Vasco diz que falha do VAR em gol do Internacional é inadmissível; veja o ofício

O Vasco da Gama diz que falha do VAR no primeiro gol do Internacional 'feriu de morte a lisura da partida'.

Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário
Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário (Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo)

Tão logo terminou o jogo contra o Internacional em São Januário, o Vasco anexou um ofício à súmula da partida informando que vai pedir a anulação da partida por falhas no VAR. Segundo o texto, assinado pelo presidente do clube, Jorge Salgado, a falha no funcionamento da câmera que serviria para analisar o primeiro gol do Internacional, em que havia suspeita de impedimento, “feriu de morte a lisura da partida”.

O clube também confirmou a informação publicada pelo jornalista Lucas Pedrosa, nas redes sociais, de que foi pedido à Vasco TV que retirasse a câmera (do clube) que cobria a linha de impedimento. Segundo o clube, uma pessoa em nome da equipe do VAR fez o pedido para que a Vasco TV não tivesse uma imagem que não poderia ser analisada pelo VAR, uma vez que o equipamento estava descalibrado.

Confira a íntegra do ofício:

“De acordo com as normas aplicáveis ao VAR e previstas nas Regras de Futebol 2020/21 da CBF, nos jogos em que o VAR é utilizado pela arbitragem, o “VAR automaticamente deve “checar” as imagens gravadas das câmeras de TV, em todo possível ou real gol, pênalti ou decisão/incidente de cartão vermelho direto, ou em caso de identificação equivocada, utilizando diferentes ângulos de câmeras e velocidades de replay” (p. 151).

No entanto, não foi isso que se viu no jogo Vasco x Internacional, quando o Vasco foi claramente prejudicado – novamente, diga-se de passagem – pelo VAR. Dessa vez, sistema do VAR deixou de funcionar justamente no momento da checagem do gol do Internacional, cujo autor estava claramente em posição de impedimento, como demonstrando por diversos ângulos pelas câmeras de televisão.

Essa inadmissível falha do VAR feriu de morte a lisura da partida, tornando-a anulável. Por isso, requeremos a anulação da partida Vasco x Internacional ocorrida em 14/02/2020, com a consequente remarcação da partida em nova data e com um VAR em pleno funcionamento.”

Fonte: Blog da Gabriela Moreira

Mais sobre:InternacionalVAR
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.