Vasco e Botafogo se encaram com defesas em momentos distintos; entenda

Enquanto o Botafogo tem uma defesa consolidada, o Vasco da Gama ainda busca sua melhor formação defensiva.

Ulisses durante o jogo contra o Botafogo
Ulisses durante o jogo contra o Botafogo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Além do duelo de grandes camisas 9, o clássico entre Vasco e Botafogo pelo Carioca será protagonizado pelo confronto dos sistemas defensivos. O Cruz-Maltino está em processo de montagem do elenco, ao passo que o Alvinegro tem uma zaga mais consolidada, entrosada e menos vazada do Estadual, com apenas dois gols sofridos.

Visando uma “Nova Era”, o Vasco começou a reconstrução da equipe pela defesa. Ao todo, já contratou seis reforços para a posição. São eles: os goleiros Léo Jardim e Ivan, os laterais Puma Rodríguez e Lucas Piton, e os zagueiros Léo e Robson. O zagueiro Manuel Capasso ainda não assinou e sequer foi anunciado oficialmente pelo clube. No entanto, o argentino já está no Rio de Janeiro desde o último domingo.

Em processo de reformulação, o setor registra o pior número em termos de gols sofridos entre os grandes clubes no atual estadual. Mas o clube faz da competição um laboratório para testar, acertar e corrigir os erros a tempo do Campeonato Brasileiro.

Uma das características percebidas é a marcação alta. Além disso, os lançamentos, invertidas e construção das jogadas também passam pelos zagueiro, principalmente por Léo, um dos melhores jogadores do Vasco na temporada.

Outro aspecto é a agressividade dos laterais. Tanto Puma quanto Piton jogam de maneira extremamente aguda. Por outro lado, ambos precisam melhorar a marcação. Por vezes, os lados de campo ficam desprotegidos e com espaço para o adversário explorar. Isto é um ponto que Barbieri precisa equilibrar para melhorar a solidez defensiva do Vasco.

Ponto forte do Glorioso

Pelo lado do Botafogo, apenas o zagueiro Segovia chegou para reforçar o sistema defensivo. O equatoriano teve atuações seguras e agradou. Vale lembrar que o atleta não poderá atuar no clássico, uma vez que foi inscrito fora do prazo para estar a disposição na terceira rodada do Carioca.

A base alvinegra é formada por Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal. Com exceção do lateral-direito, a base foi estruturada na última temporada. Inclusive, a posição é uma das que o clube busca no mercado.

Um dos grandes méritos do trabalho de Luís Castro é dar solidez ao sistema defensivo alvinegro. Prova disto é que o Glorioso usou três defesas diferentes neste início de Campeonato Carioca e mesmo assim conseguiu ficar cinco jogos seguidos sem sofrer gols.

Titulares da posição, Adryelson e Víctor Cuesta formaram uma dupla muito sólida no último Brasileirão e, atuando juntos, ainda não foram vazados neste ano. O Botafogo aposta no entrosamento desta dupla para neutralizar os ataques cruz-maltinos no clássico.

Vasco e Botafogo se enfrentam em jogo adiado da terceira rodada do Campeonato Carioca. Este é o segundo clássico de ambas as equipes nesta temporada. O Cruz-Maltino perdeu para o Fluminense, enquanto o Alvinegro venceu. O jogo será nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Botafogo
Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.