Torcedores do Vasco criam petição para impedir que o Clube dispute a Série B

Torcedores do Vasco da Gama aderiram a uma petição para evitar que o Clube seja rebaixado e dispute a Série B em 2021.

Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário
Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário (Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo)

Mesmo considerando o pífio desempenho do Vasco da Gama na última edição do Campeonato Brasileiro, que acabou culminando com a queda do time para a Série B, não há como negar que o Clube foi muito prejudicado por erros de arbitragem ao longo da competição, em especial na antepenúltima rodada, no fatídico jogo do VAR “descalibrado”, contra o Internacional, que terminou 2×0 para os gaúchos.

Inconformado com a situação, o torcedor do Vasco, José Luiz Siqueira, que é advogado e auditor fiscal da Receita Federal aposentado, além de ter uma história como sócio do Cruzmaltino ao longo dos anos, criou uma petição pública onde acusa a CBF de manipular o resultado do confronto com o Inter pela 37ª rodada do Brasileiro.

Os vascaínos estão aderindo ao movimento que pede a anulação da partida contra o Colorado e pedindo que a Justiça Comum analise os erros dos árbitros e os prejuízos causados ao Time de São Januário. Em entrevista ao programa Giro Esportivo, da Super Rádio Tupi, desta quinta-feira (01), o Dr. José Luiz Siqueira explicou o objetivo da petição.

– O Vasco, como pessoa jurídica, não pode ingressar na Justiça comum, porque ele pode ser retaliado pela FIFA e pela CBF. Então, eu vejo um movimento partindo da torcida do Vasco, um movimento espontâneo, que pode ser qualquer um encabeçando. Nós lançamos uma petição pública [nesta quinta-feira], que já tem um número bastante razoável de pessoas assinando e nós temos a expectativa que um número muito grande venha a aderir.

O advogado cita como trunfo para conseguir a suspensão do jogo, um vídeo de 9 segundos que revelaria como os membros da equipe do VAR interferiram no placar final do duelo.

– Existe um vídeo de nove segundos onde existem cenas explícitas de um crime de manipulação de resultados de uma partida de futebol, que ocorreu na cabine do VAR, no jogo Vasco e Internacional, e a responsabilidade do VAR é da CBF, então a CBF está sendo acusada pela torcida do Vasco, que é uma petição pública, por ser a responsável pelo VAR e por, em última instância, ter manipulado o resultado do jogo Vasco da Gama e Internacional. Naquele primeiro gol do Internacional, de flagrante impedimento, existe um vídeo de nove segundos que retrata as entranhas de um crime de manipulação explícita do resultado de uma partida de futebol.

Além do vídeo, Dr. José Luiz Siqueira detalha que uma das finalidades da petição é chamar a atenção da FIFA para o caso, a estratégia, segundo ele, é apostar em na relação conturbada entre a entidade maior do futebol e CBF nos últimos anos para provar que houve crime contra o Time da Cruz de Malta.

– Esse vídeo de nove segundos é que vai servir de prova fundamental para acusar a CBF, visando a FIFA, que já não vê a CBF com bom olhos, visto que dois ex-presidentes da CBF estão banidos do futebol pela FIFA e a FIFA não vai ficar nada feliz de ver a CBF utilizar o VAR como instrumento para perpetrar um crime de manipulação de resultado de uma partida de futebol, que é previsto no estatuto do torcedor, artigo 41, linhas C,D e E.

Relembre o caso e os desdobramentos

O lance tão contestado pelos vascaínos ocorreu aos nove minutos do primeiro tempo da partida contra o Inter, no dia 14 de fevereiro de 2020. O lateral Moisés cobrou falta na área e Rodrigo Dourado, de cabeça, mandou para as redes. O Vasco argumenta que o volante do Inter estaria em posição de impedimento. O sistema do VAR, porém, não estava calibrado naquele momento e as linhas que ajudariam na identificação da posição irregular (ou não) do jogador Colorado não apareceram. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza manteve a decisão de campo e validou o gol gaúcho.

Na terça-feira (16) o Gigante entrou com pedido de impugnação da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando o fato de o primeiro gol do Internacional não ter sido revisado pelo VAR por conta de uma pane tecnológica.

No último dia 4 de março, O Superior Tribunal de Justiça Desportiva indeferiu o pedido do Vasco de anulação da partida. Na ocasião, afirmou que iria recorrer da decisão ainda na Justiça Desportiva. Posteriormente, o Clube ingressou com recurso (medida inominada) para apreciação do Pleno do STJD.

Já no último dia 25 de março, o Pleno do STJD não reconheceu a medida inominada do Vasco, e, portanto, não aceitou o recurso do Gigante da Colina. A questão foi julgada pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportivo.

Após ter o pedido de anulação negado, o Vasco não descarta entrar com uma ação na Justiça Comum cobrando uma indenização pela falha do VAR na partida.

Na avaliação do departamento jurídico do Clube, houve um “erro de direito” após a o recurso tecnológico não funcionar na tentativa de se criar linhas imaginárias para verificar um possível impedimento no primeiro gol colorado, e entende que a consequente derrota trouxe prejuízos financeiros, já que posteriormente o Cruzmaltino foi rebaixado. O cálculo do Vasco é que perda de receita foi de cerca de R$ 100 milhões na temporada.

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
21 comentários
  • Responder

    PÍFIO foi o absurdo que chegamos com essa SUJA e IMUNDA CBF que consegue usar o VAR seletivamente para escolher quem rebaixar e quem levará o TÍTULO, tanto VASCO quanto INTER foram garfados. E o VASCO teve o NÚMERO ABSURDO de 18 VAR CONTRA e PASMEM apenas 5 a favor em todo campeonato 2020. O VARmengo a exemplo teve mais de 13 VAR sendo só 5 contra. ACORDEM

  • Cadê a petição ? Queremos assinar e não achamos.

  • Responder

    Muitos erros do var contra o Vasco da Gama, o var pro Vasco nesse campeonato , teve dois pesos e duas medidas , só isso

  • Responder

    Bom dia à todos ! Aqui é muito Vasco e respeito a opinião de todos , no entento, uma coisa não justifica a outra,não porque fomos e estamos sendo dirigidos por imcompetentes que podem fazer o que quizer com o nosso Vasco, o que aconteceu nesse jogo foi absurdo e inaceitável ! Ai não fazemos nada e no ano seguinte acontece a mesma coisa ?! Pelo amor de Deus né, não vamos ser inocentes, até porque quem nos garantes que em vários não fizeram o mesmo que nesse jogo contra o Inter. Sem contar que vi um pouco daquela reunião da CBF com os presidentes dos clubes e a falta de respeito , a arrogância, a falta de educação e cara de pau do cidadão que se diz presidente da CBF é revoltante e inaceitável ! Se o Vasco não ficar na primeira divisão com essa mobilização, mais que sirva pra CBF ser punida e de preferência que tirem esse presidente que la está !

  • Responder

    Gente eu não sou Vascaíno, e acredito que a CBF, jamais desejaria a queda do Vasco, porque o Vasco é um gigante no nosso futebol. Com o Vasco, na segunda divisão o Campeonato Brasileiro, perde grande parte do seu valor esportivo e financeiro, sendo a CBF, organizadora do campeonato eu não acredito que ela queira ver um ativo seu sendo desvalorizado.

  • Responder

    Meu Vasco caiu por pura incompetência tanto da equipe quanto pela administração catastrófica que se apoderou do clube. Se fosse por problemas com o VAR, não teria rebaixamento de ninguém, já que várias equipes foram prejudicadas, não só o Vasco. Concordo que contra o Internacional foi um erro grave, mas se o Cano acertasse o penalty, o jogo seria 1×1, porque o Inter não teria condições de ir a frente. Lembrando que o segundo gol deles, foi pelo nosso desespero de tentar empatar. Tivemos vários jogos em que saímos na frente no placar, e deixamos empatarem ou virarem o jogo. Desculpem-me, mas vergonha maior do que cair e tentar fazer manipulações para continuar ficar na série A. Isso é patifaria!

  • Responder

    VAR = variação artificial de resultados!
    Ou seja: a variação depende de quem será o beneficiado e quem será o prejudicado. Todos sabem que a CBF tem seus preferidos, seus afilhados, que conseguem tudo o que desejam, seja através de árbitros, seja agora através deste VAR!

  • Responder

    Todas as torcidas dos clubes Brasileiros menos a do Mulambo deveria ir a justiça comum e pedir a nulidade do Brasileirão 20/21. Pois isso foi manipulado. Principalmente o são Paulo perder esse título. Tem muita sacanagem na CBF e muito dirigentes topando qualquer coisa. Temos que moralizar o futebol Brasileiro.
    Brasileirão 20/21 tem que ser ANULADO!!!!!

  • Responder

    Galera se formos analizar todos os erros de arbitragem ao longo do campeonato brasileiro chegariamos a conclusão que: o vasco não seria rebaixado e principalmente o rival não seria campeão,eu acho que se for entrar com essa petição a alegação nao3 pode ser apenas referente ao jogo contra o inter,tem que mostrar todas as provas de todos os jogos em que o vasco foi prejudicado.

    • Seriam tantas, mais tantas, que fica até difícil!

  • Responder

    Uma vez assisti um campeonato de jiu jitsu , um aluno do Rickson estava competindo, ele perdeu a luta e ao sair foi justificar para o Rickson que o juiz tinha roubado, Rickson falou pra ele, se você depende do juiz pra ser campeão é sinal que não merece.

    Mesma coisa o Vasco, foi garfado porque tinha um presidente sem relevância, os caras deveriam pensar assim, nem a própria torcida do Vasco apoia esse presidente ( Campelo ). Roubar do Vasco era como pegar doce de criança.

    Aí … O que você imagina ? Na próxima eleição vamos resolver isso, vai entrar leven , não imagino isso acontecendo com leven na presidência.

    Ledo engano, torcida elege uma múmia, a minha se cerca de parasitas , e o Vasco novamente continua se apequenado.

    De quem é A culpa ? Minha e sua torcedor que aceita isso passivamente, e vem aqui dizer que vai dar certo, que tá tudo bem, que vai melhorar.

    Vai melhorar porra nenhuma …

    Vamos afundar cada vez mais até esse múmia sair.

  • Responder

    as pessoas só se lembram do ASSALTO no jogo do Internacional que depois de 35 rodadas ou 350 partidas ouvimos o termo “calibrar o VAR”, segundo a posição de impedimento NÃO ERA a DÚVIDA dos membros da cabine de VAR, pela conversam todos entendiam que havia o impedimento mas segundo o mentiroso do técnico do VAR repetidas vezes e por hora dava certo dizia que não dava para por a linha mas vimos algumas vezes a linha sendo colocado, ele alegou várias coisas e no fim diz Tecnicamente as linhas não estão boas, porque hora nenhuma ele não usou termo ‘Calibrar” e não pediu para que se calibrasse visto que a empresa detentora da tecnologia disse que para calibrar precisava de 2 minutos, e lá se passaram mais de 6, terceiro vimos que o VAR é colocado de forma MANUAL a olho nú de define as partes do corpo de cada jogador que estão mais a frente e hora alguma disseram que o jogador do Vasco dava condição ou seja deixaram a entender que o ombro do jogador do Inter estava a frente e não conseguiram colocar as linhas para comprovar o IMPEDIMENTO. Quarto: Porque então um FDP no fim diz “gol legal” só porque não conseguiu colocar a linha é gol legal, qual a lógica nisso, o certo era dizer não conseguimos colocar a merda da linha mas vimos a olho nú como sempre fazemos que o lance está IMPEDIDO, Caralho, bando de ladrões FDP. E não foi só nesse jogo que o Vasco foi prejudicado, o goleiro do Bahia fez penalty no lateral do vasco dentro da área, e nada marcaram lance no minimo duvidoso era lance de chamar o VAR e o VAR ficou quieto porque, porque a intenção era rebaixar o VASCO, CBF deve saber disso a tempos. Tem que parar Futebol Brasileiro e passar isso a limpo chega de ser roubados. Perdemos 2/3 5 / 10 pts roubados aí todos vem nos taxar de time fraco, tira 10 pts de qualquer time e veja quantos não iriam pagar no Z4.

    • Concordo plenamente! Na cbf devem ter falado: que caia o Vasco! ou: tomara que caia o Vasco. Imaginem: só aí foram dois pontos contra o Bahía (pênalti que até criança de colégio marcaria) e, no mínimo, mais 2 contra o Internacional. Isto fora outros, que foram também evidentes! VAR = variação de artificial de resultados ou, talvez até melhor: VARIAÇÃO de alterações de resultados!

  • Responder

    Acompanhei todos os jogos do meu time de coração e ao meu ver o Vasco começou o campeonato no topo. Após inúmeras confusões, não pagamentos e etc . o time foi caindo de uma maneira triste e lamentável. Nem mesmo os jogadores se importaram de ser declarados péssimos, nem por eles mesmos que recebem para isso , quiseram mudar esse cenário. Jogador bom é aquele que veste a camisa nas horas ruins e boas.Os últimos 15 jogos foram peladas e não jogos maduros. O Vasco tem que passar por isso sim , para valores o Cruz de Malta. A Diretoria tem que tomar jeito e colocar treinador e jogadores ao nível de um time grande desses e não querer lucrar por incompetência de todo o clube .

  • Responder

    Vamos analisar com calma, primeiro, se anular o jogo e mandar realizar outra partida, o internacional não perderia o jogo, estatisticamente e tecnicamente, seríamos mais uma vez derrotado. Veja a situação atual no carioca. Vamos sim, mais uma vez participar da B e subir novamente para A, vamos cair na realidade, o Vasco não tinha time para permanecer na elite do futebol brasileiro. É minha opinião, SMJ.

  • Responder

    Para não serem rebaixados Vasco e Bota, poderi9 entrarem com um pedifo lsrs nso serrm rebaixados nenhum clube nesse ano e os campeonatos jogarem com 24 times por causa da pandemia. E os rabaixamentos serem feitos por 6 times nos campeonatos vindouros.

    • Muito boa a sua proposta! Mas a cbf aceitaria? Fosse o Coríntians, o Fluminense, o Flamengo, o Palmeiras a aceitação seria imediata e justificada pelos seus componentes! Agora, já Vasco e Botafogo???????

  • Responder

    Aí sim eu do valor vamos mesmo juntar todos vascaínos e acabar com essa CPF bandos de vagabundo que não vem de agora não que o Vasco vem sendo prejudicado não

  • Responder

    Parabéns Dr.Siqueira pela iniciativa,o Vasco é gigante pelos torcedores apaixonados que tem.
    Espero que a justiça comum veja com profundidade os interesses do Vasco, visto que a Justiça desportiva em suas atitudes demonstrou comprometimento com a CBF e o Var.
    E até a entidade maior a FIFA faça justiça ao Vasco, vendo as atitudes do var e CBF em prejuízo do Vasco.

  • Responder

    Tem que entrar mesmo e botar pra quebrar mesmo em cima da CBF, o Var do Brasileirão foi piada no mundo inteiro

  • Responder

    Com todo o respeito, o Vasco foi rebaixado por culpa exclusiva dos seus dirigentes. O acumulado da temporada rebaixou o time. A CBF e a empresa do VAR devem ser responsabilizadas pelos erros cometidos na partida, podendo até caber um pedido de indenização pelos danos sofridos pelo clube em decorrência desses erros. Os dirigentes transformaram o time em piada com esse quarto rebaixamento e agora os torcedores querem fazer o mesmo com essa petição. O Vasco é um clube grande demais para estar passando por isso. A petição deveria ser para punir os gestores do Vasco por má gestão e afastá-los dos quadros do clube.

Comente

Veja também
Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

João Victor em São Januário
João Victor será relacionado contra Fluminense e Medel segue fora

Enquanto Gary Medel segue no Chile, o Vasco da Gama contará com João Victor para o clássico contra o Fluminense.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fluminense
Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco da Gama no Maracanã, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
Vasco leva ampla vantagem no retrospecto contra o Fluminense

Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro 2024, Vasco da Gama e Fluminense se enfrentam e o Cruzmaltino leva vantagem no retrospecto.

Wilton Pereira Sampaio
Definida a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco

Confira a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco da Gama, que acontecerá neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.