do Brasil a situação inverte-se. O clube cruzmaltino enfrenta o ABC nesta quarta-feira, em São Januário, com as marcas de eliminações traumáticas na competição.

A derrota mais marcante ocorreu na temporada de 2005 para o desconhecido Baraúnas-RN, pelo surpreendente placar de 3 a 0, na segunda fase. O nome do atacante Cícero Ramalho, de 40 anos, ainda causa calafrios aos vascaínos. Mesmo com uma barriguinha saliente, o experiente atacante marcou duas vezes e entrou para a galeria dos carrascos inusitados da Copa do Brasil.

Na época, o time voltou para o Rio de Janeiro com a classificação muito bem encaminhada, já que havia empatado fora por 2 a 2, gols de Alex Dias e Haroldo (contra). Porém, o Vasco teve uma atuação irreconhecível e acabou amargando uma das maiores decepções dentro da Colina.

A eliminação para a equipe do Rio Grande do Norte virou motivo de piada entre os rivais. Ainda mais porque o passado recente condenava o Vasco. Depois de conseguir um bom resultado (1 a 1), contra o 15 de Novembro-RS longe do Rio, o Vasco foi batido na Cidade Maravilhosa por 3 a 0. Dauri marcou dois gols e Canhoto, em rebote de pênalti cobrado por ele mesmo, completou o placar.

Na verdade, os deslizes vascaínos começaram desde os primórdios da Copa do Brasil, que teve a primeira edição em 1989. Dois anos depois, o Vasco caiu diante do Remo-PA na segunda fase. Após um empate sem gols no Mangueirão, o time empatou novamente, desta vez por 1 a 1, em São Januário. No ano seguinte, em 1992, a equipe carioca foi eliminada nas oitavas de final da competição pelo CSA-AL. Na ocasião, o Vasco, comandado por Joel Santana e que ainda tinha no elenco o atual presidente Roberto Dinamite, empatou por 3 a 3, na cidade de Maceió, e perdeu em casa por 1 a 0.

Ansiedade pelo milésimo gol de Romário atrapalhou o clube em 2007

A última grande decepção vascaína foi no ano de 2007. O clube vivia a expectativa do milésimo gol de Romário e, prevendo a possibilidade de um grande público, transferiu a partida da volta, contra o Gama-DF, para o estádio do Maracanã. Em Brasília, o Vasco conseguiu um empate em 2 a 2 e precisava de uma vitória simples ou um empate com menos de um gol para se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil.

Motivada com a possibilidade de ver o gol 1.000 do baixinho, a torcida compareceu. Porém, os 32.681 pagantes acabaram voltando para casa desanimados. O Gama surpreendeu o Vasco e venceu por 2 a 1. O sonho do título havia terminado mais uma vez.

Confira as eliminações mais marcantes:

 

Ano Adversário Fase
2007Gama-DF (2 a 1 no Maracanã)Segunda fase
2005Baraúnas (3 a 0 em São Januário)Segunda fase
200415 de Novembro-RS (3 a 0 em São Januário)Segunda fase
1992CSA-AL (1 a 0 em São Januário)Oitavas de final
1991Remo-PA ( 1 a 1 em São Januário)Segunda fas

Para não repetir os mesmos erros e sair da competição de uma forma precoce. A diretoria manteve o valor dos ingressos mais baratos para a partida desta quarta-feira, às 21h50m, contra o ABC-RN. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

– Para nós que chegamos ao clube na Série B seria um orgulho imenso vencer a Copa do Brasil. É um título que o clube não tem em sua galeria. Isso sim é o que marca e falo todos os dias que precisamos entrar para a história. Na Copa do Brasil é final desde o começo. Se passarmos pelo ABC, vamos encarar o Náutico, que é um clube de muita torcida. Qualquer jogo é complicado, fica até difícil analisar. Como se trata de um torneio traiçoeiro, quem encarnar o espírito de decisão desde o início leva vantagem – disse o goleiro Fernando Prass.

Fonte: globo esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Zé Colmeia, Salgado e Osório
Zé Colmeia é proibido de fazer melhorias nas sedes do Vasco; Clube se manifesta

O vascaíno Zé Colmeia, famoso nas redes sociais, alegou ter sido proibido pelo Vasco da Gama de ajudar em melhorias estruturais das sedes.

Rayan marcou duas vezes no 7x0 sobre o Maricá
Rayan pode ser titular contra o Criciúma

Com maior minutagem entre os jovens da base em 2024 e com boas atuações, Rayan deve ganhar titularidade no Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Pedrinho diz que ‘tempo é dono da verdade’ em post misterioso no Instagram

O ídolo do Vasco da Gama, Pedrinho, fez uma postagem enigmática no Instagram, o que agitou a torcida sobre o motivo.

Gary Medel em campo contra o Grêmio
Medel é aguardado no Rio e deve jogar contra o Criciúma

O zagueiro do Vasco da Gama, Gary Medel, deve voltar aos treinos nos próximos dias e ser opção para o jogo contra o Criciúma.

Rayan comemorando gol contra o Madureira
Rayan ganha minutos e surge como opção no ataque do Vasco

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, o jovem Rayan voltou a ter oportunidades com o técnico Ramón Díaz.