Posse de novos conselheiros do Vasco é cercada de polêmicas e pode parar na Justiça

Os 150 novos conselheiros do Vasco da Gama tomam posse em sessão solene nesta sexta-feira, mas o evento é cercado de polêmicas.

Jorge Salgado comemora vitória na eleição do Vasco
Jorge Salgado comemora vitória na eleição do Vasco (Foto: Divulgação/Mais Vasco)

Em sessão solene que acontecerá à partir das 19h30 de hoje (22) na sede Náutica, os 120 conselheiros eleitos de Jorge Salgado e os 30 do segundo colocado, Julio Brant, tomarão posse no Vasco. Como de praxe em todos os capítulos políticos do clube, o evento é cercado de polêmicas e indícios de judicialização.

Nesta questão específica, os problemas se deram a partir da convocação da sessão por parte do presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, apoiador do ex-candidato Leven Siano e responsável por entrar com algumas ações na Justiça tentando anular a vitória de Jorge Salgado na eleição de 14 de novembro de 2020.

Monteiro convocou o ato para o próximo dia 25, algo que gerou imediata discordância de seus opositores, que alegaram que o estatuto do clube é claro em afirmar que esta posse tem de acontecer na primeira semana da segunda quinzena de janeiro. Ou seja, tendo esta regra como base, Monteiro teria que ter feito a convocação entre os dias 16 e 22.

Presidentes da atual e da futura Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus e Otto Carvalho, respectivamente, notificaram o dirigente exigindo que ele fizesse uma retificação e alterasse a data para o dia 22. Porém, foram ignorados.

Coube então ao presidente do clube, Alexandre Campello, emitir um ofício ao vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Romay, para que o dirigente fizesse tal antecipação de data. No entanto, também não houve resposta.

Posteriormente, Campello se baseou no artigo 99 do estatuto para ele mesmo fazer a convocação para hoje, o que gerou reações por parte dos apoiadores de Leven.

Segundo ele, Jassus não tem competência para assinar a convocação junto com o Campello, assim como Otto, que, em sua visão, também não teria legitimidade para a assinatura, mesmo que já estivesse empossado no cargo de presidente da Assembleia Geral.

Boicote por parte de apoiadores de Leven

Na sessão de hoje também serão realizadas as votações para os integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal. Elas serão feitas em formato híbrido, com os conselheiros podendo optar por votar presencialmente ou de maneira on-line.

Os conselheiros apoiadores de Leven Siano, porém, promoverão um boicote e não participarão deste pleito, numa forma de embasar e fortalecer o argumento de “ato nulo” destacado por Romay.

A tendência é que este capítulo também vá parar na Justiça seja como uma ação específica ou como instrumento nos processos que ainda correm nos tribunais sobre o confuso processo eleitoral vascaíno.

Posse de Salgado na semana que vem

Seguindo o rito estatutário, uma vez que o novo presidente do Conselho Deliberativo assume o posto hoje, caberá a ele convocar a posse de Jorge Salgado e seus vice-presidentes para a semana que vem, muito provavelmente para justamente o dia 25 (segunda-feira).

Polêmicas à vista

Fonte: Uol

Leia mais sobrePolítica
5 comentários
  • Paulo Henrique de Jesus Barreto - 22 de janeiro de 2021

    Não há polêmica. Há uma revolta generalizada entre a maior parte dos torcedores e do quadro associativo. Há um desapontamento do cidadão carioca com as últimas decisões da justiça do Rio de Janeiro a respeito do pleito do clube, onde a Constituição Federal foi ferida. Há sim, um sentimento de nojo por essa turma de golpistas que manobraram uma eleição democrática em direção a uma enquete virtual, em que a empresa organizadora não ofereceu nenhuma garantia de lisura e proteção dos dados dos sócios, em que a mesa diretora não aprovou o besteirol do dia 14. O próprio presidente do clube não participou e registrou queixa em uma delicia alegando interesse e fraude por grupos que participaram da enquete (agora entrando com uma ação jurídica querendo punir os que buscam o que ele afirmava a pouco mais de um mês atrás).

    Responder
  • Jeverton - 22 de janeiro de 2021

    Eu quero que esses conselheiros vao pro quinto dos infernos bando de parasitas so afundando o time

    Responder
  • Silvio Lucio de Souza - 22 de janeiro de 2021

    Essa corja e aliados dos pilantras Roberto Monteiro e Leven , não estão preocupados com o vasco e sim com o poder nas mãos para afundar mais ainda o clube.

    Responder
  • Josemilton - 22 de janeiro de 2021

    NÃO EXISTE POLÊMICA, EXISTE É UMA QUADRILHA DENTRO DO VASCO QUE QUEREM O PODER PASSANDO POR CIMA DO ESTATUTO DO CLUBE. NÂO VAI TER GOLPE! A JUSTIÇA PREVALECERÁ! AGUARDEM! VAI DAR VASCO!

    Responder
    • Israel - 22 de janeiro de 2021

      Essa galera não pode assumir o Vasco, vai ser mais do mesmo! Leven Presidente respeitem o estatuto!

Deixe sua opinião

Últimas notícias
4 de dezembro de 2021
Vasco inaugura loja no Barra Shopping

Neste sábado o Vasco da Gama inaugurou mais uma loja oficial no Rio de Janeiro, dessa vez, no Barra Shopping.

Reportagem destaca possível interesse do Vasco em Fernando Prass

Assista à reportagem que destaca a possibilidade do ex-goleiro Fernando Prass ser contratado para o departamto de futebol do Vasco da Gama.

Frustrações e revelação! confira resumo sobre laterais do Vasco em 2021

Veja o resumo sobre as laterais do Vasco da Gama, que contou com a revelação de Riquelme e frustrações de experientes.

Guardiões da Colina protocola carta aberta com questionamentos à diretoria vascaína

Confira a carta protocolada pelo grupo Guardiões da Colina na última sexta-feira, com críticas à diretoria do Vasco da Gama.

Vasco empata em 0 x 0 com o Fluminense no 1º jogo da final do Carioca Sub-17

Com a igualdade no jogo de ida, o Vasco da Gama buscará o título Estadual sobre o Fluminense na tarde da próxima sexta-feira, nas Laranjeiras.

Castan é criticado após relembrar os 10 anos do título Brasileiro pelo Corinthians

O detalhe que rendeu mais críticas ao zagueiro Leandro Castan foi que o Corinthians levou a competição após disputa com o Vasco da Gama.

Andrey estaria acertado com o Internacional

Depois de deixar o Vasco da Gama, o volante Andrey já estaria com tudo acertado para reforçar o Internacional em 2022.

Fabio Azevedo afirma que Zé Ricardo já tem indicado reforços ao Vasco

Mesmo ainda tentando liberação no Catar, o técnico Zé Ricardo já estaria procurando reforços para o Vasco da Gama.

Assista a Vasco x Fluminense pelo jogo de ida da decisão do Carioca Sub-17

Confira agora a transmissão de Vasco da Gama x Fluminense, clássico válido pela decisão do Campeonato Carioca Sub-17.

Talles Magno publica foto de encontro com Alexandre Pássaro nos Estados Unidos

O ex-diretor executivo do Vasco da Gama, Alexandre Pássaro, está nos Estados Unidos em visita a clubes da Major League Soccer.

Veja mais notícias