Sorato escolhe seu jogo inesquecível pelo Vasco; veja

O ex-jogador e ídolo do Vasco da Gama, Sorato, escolheu sua partida inesquecível com a camisa do Gigante da Colina.

Quem pensa em Sorato e Vasco logo lembra do Brasileiro de 89. E o personagem da série de jogos inesquecíveis que ex-jogadores estão escolhendo aqui no Site Oficial não fugiu do senso comum. Em bate-papo, Sorato escolheu aquela vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, que deu o bicampeonato nacional ao Cruzmaltino, onde ele marcou o gol do título após o cruzmento de Luis Carlos Winck naquele 16 de dezembro.

– Meu jogo inesquecível é a final do Campeonato Brasileiro de 1989. Esse jogo, realmente, não tem como esquecer. É histórico. É um jogo que, 30 anos depois, nesse momento em que estamos passando, tenho feito algumas lives e falado dele e visto o gol quase que diariamente. É um jogo inesquecível. O mais importante da minha carreira. Marcar o nome na história de um clube como o Vasco não tem como esquecer – conta Sorato, que também relembra como foram os dias e momentos que antecederam aquela decisão:

– Lembro quando garantimos a vaga na final. São dias de bastante ansiedade, mas tudo muito bem controlado. Todos estavam confiantes. O time estava no auge, chegamos muito bem naquela reta final. Queríamos que chegasse logo o dia para poder mostrar essa confiança. Nós vencemos dois jogos fora de casa, a confiança estava lá em cima. Era uma ansiedade boa. Estavam todos focados e motivados para o jogo.

Aquele time era chamado de “SeleVasco”, por contar com vários jogadores que tinham passagem pela Seleção Brasileira. O elenco contava com nomes como Acácio, Luís Carlos Winck, Mazinho, Bismarck e Bebeto, por exemplo. E quem decidiu aquele jogo foi Sorato, então garoto de 20 anos, que surgia com uma estrela muito forte, marcando gols decisivos naquele início de carreira. Mas o cara daquele jogo divide os méritos e lembra da pressão do São Paulo, que também possuía um grande elenco, com nomes como Gilmar, Ricardo Rocha, Bobô, Mário Tilico e Raí.

– O jogo foi muito difícil. Sofremos uma pressão muito forte no início e no final do jogo. O Acácio foi fundamental naquele dia. Ele tinha essa característica. Em jogos importantes e decisivos ele crescia e fechava o gol – lembra o ex-atacante, que revela que aquele grupo de 89 mantém o contato até os dias atuais:

– Nós temos um grupo de Whatsapp, nos falamos quase sempre. Tem boa parte do grupo, quase todos estão lá. A relação é boa até hoje. Sempre estamos batendo papo, alguns assuntos que acontecem e a gente conversa.

Sorato em jogo da final do Brasileiro de 1989

GOL É COMEMORADO ATÉ HOJE

Sorato brinca que aque aquele gol marcado em 1989 é lembrado até os dias atuais. Muito jovem na época, ele diz que recebe o carinho dos torcedores vascaínos até hoje e que vem fazendo lives com páginas relacionadas ao Vasco quase que diariamente por conta da quarentena:

– O carinho que eu recebo da torcida do Vasco até hoje é impressionante. Até me emociona, depois de tanto tempo, ser lembrado e tratado com tanto carinho é especial. Costumo dizer que esse carinho que recebo até hoje é muito maior que a alegria do momento do gol. Sou muito grato a torcida do Vasco, pelo próprio Vasco, a maneira como sou tratado pelo clube. Pra mim é sempre motivo de alegria. Nesse período de quarentena tenho feito várias lives com vascaínos e pra mim sempre é um prazer relembrar um momento importante na história do clube e na vida dos vascaínos.

FICHA TÉCNICA
São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama

Campeonato Brasileiro 1989 – Final
Data: 16 de dezembro de 1989
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Carlos dos Santos
Gol: Sorato, 05/2ºT (Vasco)

São Paulo: Gilmar, Netinho, Adílson, Ricardo Rocha, Nelsinho; Flávio, Raí, Bobô; Mário Tilico, Ney e Edivaldo (Paulo César). Treinador: Carlos Alberto Silva.

Vasco da Gama: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñónez, Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, Bismarck; Bebeto, Sorato e William. Treinador: Nelsinho Rosa.

Veja o vídeo.

Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti é oferecido ao Fluminense, Bittencourt veta possibilidade e alerta Pedrinho

Empresário de Vegetti teria oferecido o atacante do Vasco da Gama ao Fluminense, mas presidente do Tricolor alerta Pedrinho.

Rayan, atacante do Vasco
Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan

Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.

Luizão, zagueiro do West Ham
Vasco tem interesse em Luizão, ex-zagueiro do São Paulo

De olho no mercado, o Vasco da Gama demonstrou interesse na contratação Luizão, do West Ham, mas lida com forte concorrência.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti analisa temporada pelo Vasco, revela gol especial e manda recado à torcida

Destaque do Vasco da Gama nas últimas temporadas, Vegetti faz balanço de 2024 e deixa recado para a torcida.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 Partners é removida da administração do Genoa

Após Assembleia Geral de Acionistas no Genoa, da Itália, a 777 Partners é removida da administração do clube italiano.