Vasco: estão em forma

De acordo as informações do preparador físico do Vasco, Soter, os jogadores estão em forma.

 

jefferson pesagem jogadores vasco atibaia 
Jeferson durante pesagem feita pelo auxiliar Acácio
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

O Vasco fez na manhã desta quarta-feira, em um resort de Atiabaia, no interior de São Paulo, seu primeiro da pré-temporada. Depois de uma conversar de cerca de 20 minutos com o técnico PC Gusmão, os jogadores passaram para o comando do preparador Jorge Soter, que exigiu bastante da parte física dos atletas. Para “ajudar”, até o sol resolveu aparecer.

Depois da atividade, todos tiveram que passar pela balança para a conferência da massa corporal. Bem-humorado, Soter reconheceu que ele é a figura mais odiada pelos jogadores neste período de muito suor e pouco futebol.

– Eles xingam bastante. Neste período, nós temos duas mães (risos). A que eles estão xingando é a que mora lá no Japão. Aí não tem problema. Nós e os árbitros precisamos.

O preparador físico vascaíno contou que os atletas, em sua maioria, cumpriram bem as recomendações de não cometerem exageros nas férias. O problema maior está nos reforços, já que dois dos quatro contratados estão com percentual de gordura bem acima do desejado.

 

Preparador físico Jorge Soter vasco treino atibaia 
Jorge Soter, preparador físico do Vasco
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

– No final do ano, eles receberam uma cartilha que avisava que eles podiam se reapresentar até três percentuais de gordura acima do último que havíamos feito. Com três quilos acima, acreditamos que é uma situação razoável. Para felicidade nossa, 90% do grupo se apresentou nesta faixa. Dois dos reforços se apresentaram com o percentual bem acima. Dos que já estavam, apenas dois estão acima do limite e já foram cobrados. Agora é queimar tudo até o início da competição.

Jorge Soter disse que, por causa do período curto de preparação, será necessário levar os atletas ao limite sempre e atropelar algumas etapas. Ele afirmou que sempre existe risco de lesão, mas que eles trabalham para tentar minimizar esta possibilidade.

 

pc gusmão vasco treino atibaia 
PC Gusmão acompanha todos os movimentos
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

 

– Temos que tentar acelerar ao máximo estes 15 dias, sempre com intensidade forte, no limite de cada um. Dar um mínimo de condição física e apostar na qualidade de cada um. Por ter encurtado o calendário, temos que atropelar algumas coisas. Temos que fazer físico em um período e bola no outro. Isso tem alguns riscos de lesão. O grupo está melhor do que na intertemporada em Mangaratiba, no meio do ano passado, quando esta comissão técnica chegou ao clube.

Alguns jogadores com histórico de lesões em 2010 precisam ter um cuidado especial da comissão técnica.

– Existem trabalhos que nós evitamos fazer com o Felipe, Carlos Alberto e o Ramon, por exemplo, que têm um histórico recente de lesões.

O Vasco segue em Atiabaia até o dia 14, quando retorna ao Rio de Janeiro.

 

jogadores treino físico vasco atibaiaJogadores no primeiro treino físico em Atibaia (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

 

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco vence o Flamengo
Final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-20 será neste domingo, em São Januário

A FERJ decidiu a data do jogo de volta entre Vasco da Gama x Flamengo, pela partida de volta da final da Copa Rio Sub-20.

Vasco oferece espaço a torcedores autistas em São Januário
Vasco se manifesta sobre colocação de sala sensorial para torcedores autistas

Vasco da Gama é o único Clube do Rio de Janeiro que cumpre decreto sobre a inclusão de autistas e se manifestou sobre o assunto.