Vasco é o time que mais perde pontos com gols sofridos no fim dos jogos

O Vasco da Gama já perdeu oito pontos em razão de seis gols que sofreu no fim das partidas neste Campeonato Brasileiro.

Tormento para uns, alegria para outros. Os minutos derradeiros das partidas têm sido um carrossel de emoções para os times do Campeonato Brasileiro: 107 gols nasceram a partir dos 40 minutos do segundo tempo. E a torcida vascaína é quem mais lamentou: oito pontos perdidos em razão de seis gols no fim. Enquanto os torcedores esmeraldinos comemoraram 12 pontos ganhos em 11 bolas na rede perto do apito final.

A partida da última segunda-feira reuniu os líderes destas duas estatísticas. Refletiu a estratégia de um time que é eficaz no fim contra um que voltou a se desconcentrar no mesmo período do jogo. Aos 51 minutos, a pressão do Goiás surtiu efeito e, após um bate e rebate na área Oswaldo Henríquez marcou contra. O Vasco deixou de ganhar os três pontos e ficou apenas com um do empate: saldo de dois pontos perdidos. Enquanto o time goiano saiu de 0 para 1 ponto.

Para se ter noção de como esses pontos devem fazer falta ao Vasco ao fim do Brasileirão, caso tivesse conquistado todos os resultados (e retirando os pontos dos adversários que marcaram sobre a equipe), o Cruz-Maltino estaria com 52 pontos, na sexta colocação, dentro da zona de classificação para a pré-Libertadores.

Apesar do Vasco ser o time que mais deixou escapar pontos no Brasileirão com gols no minutos finais, Avaí, Athletico-PR, Atlético-MG, Chapecoense, CSA, Fluminense e Internacional sofreram mais gols no período final. Por que para o time de Luxemburgo tem sido mais dolorido? Porque nem todos os gols sofridos pelos outros times no fim tiveram impacto direto no resultado final da partida.

O levantamento leva em consideração apenas os gols após os 40 minutos do 2º tempo que influenciaram diretamente no resultado. Por exemplo, um time que estava ganhando e levou o gol do empate deixou de marcar dois pontos. Uma equipe que estava empatando e foi vazada, viu escapar um ponto.

O Avaí é o time mais vazado com gols no fim: nove. Porém, o Leão perdeu "apenas" seis pontos neste período. Na derrota para o CSA por 3 a 1, por exemplo, o gol de Apodi aos 49 minutos não tirou nenhum ponto do time catarinense porque a equipe já perdia por 2 a 1.

Goiás é o especialista em marcar no fim

A estratégia do Goiás em surpreender nos minutos finais tem surtido efeito. Com 11 gols marcados a partir dos 40 minutos do segundo tempo, o Esmeraldino é o time mais letal do Campeonato Brasileiro perto do fim do jogo. E também o que mais lucrou pontos com eles. Os 12 pontos conquistados em função dos gols desta maneira fizeram o time goiano subir na tabela, atualmente na 11ª colocação e com vaga na Sul-Americana.

Outros três times de destaque são Atlético-MG, Ceará e Flamengo. Cada um marcou nove vezes no fim dos jogos. Os dois primeiros, porém, levaram mais pontos por gols assim que o líder do Campeonato Brasileiro. Foram oito pontos a mais para o Galo e o Vovô. Enquanto o Rubro-Negro conquistou sete dos seus 81 pontos graças aos nove gols antes do apagar das luzes.

Levando em conta o saldo de pontos conquistados e pontos perdidos com gols marcados e sofridos após os 40 minutos do 2º tempo, temos Goiás e Vasco, novamente, nos dois extremos.

Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »