Três fatores favorecem o Vasco contra a LDU

Aproveitamento em casa, histórico ruim da LDU no Rio de Janeiro, e uma lembrança histórica favorecem o Vasco no duelo.

Vasco x LDU se enfrentam nesta quinta-feira (09), às 19:30h em São Januário pela Copa Sul-Americana. O Cruzmaltino precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para se classificar. Confira ao menos três razões para acompanhar a partida.

Depois de perder para o São Paulo no domingo, o Vasco da Gama volta a campo. Agora o desafio é o jogo de volta diante da LDU. Na primeira perdida, sem Breno, Desábato e Yago Pikachu, poupados, o clube carioca perdeu por 3 a 1.

Agora, diante de sua torcida, o Gingante da Colina precisava reverter o resultado para se classificar para a próxima fase da competição. Este jogo poderia marcar a estréia do atacante Maxi López, porém um erro na documentação tirou o argentino dos relacionados para a partida.

Contudo, o Torcedores.com pensou em pelo menos três motivos para ver o confronto sul-americano.

Bom aproveitamento do Vasco em casa

O Vasco tem estado bem sob seus domínios em 2018. São 12 vitórias. dois empates e seis derrotas em 19 jogos disputados na Colina Histórica. Média de 66,7% de aproveitamento. Vale ressaltar que a derrota por 4 a 1 para o Corinthians, mesmo sendo mando vascaíno, foi disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Contudo, destas 12 vitórias, apenas quatro foram com placares que classificariam o Vasco na noite de hoje. Vitória por 2 a 0 sobre Universidad Concepción, pela primeira fase da pré-Libertadores. Vitória por 4 a 0 diante do Jorge Wilstermann, pela segunda fase da pré-Libertadores. Por 4 a 1 sobre o América-MG, já pelo Campeonato Brasileiro. E por 2 a 0 sobre o Bahia pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

Para se classificar, o Cruzmaltino precisa vencer por no mínimo dois ou três gols de diferença. Caso haja um novo 3 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

Péssimo histórico da LDU no Rio de Janeiro

Apesar de ter sido campeã da Libertadores e da Copa Sul-Americana em pleno Maracanã, a LDU não tem bom retrospecto atuando no Rio. São quatro derrotas em quatro jogos. Todas para o Fluminense.

A primeira aconteceu na fase de grupos da Libertadores 2008. O Fluminense venceu os “Los Universitarios” por 1 a 0, gol de Roger (Machado), demitido recentemente do comando do Palmeiras. A segunda derrota viria na final da mesma edição da competição, 3 a 1 para o Flu, com três gol de Thiago Neves no tempo regulamentar. Mas os equatorianos acabaram conquistando o título nos pênaltis.

No ano seguinte, desta vez pela Copa Sul-Americana, uma nova derrota na final. O Tricolor venceu por 3 a 0 com gols de Fred, Alan e Gum. Porém os “Los Merengues” foram campeões por conta da goleada por 5 a 1 aplicada na altitude de 3,5 mil metros de Quito.

O último confronto entre as duas equipes aconteceu em 2017. O clube carioca venceu por 1 a 0 no Maraca, com gol de Gustavo Scarpa. E se classificou após o empate em 1 a 1 no Estádio Casablanca, casa da LDU.

Lembrança histórica

A partida não era Vasco x LDU, mas foi sobre outro adversário equatoriano que o Cruzmaltino conquistou uma das maiores glórias de sua história. Há quase exatos 20 anos, o Gigante da Colina venceu o Barcelona Guayaquil por 2 a 0 em São Januário. Com gols de Donizete ‘Pantera’ e Luizão .

O resultado conquistado no dia 12 de Agosto, abriu o caminho para que o clube novamente vencesse, desta vez no Equador, e conquistasse o torneio sul-americano. Curiosamente o resultado da primeira partida é o mesmo que os vascaínos almejam para se classificar no confronto de hoje à noite.

Leia mais sobre: Vasco x LDU, Sul-Americana

Comentários

Últimas notícias

Técnicos cogitados no Vasco

Veja mais notícias »