Retorno de MT teve trabalho psicológico do Vasco para conter ‘ímpeto’ do jogador

Jovem atleta do Vasco da Gama, o meia MT precisou de acompanhamento psicológico no processo de retorno aos gramados.

MT durante jogo contra o CRB
MT durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Considerado uma peça de suma importância para o esquema do técnico Marcelo Cabo, por conta de sua versatilidade, o meia do Vasco da Gama, MT, voltou a disputar uma partida de futebol após 3 meses parado em função de um lesão na região lombar. O jovem de 20 anos precisou ser submetido a um tratamento interdisciplinar para “frear” a vontade que tinha de jogar novamente e não queimar etapas, a fim de deixá-lo em condições ideais de jogo.

Chefe do departamento médico do Cruzmaltino, Gustavo Caldeira contou em entrevista ao GE, que o Vasco desenvolveu um programa específico para o atleta, com profissionais de diferentes áreas, entre elas, a da psicologia, tudo com o intuito de conscientizar MT de que a pressa poderia comprometer seu retorno aos gramados, ainda mais para um que se sentia em condições de atuar desde abril.

– Com certeza ele amadureceu. No começo da lesão, a ficha dele não caiu. Quando falei de um tempo um pouco mais alongado, ele achou que ia voltar rápido. A partir do momento em que ele não voltava e se sentia bem fisicamente, era difícil. É complicado segurar um atleta jovem.

O profissional de saúde ressaltou como foi importante a intervenção psicológica no caso do jovem jogador.

– Se ele volta um pouquinho antes, pode perder um pouquinho na frente. Acionamos a Maíra (Ruas, psicóloga do Vasco), e ela veio conversando bastante com o MT. Segurar um touro dentro do DM com o cara se sentindo apto é complicado, e a Maíra trabalhou a cabeça dele muito bem.

Caldeira destaca que o resultado desse trabalho com a promessa vascaína foi de dois quilos de massa magra (tinha 38,5kg de massa muscular em 8 de março e 40,6kg em 4 de junho), força, qualidade de movimento e estabilidade. 

Etapas do tratamento

O acompanhamento de MT foi elaborado com base em três módulos: primeiro foi feito o diagnóstico da lesão (edema ósseo na vértebra lombar l5) pelo departamento médico, depois o encaminhamento à fisioterapia para avaliar a qualidade dos movimentos que mais resultam nsse tipo de lesão e por fim as idas à sala de força para ganhar estabilidade suficiente para fazer a rotação, a extensão da coluna lombar e outros movimentos corporais recorrentes na forma como o jogador atua.

– Quando cheguei ao Vasco, o MT tinha subido um pouco antes. Quando começamos, fizemos, em termos leigos, uma vistoria de cada atleta. Ele já vinha com o histórico de lombalgia desde a base. Tratava e jogava. Quando começamos a investigar, vimos que ele tinha a espondilólise e paramos o MT. Na época, eu disse que não seria um diagnóstico muito feliz para a torcida e para o clube porque o tempo de retorno era muito alongado.

Incialmente, MT tinha previsão de retorno de quatro meses, porém, o jogador já já aparecia entre os relacionados de Cabo em 12 de junho, na vitória do Vasco contra o Brasil de Pelotas. A última partida de MT havia sido em 21 de março, no empate por 1 a 1 com o Botafogo. Ou seja, ele estava à disposição de Cabo em dois meses e meio de tratamento.

Mas a volta do jogador teve que ser interrompida para impedir que o edema ósseo observado no lado esquerdo da vértebra lombar l5 do meia evoluísse para uma fratura. MT, inclusive, já tinha uma fratura no lado direito vértebra detecatda, conforme informou o médico Gustavo Caldeira.

– Fomos cautelosos porque ele tinha uma fratura do lado direito da vértebra e um edema do outro. Havia a lesão aguda do lado esquerdo, e a fratura do lado direito já estava estabelecida e não resultava mais em dor. Como ele é muito forte e precisa estar forte em campo, a gente fez esse trabalho muito bem elaborado.

Caldeiras também ressaltou a solidez do programa de recuperação de MT, afirmando que o primordial era que ele estivesse apto a atuar, não importasse o tempo.

A gente não pensou em tempo, só em etapas. Só o evoluímos no processo assim que atingiu cada etapa. O tempo pouco importava. O mais importante era devolvê-lo em condições de jogar. Ele ganhou massa magra e força, e isso é o avião para nós. Era importante que ganhasse massa magra e não muito peso. Fizemos um trabalho a muitos mãos de conscientizá-lo, e ele passou a ir mais na academia.

Força física

No final de abril, a pouco mens de um mês da estreia do Vasco na Série B, o preparador Daniel Félix, em entrevista ao GE, afirmou que MT já chamava atenção pelo ganho de força física.

– Perdeu muito de carga específica de campo porque ele não pôde fazer as ações motoras do jogo e dos treinamentos de campo, mas por outro lado ganhou muita resistência na sala de força. A gente procurou nesse tempo torná-lo um cara mais forte para que ele agora possa progredir no campo nas ações mais específicas – disse Félix.

Se dedicando integralmente aos trabalhos de aprimoramento físico, MT, em contato permanente com a psicóloga Maíra Ruas, conseguiu sair fortalecido de uma situação que poderia deixar qualquer atleta inseguro em relação a continuidade de sua carreira. Graças a um planejamento que foi muito além do corpo do esportista.

Elogiado pelo técnico Marcelo Cabo após a vitória contra o CRB, MT tem boas chances de seguir como titular na partida contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (24), às 21h30min, no Mineirão, pela quinta rodada da Série B.

Mais sobre:MT
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.