Tiago Melsert detalha critérios para poupar jogadores e evitar lesões

Preparador físico do Vasco da Gama, Tiago Melsert contou como o Cruzmaltino avalia quando um jogador pode ser poupado de uma partida.

Tiago Melsert, preparador físico do Vasco
Tiago Melsert, preparador físico do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Em uma temporada com um calendário ainda mais apertado do que costuma ser o do futebol brasileiro, a preparação física dos clubes se torna fundamental para deixar os atletas menos suscetíveis ais lesões diante da maratona de competições.

No Vasco da Gama, o preparador físico Tiago Melsert aproveita o tempo que o time vem tendo nas últimas semanas, para aprimorar a parte física dos atletas de olho no número de partidas que aguarda o elenco com início da Série B.

Só nas nas seis primeiras rodadas, o Cruzmaltino viaja para Campinas/SP, Pelotas/RS e Belo Horizonte/MG. Algumas desses trajetos só podem ser feitos por terra, o que aumenta o desgaste físico do plantel.

Com esse desafio no horizonte, Melfert concedeu entrevista à Rádio Tupi, onde explicou os critérios adotados pela preparação física do Gigante na hora de poupar os jogadores.

– Quando a gente cita poupar o atleta, a gente enxerga de duas formas: aquele atleta que tá sobrecarregado, muito fadigado e prestes a se lesionar, mas também aquele atleta que não desenvolveu sua parte física para o ano, o que também é um risco de lesão porque ele pode não estar com a força e a velocidade desenvolvida suficiente, e se ele for para o jogo ou uma sequência de jogos ainda em déficit, e também corre um grande risco de lesão.

O profissional conta que o tempo de preparação foi mais curto esse ano e que eventualmente, um jogador pode ser poupado para trabalhar especificamente uma parte que precisa ser desenvolvida.

– Em algum momento pode ser que a gente poupe alguns atletas para desenvolver alguma característica que a gente julgar importante, já que com um calendário apertado de um ano para outro, devido a pandemia, a nossa preparação inicial foi muito curta, já com jogos decisivos, então a gente vai ter um pouco mais de tempo para equilibrar essas cargas, ir individualmente em cada atletas, ver o que ele precisa, para esse atleta se tornar mais longevo durante o ano. Conseguindo jogar dois jogos por semana, com viagem e pouca recuperação. A gente pensa em dar uma base física pra eles nesse sentido.

O preparador físico também detalha como um calendário com dois jogos por semana impacta no planejamento do Clube.

– Um jogo por semana ajuda a gente nesse sentido, dois jogos por semana fica muito difícil, tem de recuperar e quando você tá recuperando, já é véspera do jogo seguinte, então ajuda ter um jogo por semana, mas talvez em algum momento a gente tenha que equilibrar os jogadores em algum jogo, ouro não. Isso a gente tem uma equipe muito capacitada lá no Clube. A gente consegue direcionar com a tecnologia que a gente tem, com informação do departamento médico, fisioterapia, fisiologia, todos os setores estão bem atentos para que a gente consiga ter os atletas á disposição e preparar eles da melhor forma possível para a sequência.

Melsert conclui mostrando como o trabalho da preparação física contribui para o estilo de jogo mais intenso que o técnico Marcelo Cabo é adepto.

– O jogo do Marcelo é um jogo intenso, um jogo competitivo, um jogo que o atleta deve estar em um bom nível físico para suportar as funções solicitadas. O grande segredo para que o atleta desenvolva essa intensidade no jogo é que desenvolva a mesma intensidade no treino. O jogo-treino um é espelho do outro. Os treinamentos do Marcelo são propostos dessa forma. Dentro do treinamento a gente integra a parte física, técnica, tática para que ele se desenvolva de forma completa. Sempre levando o alteta ao seu limite físico, técnico e tático para que ele suporte no jogo quando for solicitado.

Disputando as semifinais da Taça Rio, o Time da Cruz de Malta faz sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro diante do Operário, no próximo dia 29 de maio.

Leia mais sobreTiago Melsert
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
16 de maio de 2021
É decisão! Vasco vai ao Nilton Santos enfrentar o Botafogo na final da Taça Rio

É o primeiro jogo da decisão, e o Vasco da Gama, se superar o Botafogo, ampliará sua liderança em títulos da Taça Rio.

15 de maio de 2021
Vasco obtém Certificado de Clube Formador

Com pendências solucionadas, o Vasco da Gama obteve da CBF o Certificado de Clube Formador e está apto a registrar novos jogadores.

Léo Jabá projeta decisão da Taça Rio e disputa da Série B: ‘Caminho muito longo’

Léo Jabá prevê dificuldades contra o Botafogo e na disputa da Série B, mas afirma que o Vasco da Gama vai a campo pra vencer.

Olho no rival! Escalação do Botafogo contra o Vasco

Confira a escalação do Botafogo para o jogo deste domingo, contra o Vasco da Gama, pela final da Taça Rio.

Arbitragem para o jogo entre Botafogo e Vasco

Arbitragem para o jogo entre Botafogo e Vasco da Gama neste domingo, no Nilton Santos, pela Taça Rio 2021.

Sub-20: Elias Ovelar é regularizado e já pode estrear pelo Vasco

O atacante Elias Ovelar foi regularizado e já pode estrear pela equipe Sub-20 do Vasco da Gama, comandada pelo técnico Diogo Siston.

Sub-17: melhores momentos da vitória do Vasco sobre a Chapecoense; assista

Assista aos melhores momentos da vitória da equipe Sub-17 do Vasco da Gama sobre a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro.

Sub-17: Vasco vence a Chapecoense por 3×0 pelo Campeonato Brasileiro

Pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, o Vasco da Gama venceu a Chapecoense por 3×0 na tarde deste sábado em Chapecó.

Mauro Galvão elogia Marcelo Cabo e comenta clássico entre Vasco e Botafogo

Mauro Galvão elogiou o trabalho do técnico Marcelo Cabo e comentou o clássico entre Vasco da Gama e Botafogo, que acontecerá neste domingo.

Germán Cano anuncia sorteio de 14 itens do Vasco no Instagram

Germán Cano fará sorteio de 14 itens do Vasco da Gama, autografados por ele, no seu perfil oficial no Instagram.

Veja mais notícias