Sorato analisa saída de Coutinho do Vasco e aponta substituto

Ídolo do Vasco, Sorato analisou o impacto da saída de Coutinho e apontou algumas alternativas para o time de Fernando Diniz.

Sorato na época em era técnico na base do Vasco
Sorato na época em era técnico na base do Vasco (Foto: Reprodução)

A saída de Philippe Coutinho do Vasco pegou torcedores e bastidores de surpresa. O meia alegou questões de saúde mental para deixar o Cruz-Maltino, decisão que, na visão de um dos grandes ídolos do clube, precisa ser compreendida e respeitada.

Em entrevista exclusiva ao Lance!, Sorato analisou o impacto da despedida do camisa 10 e projetou os caminhos para a equipe comandada por Fernando Diniz. Bicampeão brasileiro pelo Vasco, em 1989 e 1997 — sendo autor do gol do título contra o São Paulo, no Morumbi, em 1989 —, além de ter treinado o sub-20 cruz-maltino entre 2012 e 2014, o ex-atacante destacou a importância de olhar também para o lado humano da decisão.

– Essa situação da saída do Coutinho pegou todo mundo meio de surpresa. Ele alegou motivos de saúde mental — e eu acho isso relevante. Só ele sabe como está se sentindo, a pressão que está sobre ele. Enfim, ele tem uma característica mais introvertida. É um jogador de muita qualidade, mas com esse perfil. Talvez não tenha conseguido lidar bem com tudo isso, o que também é compreensível – afirmou.

Sorato reforçou que, assim como o jogador escolheu retornar ao clube, agora optou por sair — e a decisão deve ser respeitada.

– Da mesma maneira que ele escolheu e quis vir para o Vasco, agora ele não quer continuar — e nós temos que respeitar. Pode causar estranheza, mas precisa ser respeitado.

Alternativas no elenco do Vasco

Na análise do ídolo cruz-maltino, o elenco atual oferece opções capazes de suprir a ausência do meia. Ele aponta que há substitutos imediatos e possibilidades de variação tática.

– O Vasco hoje tem um substituto imediato para a função dele, que é o Rojas. Ele tem entrado muito bem nos jogos. É um jogador de bastante mobilidade, movimentação e um pouco mais jovem, então traz uma intensidade maior na parte ofensiva. Tecnicamente também é bom jogador. Quando entra, apresenta alternativas interessantes de movimentação, habilidade, batida na bola, tem bola parada – disse Sorato.

Sorato também destacou outras peças que podem ser utilizadas por Fernando Diniz para deixar a equipe mais ofensiva.

– Se o Diniz quiser deixar o time um pouco mais agudo, pode usar o Marino aberto pelo lado direito, com o Nuno também fazendo essa função (centralizada), que ele consegue desempenhar. O elenco do Vasco hoje tem algumas alternativas para substituição. Na minha visão, o substituto imediato é o Rojas, que tem correspondido quando entra.

Perda de genialidade e possível ganho coletivo

Apesar de enxergar soluções internas, Sorato reconhece que a saída de Coutinho representa a perda de um talento diferenciado.

– Em relação ao que o Vasco deixa de ter, acho que é aquele toque de genialidade. É verdade que Coutinho vinha com bons números nesse início de ano, mas não é um jogador tão intenso, nem consegue repetir tantas vezes grandes jogadas como se espera dele. Ainda assim, o Vasco perde um atleta de classe mundial.

Por outro lado, ele acredita que o cenário pode fortalecer o coletivo.

– Essa saída pode trazer uma cooperação e uma entrega maior dos jogadores que ficaram, para suprir essa qualidade altíssima do Coutinho. Quando você não tem um jogador de nível mundial, quem está ali passa a entregar mais, a se dedicar mais.

Confiante no trabalho da comissão técnica, Sorato aposta na capacidade de Diniz de reorganizar o time e buscar a evolução desejada.

– Hoje o Vasco tem um elenco mais robusto, que dá ao Fernando Diniz algumas possibilidades. Tenho certeza de que ele vai saber usar isso da melhor maneira. Eu torço e vejo uma evolução, acredito que o Vasco pode virar essa chave e que os resultados positivos que todos nós queremos — e que a torcida tanto pede — vão começar a acontecer.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Relembre a segunda passagem de Coutinho pelo Vasco

Coutinho teve o retorno ao Vasco da Gama tão festejado pela torcida, mas pediu para deixar o Clube após um ano e meio.

Veja os fatores que levaram o Vasco manter Diniz em meio à má fase

A diretoria do Vasco da Gama mantém Fernando Diniz mesmo com pressão externa pelas atuações ruins e falta de vitórias do time.

Sem Coutinho, quem será o novo camisa 10 do Vasco?

O técnico Fernando Diniz já estuda alternativas internas para definir quem assumirá a camisa 10 do Vasco na temporada 2026.

Pilhado critica Coutinho e questiona seu status de ídolo

Thiago Asmar, conhecido como Pilhado, dá sua opinião sobre saída de Philippe Coutinho do Vasco da Gama e cita que o meia foi frouxo.

Ingressos para Vasco x Fluminense pela semifinal do Carioca 2026

O Vasco da Gama divulgou os detalhes da venda de ingressos para o 1º jogo contra o Fluminense pela semifinal do Carioca 2026.

Coutinho recebe sondagens e avalia próximo passo da carreira

Após anunciar saída do Vasco da Gama, Philippe Coutinho recebe várias sondagens e avalia qual será o próximo passo na carreira.

Diniz x Zubeldía: Técnico do Vasco é o ‘carrasco’ do argentino

Vasco da Gama x Fluminense se enfrentam na semifinal do Campeonato Carioca e Diniz tem vantagem contra Zubeldía.

Assista a todos os gols de Coutinho pelo Vasco

Philippe Coutinho deixa o Vasco da Gama após atuar em 87 partidas nesta segunda passagem; assista a todos os gols do meia.

Casimiro critica postura de Coutinho e rebate ataques de torcedor

Apontado como um dos pivôs da saída de Philippe Coutinho por torcedor, Casimiro rebate ataques e fala sobre atitude do meia no Vasco da Gama.

Gilmar Ferreira se manifesta sobre saída de Coutinho do Vasco

Jornalista Gilmar Ferreira analisa saída de Philippe Coutinho do Vasco da Gama e cita Fernando Diniz, Pedrinho e torcida.