Relembre as polêmicas de Edmundo em Carnavais

Edmundo virou figurinha carimbada no Carnaval do Rio, com direito a discussão e ameaças à distância com jogadores da Fiorentina.

O Carnaval de 1999 deve ter um lugar especial (mas não saudoso) na memória de Edmundo e da torcida da Fiorentina. Foi nele que o ex-atacante arrumou uma grande confusão com seu time na época, com direito a discussão à distância com jogadores, ameaças de ambos os lados e até um protesto por parte dos torcedores italianos.

Em sua segunda temporada pela Fiorentina, Edmundo pediu e recebeu autorização para curtir o Carnaval no Rio de Janeiro. Tudo certo, não fosse pelo clima difícil que ele vivia no elenco naquela época. A relação com o português Rui Costa e o argentino Batistuta já estava difícil. O time brigava pelas primeiras posições do Italiano e havia terminado o primeiro turno na liderança.

Em fevereiro, a Fiorentina tinha uma dura sequência de três jogos. No primeiro, contra o Milan, empate sem gols e Batistuta machucado. Edmundo, então, embarcou para o Brasil e desfalcou a equipe diante da Udinese, no domingo de Carnaval. Derrota por 1 a 0. O Animal não estava na Itália, mas no sambódromo desfilando pela Salgueiro. Dias antes, aparecera jogando futevôlei na praia de Ipanema com Renato Gaúcho.

O cenário revoltou os jogadores da Fiorentina, que acusaram Edmundo de falta de profissionalismo. Para piorar, a mídia italiana publicou que o atacante havia chamado Batistuta de perdedor e Rui Costa de invejoso. O português respondeu, dizendo que ele estava lutando pelo clube enquanto o brasileiro se preocupava em festejar e ofender.

Edmundo também ameaçou não voltar mais à Itália. Colocou como condição a certeza de que seria titular. O presidente da Fiorentina na época quis levar o caso à Fifa e exigiu seu retorno. Depois de muito pressionar, o atacante retornou à Itália. Ao chegar, viu um cartaz colado em sua casa, avisando: “Agora basta: silêncio e vitória”.

O estrago já estava feito. Pouco antes, nas festas de fim de ano, Edmundo recebera 18 dias de folga para voltar ao Brasil. O restante do elenco tivera apenas uma semana. Mesmo assim, o Animal terminou a temporada por lá e ajudou a Fiorentina a ficar em terceiro lugar, atingindo a meta de chegar à Liga dos Campeões.

Anos depois, o Animal disse estar arrependido por sua imaturidade nos tempos de Fiorentina. E o mais incrível: o trio que se odiava totalizou 39 gols, mais de 70% do total da equipe: Batistuta marcou 21, Rui Costa, dez, e Edmundo ajudou com oito gols. Se eles se dessem bem, então…

Edmundo e Ronaldo no carnaval de 2002

Uol

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.