Rayan brilha em amistosos da Seleção, mas erros no Vasco atrapalham sequência

O jovem atacante Rayan cometeu dois erros em jogos importantes que marcam seu atual momento no Vasco da Gama.

Rayan em jogo contra o Internacional
Rayan em jogo contra o Internacional (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Aos 18 anos, Rayan teve um mês de setembro agitado como nunca havia tido desde que subiu para o profissional. Teve convocação para a seleção brasileira sub-20, gols nos amistosos realizados em São Januário, lance decisivo no clássico contra o Flamengo, mas também dois erros que marcam seu atual momento com a camisa cruz-maltina.

Depois da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras no domingo, em que um erro de passe de Rayan acabou tornando-se uma assistência para o gol de Flaco López, o técnico Rafael Paiva defendeu o jovem atacante.

– A gente errou, o Rayan teve um erro que faz parte do processo. Jogador jovem, teve um erro há pouco tempo. Sabemos como é pesado para ele, mas acho que fica como reagimos depois de mais um erro individual – disse.

O mês de setembro começou da melhor maneira para Rayan, que foi convocado para a seleção brasileira e teve a oportunidade de atuar em dois amistosos contra o México realizados em São Januário, casa do Vasco. E ele brilhou em ambos.

No primeiro, Rayan saiu do banco para reger a vitória brasileira por 2 a 1, com um gol e boas jogadas pelo lado direito de ataque. No segundo, ele marcou um dos gols da vitória por 3 a 2.

Erros atrapalham sequência

De volta ao Vasco, Rayan passou a receber mais oportunidades escalado na ponta direita porque Adson, então titular da posição, se machucou. Ele foi o autor de uma assistência importante, na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário.

Na volta, no entanto, o jovem atacante quase colocou tudo a perder: ele agrediu o lateral Esquivel no fim do primeiro tempo quando a equipe perdia por 2 a 0 e recebeu o cartão vermelho, deixando o Vasco com um a menos na Ligga Arena. O estrago só não foi maior porque Vegetti conseguiu diminuir de cabeça logo na sequência e levou a decisão para os pênaltis, onde o time se classificou.

No jogo seguinte, no clássico contra o Flamengo, Rayan começou no banco, mas entrou no segundo tempo e acabou sendo protagonista do lance que culminou no gol do empate: foi dele a arrancada desde o campo defensivo no gol de cabeça de Philippe Coutinho.

No domingo passado, Rayan voltou a receber uma chance no time titular, mas cometeu um erro que determinou a derrota fora de casa: ele recuou mal a bola e entregou nos pés de Flaco López, que só teve o trabalho de dominar e bater no canto do goleiro Léo Jardim.

– O Rayan já está acostumado com esse ambiente. É um jogador que tem experiência, é um jogador que tem muita capacidade física, é potente, tem finalização muito forte. A gente viu que ele evoluiu. Hoje ele foi infeliz mais uma vez com um erro, um erro que neste nível de jogo custa muito caro. Custou a nossa derrota. Ele tem que ser cobrado igual a qualquer um do profissional. Ele tem capacidade técnica, tática, física para suportar o jogo do profissional. Por isso ele é selecionado – afirmou Paiva depois da coletiva.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Meninas do Vasco comemorando gol
Feminino do Vasco passa por reformulação e anuncia saídas de 6 atletas

Com 6 saídas, o elenco do futebol feminino do Vasco da Gama passa por reformulação para a próxima temporada.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
 Léo Jardim chega a 106 jogos em 2 anos e se destaca no gol do Vasco

Aos 29 anos, Léo Jardim vira um dos principais jogadores do Vasco e Clube busca a renovação com o goleiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Vai comprar Coutinho? Pedrinho rompe silêncio sobre o assunto

Pedrinho admitiu que tem a intenção de estender o empréstimo de Coutinhp e revela condição para comprar o meia.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho tem trabalho mais longo do Vasco no século

Alvo do Vasco da Gama, o técnico Renato Gaúcho teve duas passagens pelo Clube e já treinou Coutinho e Alex Teixeira.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.