STF nega liminar e decisão de ADPF sobre eleição do Vasco será em fevereiro

O presidente do STF, Luiz Fux, negou urgência em ação do Solidariedade sobre a eleição do Vasco e Jorge Salgado segue presidente eleito.

Jorge Salgado e Leven Siano
Jorge Salgado e Leven Siano (Foto: ge)

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, se posicionou sobre a ação que o partido político Solidariedade move em relação à eleição do Vasco. Em despacho publicado nesta quinta-feira, o ministro negou o pedido de liminar para que Leven Siano tome posse e encaminhou o caso ao relator Dias Toffoli.

Com a decisão, Jorge Salgado continua sendo considerado pela Justiça o presidente eleito – a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) assim decidiu em dezembro de 2020 e em recente análise de recurso movido por Leven.

Fux se manifestou pois cabe ao presidente do STF analisar pedidos durante as férias dos demais magistrados. Não há previsão de quando Dias Toffoli, relator do processo, irá se manifestar – ele retoma o trabalho no início de fevereiro. Desta forma, pelo menos por ora, a posse de Salgado corre menos risco de ser impedida: há apenas uma ação judicial que carece de análise.

Quem convoca a posse, segundo o estatuto do Vasco, é o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro. Na eleição e em posteriores processos judiciais, ele sempre esteve ao lado de Leven. Até agora, não houve convocação e, portanto, não há data marcada. O artigo 76 diz que a convocação deve ser feita na primeira semana da segunda quinzena de janeiro.

Na decisão, Fux entendeu que o pedido do Solidariedade não tem amparo no Regimento Interno do STF para ser analisado com urgência. O ministro despachou da seguinte forma:

– (…) A análise dos autos revela que o presente caso não se enquadra no artigo 13, inciso VIII, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Em que pese a relevância da liberdade associativa, a possibilidade de iminente investidura de candidato a presidente de agremiação desportiva não reveste a questão da urgência necessária para fins de atuação da Presidência desta Corte. Encaminhe-se o processo, por conseguinte, ao Sr. Relator, para as providências que entender cabíveis. Publique-se.

No começo de janeiro, o Solidariedade ingressou com a ação no STF. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cujo número é 780, pedia a suspensão da posse de Salgado (mais votado no pleito online de 14 de novembro) e a posse de Leven (mais votado no pleito presencial de 7 de novembro) por, no entender do partido, estatuto do Vasco ter sido desrespeitado. Ele não prevê eleição online, mas a legislação foi alterada, durante a pandemia, liberando este tipo de votação.

O PT, outro partido político, ingressou como interessado, mas depois desistiu. Na quarta-feira, Salgado se manifestou no processo: alegou que a ADPF era indevida e solicitou que os pedidos que favoreciam Leven não fossem atendidos.

A eleição do Vasco ainda é tema de debate na Justiça. Um grupo de 40 associados ingressou com ação conjunta no TJ/RJ na última terça-feira a fim de impedir a posse de Salgado como presidente. A peça, assinada pelo advogado Alexandre Castro Carvas, apoiador de Leven, fala em nulidade e aponta possíveis fraudes no pleito ocorrido no dia 14 de novembro. A ação foi distribuída para a 42ª Vara Cível e ainda não foi julgada.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:EleiçãoSTF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Certas pessoas ainda SONHAM com mudança eleitoral?

  • Responder

    NÃO VAI TER GOLPE…
    SOMOS MUITOS!!!

  • Responder

    Enquanto tudo isso está acontecendo, o clube segue sofrendo com as seguidas administrações amadoras e suas consequências…!! Será não conseguem focar no clube ??

  • Responder

    Esse supremo tribunal federal é um lixo

  • Responder

    Leve vc está atrapalhando o Vasco como o filé news fez pfv se vc ama nosso Vasco deixa o salgado toma posse se fica com essa ação só quem vai ser prejudica e nosso Vasco com certeza daqui a 4 anos vc vai ter moral e com certeza vc vai ser nosso presidente mas fazendo isso vc só está fazendo a mesma coisa q os outros não seja igual a eles vc e melhor q todos só q no momento ele tem q ser presidente

Comente

Veja também
Eduardo Vargas defende o Atlético-MG desde 2020
Vasco faz última investida por Vargas antes do fechamento da janela

Vasco da Gama ainda não teria desistido da contratação do atacante chileno Eduardo Vargas, no Atlético-MG.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor será avaliado e pode desfalcar o Vasco contra o Fluminense

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor sofreu uma pancada no joelho contra o Bragantino no meio de semana.

De Lucca em campo na vitória sobre o Boavista
De Lucca pode deixar o Vasco

Sem receber muitas oportunidades, o volante De Lucca não deve permanecer no Vasco da Gama nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Vegetti se torna o 9º estrangeiro com mais gols pelo Vasco

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, chegou ao 17º gol na derrota por 2×1 para o Bragantino, e superou o compatriota Andrés Ríos.

Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.