Vasco aposta no ‘carrasco’ Vanderlei para superar o São Paulo na Copa do Brasil

O goleiro do Vasco da Gama, Vanderlei, já eliminou o São Paulo três vezes em Copas do Brasil, entre Coritiba, Santos e Grêmio.

Vanderlei defende três cobranças de pênalti contra o Botafogo
Vanderlei defende três cobranças de pênalti contra o Botafogo (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

No segundo jogo de Lisca, o Vasco da Gama terá um desafio delicado. Enfrenta o São Paulo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para superar o Tricolor Paulista, o Gigante conta um ‘trunfo’ importante: Vanderlei. O goleiro de 38 anos sustenta um excelente histórico diante do adversário pela mesma competição.

Vanderlei pode ser chamado de ‘carrasco’ são-paulino. Essa pode ser a quarta vez que o arqueiro supera a equipe paulista em Copa do Brasil. Ele conseguiu isso por Coritiba, Santos e Grêmio. Esse último, inclusive, aconteceu recentemente, ainda na edição passada, quando os tricolores se enfrentaram pela semifinal.

Quem detalhou a ‘freguesia’ paulista foi o site Lancenet. Na primeira vez, o goleiro defendia o Coritiba, na edição de 2012. Assim como em 2020, também se tratava de uma semifinal, e mesmo com o o Tricolor Paulista vencendo no Morumbi por 1×0, quem avançou foi o Coxa, que fez 2×0 no Couto Pereira, chegando à segunda decisão consecutiva.

Lembrando que, no ano anterior, o Coritiba decidiu a Copa do Brasil com o Vasco, e saiu derrotado, repetindo a dose em 2012, sendo superado pelo Palmeiras. De volta ao assunto Vanderlei, em 2015, vestindo a camisa do Santos, encarou o São Paulo em mais uma semifinal de Copa do Brasil. Dessa vez, no entanto o Tricolor Paulista não teve nem chances: a equipe da Vila Belmiro venceu na ida e na volta por 3×1.

Especificando a edição de 2020, citada acima, o Grêmio de Vanderlei venceu o São Paulo em Porto Alegre por 1×0 e empatou em 0 a 0 no Morumbi. O detalhe sobre o arqueiro vascaíno é que, embora tenha chegado em três finais, não venceu em nenhuma das vezes. No entanto, por momento, o que importa é superar de novo a equipe paulista.

Confrontos

2012 

  • São Paulo 1 x 0 Coritiba – Morumbi
  • Coritiba 2 x 0 São Paulo – Couto Pereira

2015

  • São Paulo 1 x 3 Santos – Morumbi
  • Santos 3 x 1 São Paulo – Vila Belmiro

2020 

  • Grêmio 1 x 0 São Paulo – Arena Grêmio
  • São Paulo 0 x 0 Grêmio – Morumbi

Grande fase

Vanderlei chega para o confronto decisivo em grande momento. O goleiro tem se destacado com grandes defesas, muitas delas essenciais para o Gigante conseguir resultados, assim como foi na goleada por 4×1 sobre o Guarani. Na ocasião, ainda sem a ampla vantagem vascaína no placar, ele salvou algumas vezes, incluindo a defesaça na cobrança de falta de Régis.

Com o goleiro novamente em ação, o Vasco enfrenta o São Paulo na noite desta quarta-feira (28), às 21h30min, no Morumbi, pelo jogo de ida das oitavas de final. A volta será em 4 de agosto, no mesmo horário, em São Januário. Está em jogo, além da vaga em si, uma generosa premiação de R$ 3,4 milhões, quantia importante para ambos os clubes.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Agora e a sério , quero só ver esse time agora !!

Comente

Veja também
Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Entrevista de Pedrinho teria deixado a 777 Partners insatisfeita

Sem autonomia no futebol do Vasco da Gama, Pedrinho fez balanço dos 60 dias da sua gestão e desagrada a 777 Partners.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Vasco é o 2º time da Série A do Brasileiro que tem o maior jejum de títulos

Sem conquistar um título desde a temporada de 2016, campeão do Carioca, o Vasco da Gama vive um longo jejum na sua história.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Relação entre associação e Vasco SAF já teve momentos de turbulência; relembre

Pedrinho tem relação fria com a SAF do Vasco da Gama e divergências já aconteceram em outras ocasiões dentro do Clube.

Pedrinho é o presidente do Vasco
Pedrinho repetiu 9 vezes a frase ‘não posso falar’ em coletiva

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, limitou as declarações sobre a SAF para não quebrar cláusulas de confidencialidade.

Maicon em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa
Maicon detalha preparação e garante Vasco melhor no Brasileiro 2024

Zagueiro, reserva do Vasco da Gama atualmente, ressaltou que o período sem jogos é importante para aprimorar a condição física dos atletas.