Vasco divulga nota sobre ação do MPT contra demissão de funcionários do Clube

O Vasco da Gama divulgou uma nota contestando o Ministério Público Trabalhista, que acionou a Justiça para anular demissões no Clube.

Vasco divulga nota
Vasco divulga nota (Foto: site oficial do Vasco)

Na tarde desta terça-feira (13), o Vasco da Gama divulgou uma nota sobre a ação do Ministério Público do Trabalho, que pediu a anulação da demissão em massa feita pelo Clube em março.

Visando diminuir seus gastos fixos, o Cruzmaltino anunciou a demissão de 186 funcionários, o fechamento por tempo indeterminado da Sede do Calabouço, a mudança da sede administrativa para o centro do Rio de Janeiro e a extinção de alguns esportes do Clube.

O MTP entendeu que o Gigante da Colina não abriu negociação prévia com o sindicato da classe dos funcionários, e não pagou as verbas rescisórias aos funcionários demitidos como determina as leis trabalhistas.

Em nota, o Cruzmaltino disse que reuniu com representantes do Sindeclubes no Estádio de São Januário, contestando os argumentos utilizados na ação do MPT.

Confira a nota na íntegra

Diante da notícia veiculada hoje sobre a propositura, pelo Ministério Público do Trabalho, de uma ação civil pública contra o Club de Regatas Vasco da Gama questionando a demissão de 186 funcionários, da qual o Clube sequer foi citado e não tem conhecimento dos seus termos, o CRVG vem esclarecer que a referida ação, pelo o que foi noticiado, parte da equivocada premissa de que o Clube não teria discutido com o sindicato da categoria previamente às demissões. Ao contrário, desde o início do processo o CRVG sentou-se à mesa com o Sindeclubes para alinhar todos os passos que seriam tomados em relação às demissões, antes de sua realização.

Nesse sentido, após diversos contatos telefônicos e por e-mail para tratar do tema, o CRVG reuniu-se com representantes do Sindeclubes em São Januário, previamente às demissões, para ajustar todos os procedimentos dessa decisão que seria tomada. Naquela oportunidade, o CRVG expôs ao Sindeclubes a delicada situação financeira do Clube, decorrente não só de históricas e conhecidas ineficiências, mas também da brusca redução de receita em razão da pandemia da Covid-19 e, principalmente, da queda para a Série B.

O cenário era – e continua sendo – incontestável: o CRVG não teria condições de manter em dia os salários de seus empregados se não houvesse uma grande redução na folha de pagamento, de modo a adequar os custos ao nível das receitas. Foi uma decisão difícil, mas vital para preservar o funcionamento do Clube e as condições de trabalho dos seus funcionários e colaboradores. Sem isso, o CRVG continuaria indefinidamente no ciclo vicioso de aumento da dívida e salários atrasados, com graves consequências para viabilidade de suas operações.

O Sindeclubes, reconhecendo o delicado momento do CRVG e do futebol brasileiro como um todo, colocou-se à disposição para negociar o parcelamento das rescisões, exigindo, contudo, que o Clube colocasse em dia os salários de todos os empregados que seriam demitidos. E assim foi feito. Previamente aos desligamentos, o CRVG fez um grande esforço financeiro para pagar 4 (quatro) meses de salários atrasados a esses colaboradores, pagando também duas folhas em aberto aos funcionários que permaneceram. Além disso, o CRVG contratou uma empresa para ajudar na recolocação de todos os que deixavam o Clube.

A proposta de acordo coletivo de trabalho para pagamento das rescisões foi então enviada ao Sindeclubes, e seria submetida à assembleia dos credores logo em seguida, não fosse a paralização das atividades imposta pelo Decreto Rio 48.622, de 22/03/2021, em razão do agravamento da pandemia, o que resultou no adiamento da convocação dessa, conforme nota conjunta publicada pelo CRVG e pelo Sindeclubes em 25/03. Tal proposta prevê o pagamento das rescisões de forma parcelada, de acordo com o valor do crédito de cada funcionário, quitando-se todo o saldo em aberto até o final de 2023, dentro do mandato da atual gestão. Com a retomada das atividades após o período de paralização, o acordo foi submetido à assembleia do Sindeclubes, instalada ontem, 12/04/2021, e prevista para se encerrar amanhã, 14/04/2021.

Ressalta-se que em menos de três meses de gestão a atual diretoria do CRVG já quitou 5 (cinco) folhas de pagamento, e trabalha para superar, de uma vez por todas, a histórica inadimplência do Clube com suas obrigações.

Oportunamente, após sua citação na ação civil pública, o CRVG prestará todos os esclarecimentos necessários à Justiça do Trabalho.

O CRVG reafirma seu apreço a todos os funcionários que serviram ao Vasco da Gama com grande dedicação e o seu compromisso de pagar todas as rescisões dos empregados que foram demitidos. O Clube está implementando um processo de profunda reestruturação administrativa com vistas a assegurar a viabilidade do Clube nesse grave momento enfrentado pela indústria do futebol e pela sociedade brasileira como um todo.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Uma vergonha…..Demitiu tem que pagar todos os direitos trabalhistas…… Só tem ladrão administrando o Vasco….

  • Responder

    🙏🙏🙏

  • Responder

    Fez muito bem a atual diretoria do CRVG, não tendo como arcar com as despesas de tantos funcionários, pagar em dia, cumprir a quitação das verbas trabalhistas, enfim, incharam o clube de funcionários sem função, não havendo outra solução em enxugar a folha de pagamento com as demissões!

  • Responder

    Deve estar com defeito aqui, só aparece pra mim assim : mimimimimimimimimi mimimimimimimimimi mimimimi

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.