TJRJ antecipa julgamento de ação sobre a eleição do Vasco para quinta-feira

O sistema do TJRJ apontou o adiamento do julgamento da ação sobre a eleição do Vasco da Gama para a tarde da próxima quinta-feira.

Respectivamente, Jorge Salgado e Leven Siano
Respectivamente, Jorge Salgado e Leven Siano

Na madrugada desta sexta-feira, o sistema do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) apontou a antecipação da data de um dos julgamentos mais importantes da história do Vasco. Agora, a Primeira Câmara Cível, sob relatoria do desembargador Camilo Ribeiro Rulière, escolheu a próxima quinta-feira como a sessão que o colegiado irá virtualmente votar os recursos de Leven Siano e Roberto Monteiro sobre a polêmica eleição para presidente do Cruz-Maltino deste ano, definindo o futuro do pleito.

Na madrugada desta sexta-feira, o sistema do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) apontou a antecipação da data de um dos julgamentos mais importantes da história do Vasco. Agora, a Primeira Câmara Cível, sob relatoria do desembargador Camilo Ribeiro Rulière, escolheu a próxima quinta-feira como a sessão que o colegiado irá virtualmente votar os recursos de Leven Siano e Roberto Monteiro sobre a polêmica eleição para presidente do Cruz-Maltino deste ano, definindo o futuro do pleito.

Pelos registros, a sessão, agora, está marcada para começar às 13h30 da próxima quinta-feira. O desembargador relator não se manifesta nos autos desde terça-feira. Antes, o julgamento havia sido marcado para o próximo dia 17, que seria a última sessão dos desembargadores da Primeira Câmara Cível do TJRJ antes do recesso do Judiciário, que vai do próximo dia 20 até o dia 6 de janeiro de 2021. Estão marcados para este novo dia os julgamentos de quase 200 processos nesta Câmara. Os recursos da eleição estão nas posições 85 e 124.

Sistema do TJRJ apontou antecipação do julgamento sobre a eleição do Vasco
Sistema do TJRJ apontou antecipação do julgamento sobre a eleição do Vasco (Foto: Reprodução)

O julgamento também não será por vídeo-conferência, se enquadrando no artigo 60A do Regimento Interno do TJRJ. Diz o artigo que “os recursos e ações originárias poderão ser julgados eletronicamente, a critério do órgão julgador, desde que as partes, intimadas na forma da lei não ofereçam objeção”. Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, chegou a se manifestar contra ao julgamento virtual, antes marcado para o dia 17, agora antecipado em uma semana, para seus advogados poderem sustentar ao colegiado, mas voltou atrás na última quinta-feira.

Além do desembargador Camilo Ribeiro Rulière, que é o relator em segunda instância, compõem o colegiado os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho, presidente da Primeira Câmara Cível do TJRJ, Custódio de Barros Tostes, Fábio Dutra e Sergio Ricardo de Arruda Fernandes. Apenas três desembargadores terão os votos validados: Rulière, o relator, e outros dois que serão definidos somente no dia da sessão.

Caso uma das partes ofereça nova objeção pelo julgamento virtual, seja por desejo de sustentação oral do advogado antes dos desembargadores proferirem o voto, seja por qualquer outro motivo, terão, então, até segunda-feira para que se manifestem neste sentido nos autos. Caso isso ocorra, o julgamento será adiado para a próxima sessão presencial que a Primeira Câmara Cível for fazer, o que não há previsão por conta da pandemia de Covid-19, mais conhecido como coronavírus, ou para uma por vídeo-conferência – há uma sessão da Câmara por vídeo-conferência marcada para o próximo dia 15, vale destacar.

Pelo julgamento virtual, o Regimento Interno do TJRJ prevê que “o relator disponibilizará seu voto no site do sistema eletrônico de julgamento, com antecedência de até 48 horas da sessão” e que “os demais componentes da Turma Julgadora manifestarão sua concordância, se for o caso, encerrando-se o julgamento”.

Camilo Ribeiro Rulière foi o desembargador responsável por dar a liminar que permitiu a votação presencial no dia 7 de novembro, em São Januário, na eleição presidencial do Vasco. Liminar que perdeu a validade antes do fim da votação por uma outra liminar, proferida em plantão pelo ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fazendo o pleito ficar sub-judice. Com isto, uma segunda eleição, híbrida, foi feita no dia 14 de novembro, mas assim que terminou uma outra liminar, do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, também do STJ, também fez que este pleito ficasse sub-judice.

Hoje, as duas eleições – do dia 7, vencida por Leven Siano, e do dia 14, vencida por Jorge Salgado – estão sub-judice, aguardando decisão justamente desta Câmara sobre os recursos contra a ação de Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, que havia conseguido em primeira instância a eleição para somente o dia 14, híbrida.

Há um entendimento de realização de uma terceira eleição, como pedido em juízo pelo clube, o presidente Alexandre Campello e Faues Mussa. A data apontada pelo trio, dia 12 de dezembro, com o julgamento então marcado para o dia 17 faria não teria tempo hábil, mas agora com a antecipação da sessão, caso o colegiado decida por este sentido, pode provocar que este cenário na política vascaína acabe se concretizando.

Vale destacar que independentemente de qual decisão seja tomada pela Câmara, caberá recurso ao lado insatisfeito para os tribunais superiores, em Brasília – tanto o STJ, já acionado neste imbróglio, quanto o Supremo Tribunal Federal (STF), que também já teve participação nas confusões eleitorais do clube no mês passado com decisões da ministra Cármen Lúcia.

O Esporte News Mundo procurou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro questionando o motivo para esta antecipação em uma semana apontada pelo sistema do tribunal no julgamento destes casos, mas não obteve um retorno até o momento desta publicação.

Fonte: Esporte News Mundo

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
8 comentários
  • Responder

    Vamos então pensar de outra forma :não é que A é melhor que B mas que foi eleito legitimamente com eleição presidencial dos seus eleitores com direito a voto normalmente .Eleição ao meu ver que deve prevalecer, pois foi a que realmente os vascaínos se apresentaram e botaram a cara a tapa para escolher e a segunda foi virtual, infelizmente não se tem como comprovar a veracidade.
    Pergunto também a todos vocês porque a eleição para prefeito e Vereador nós tivemos ir presencialmente e a do Vasco só poderia ser virtual? Alguma coisa tem né. Então que hoje nossos homens de capa tenho bom senso de pensar a mesma coisa estou pensando. Alguém discorda? Me convençam do contrário!.

  • Responder

    Que os Srs magistrados não permitam que esses palhaços,transformem o Vasco num grande circo e definam quem vai dirigir o Vasco,como os 2 não valem nada pois não tem amor ao Vasco,que venha o diabo e escolha um.

  • Responder

    Que a diretoria atual respeite a primeira eleição antecipada em Novembro,renovar o ciclo
    Eurico Miranda é a unica chance de reformular o Vasco da Gama.Que olhem os ultimos
    10 anos do clube no Campeonato Brasileiro,lutando para se manter na serie A…mudanças
    são necessárias ..urgente!

  • Responder

    Bando de pessoas, sejam Dirigentes ou Aventureiros querendo se aproveitar do VASCO DA GAMA para autopromoção e com isso conseguindo esculhambar a nossalindíssima e poderosa História.
    Sem falar em jogadores sem a menor Dignidade para usar a camisa que um dia foi honrada pelo nosso Maior Capitão Hideraldo Luiz Bellini !!

  • Responder

    GRAÇAS A DEUS PRECISA RESOLVER ISTO RÁPIDO O VASCO PRECISA SER SALVO. FORA CAMPELO E SALGADO, VÃO PARA O IBIS.

    • Que não tenha marmelada!
      chega de golpe como as eleições anteriores.

  • Responder

    Enquanto não reconhece q Leven é Presidente o Vasco perde uma competição importante e briga p não cair, q palhaçada, estou c nojo disso, parece q querem ver o Vasco ser prejudicado

    • Reconhecer uma eleição ilegítima pq um bando de gado caiu no canto da sereia é sacramentar a falência do clube.

Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.