Tricampeonato Carioca do Vasco completa 26 anos nesta sexta-feira
Há 26 anos, o Vasco conquistava o Tricampeonato Carioca, que ficou marcado por fatos bons e ruins, dentro e fora do campo.
O tricampeonato carioca com que os vascaínos tanto sonhavam chegou em 15 de maio de 1994. Naquele ano, o Vasco montou um timaço para o campeonato. Completou a zaga com um titular da Seleção Brasileira, Ricardo Rocha, para jogar ao lado de Alexandre Torres. No ataque, acertou, por empréstimo, o craque Dener. Junto com Carlos Germano, Pimentel, Lusinho, Valdir e Yan formaram um verdadeiro esquadrão.
Se há algo de lógica no futebol, aquele time não merecia perder o campeonato. Ganhou o primeiro turno invicto, massacrando o Fluminense na final da Taça Guanabara: 4 a 1. Com uma zaga firme, um meio de campo aguerrido e criativo e um ataque arrasador, o Vasco chegou às finais com pinta de campeão.
No quadrangular decisivo daquele regulamento, o Gigante da Colina entrou com a vantagem de dois pontos sobre Flamengo e Botafogo e um ponto sobre o Fluminense, pelo título do primeiro turno. Após uma vitória sobre o time de General Severiano e um empate com o Tricolor, caminhava para a conquista até perder para o Flamengo por 2 a 1.
Pouco antes da grande revanche contra o rival rubro-negro, uma tragédia desestruturou completamente São Januário: o genial atacante Dener, grande destaque da equipe naquela temporada, morreu em um acidente de carro, no bairro da Lagoa.
Lancenet