Vasco busca formação ideal para melhorar desempenho e virar a chave na Série B

Técnico Lisca ainda não conseguiu encontrar a formação tática e escalação ideais para fazer o Vasco da Gama ficar à sua maneira.

Lisca durante treino no CT do Athletico-PR
Lisca durante treino no CT do Athletico-PR (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Paralelamente à necessidade de ajustar o Vasco da Gama taticamente e fazer o desempenho da equipe melhorar, a semana livre de jogos, a primeira desde que Lisca foi contratado, é uma oportunidade também para o treinador conseguir dar a sua ”cara” ao time, isto é, encontrar a formação e escalação que considera ideal para o seu método de trabalho.

Até o momento, o treinador comandou o Gigante da Colina em nove jogos, sendo sete pela Série B e dois pela Copa do Brasil. Ao todo, foram três vitórias e seis derrotas. No entanto, tão ruim quanto o desempenho, é a falta de identidade cruzmaltina.

Considerando apenas a segunda divisão, por exemplo, o Vasco de Lisca teve alterações no time titular em seis partidas, com um total de 21 modificações. Além disso, houve mudanças na formação tática da equipe, variando entre o 4-3-3, o 3-3-3-1 e o 4-4-2.

Posição por posição, também há diversas dúvidas na hora do torcedor vascaíno escalar a equipe. Na zaga, o único aparentemente garantido é o capitão Leandro Castan, que atua pela esquerda. Seu companheiro no lado direito ainda é uma incógnita, uma vez que Ernando e Miranda não conseguem render o esperado.

No meio de campo, a disputa entre os volantes chama atenção. Bruno Gomes, Romulo, Andrey, Matías Galarza, Caio Lopes e Juninho já tiveram oportunidades, mas não há um consenso sobre qual seria a dupla titular, uma vez que todos têm sido irregulares. O último citado, inclusive, retornou ao Sub-20 para aprimorar seu desempenho.

Já na parte ofensiva do meio, Marquinhos Gabriel tem status de titular, mas é constantemente criticado pelos torcedores, sendo considerado um jogador ”apagado” em campo para a função que ocupa.

Quem disputa vaga diretamente com ele é Sarrafiore, que, por sua vez, embora não seja brilhante, tem sido mais voluntarioso e merece mais oportunidades como titular.

No ataque, o artilheiro Germán Cano tem lugar cativo, mas a vaga para atuar ao seu lado segue aberta. Por ora, o titular tem sido Léo Jabá, que conta com a simpatia de Lisca, mas Morato e Gabriel Pec também podem ser utilizados e brigam por mais oportunidades, assim como Figueiredo e Arthur Sales.

Recentemente, inclusive, a reportagem do site Vasco Notícias opinou que o Vasco, com as peças disponíveis no elenco, poderia ser escalado no 3-5-2, com Léo Matos como 3º zagueiro pela direita, Zeca na ala direita e Riquelme na ala esquerda. Essa formação, porém, nunca foi testada.

Próximo jogo

Na urgência de encontrar sua identidade (já praticamente no último terço da temporada) e melhorar seu desempenho, o Vasco volta a campo no próximo domingo (29), contra a Ponte Preta, às 16h, em São Januário. O duelo é válido pela 21ª rodada da Série B.

Neste momento, o Cruzmaltino ocupa o 11º lugar na classificação, com 28 ponto, estando a cinco de distância do G4.

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Nossa lendo esses nomes, o elenco é horrível.

    • Não é não, o ano passado era pior mas pode melhorar com reforços

Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.