Partido político move ação no STF para que Leven Siano tome posse no Vasco

O partido político Solidariedade entrou com uma ação no STF pedindo que Leven Siano tome posse da presidência do Vasco da Gama.

Leven Siano é candidato à presidência do Vasco
Leven Siano é candidato à presidência do Vasco (Foto: Felippe Rocha/Lancenet)

O Solidariedade entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal solicitando que Leven Siano tome posse como presidente do Vasco. No pedido, protocolado nesta quinta-feira, o partido questiona a decisão tomada em 17 de dezembro pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que determinou a validade da eleição virtual, realizada em 14 de novembro. Jorge Salgado foi o mais votado nesse pleito.

A informação, inicialmente, foi divulgada pelo site Jota. Posteriormente, o ge a confirmou.

O pedido do Solidariedade foi feito em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cujo número é 780, no primeiro dia após o término do recesso judiciário. O advogado Daniel Soares Alvarenga de Macedo a assina. O relator caso no STF é o ministro Dias Toffoli.

Ao solicitar que Jorge Salgado seja impedido de tomar posse, o que está previsto para ocorrer na segunda quinzena de janeiro (Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, ainda não convocou a sessão), o Solidariedade alegou haver erro na decisão do TJ do Rio. O entendimento do partido é de que houve violação dos preceitos fundamentais da autonomia privada das instituições, da anterioridade eleitoral e da segurança jurídica ao afirmar que o estatuto do clube não permite a realização do pleito online.

Por fim, o Solidariedade pede a suspensão dos efeitos da decisão da 1ª Câmara Cível do TJ carioca e, portanto, que seja respeitado o resultado do pleito do dia 7 de novembro, presencial, em São Januário, com Leven Siano como mais votado.

Foi em 17 de dezembro que a Justiça do Rio considerou válida a eleição virtual, que teve Salgado como o mais votado. No mesmo dia, Leven disse acatar o resultado. Desde então, a transição teve andamento, conforme determinação do atual presidente Alexandre Campello. Salgado, aliás, participou da decisão de demitir Ricardo Sá Pinto e contratar Vanderlei Luxemburgo.

O ge, até o momento da publicação desta reportagem, não conseguiu contato com Leven Siano.

Fonte: Globo Esporte

Leia mais sobreLeven SianoSTF
32 comentários
  • Cesar C Cardoso - 9 de janeiro de 2021

    É fato que o estatuto não permite eleições online. Também é fato que o estatuto precisa ser modernizado e atualizado. Infelizmente, enquanto existirem no Vasco discípulos do falecido Eurico Miranda o clube não crescerá pois, os mesmos só querem se servir do clube como o falecido Miranda fez. A eleição foi online fora do estatuto mas dentro do que prevê a atual pandemia, ou seja, o distanciamento social e que ressalte-se havia sido aprovada e por uma manobra de última hora foi transformada de online em presencial. E agora novo inconformismo e as velhas raposas fazendo de tudo para manter o controle e a falência do Vasco.

    Responder
  • Waldionor Monteiro Silva - 8 de janeiro de 2021

    Lamentável essa situação que todos nós torcedores estamos acompanhando, A solução que vejo é o STF cancelar as duas eleições que aconteceram, autorizar uma nova eleição para o início de fevereiro com novas chapas e novos participantes todos os membros das chapas que participaram das duas eleições canceladas ficariam de fora e aumentava o tempo do mandato para 5 anos só para esse mandato pra nova diretoria ter tempo de tirar o Vasco do caos!!!!

    Responder
  • junin - 8 de janeiro de 2021

    Pior de tudo, é a bosta da justiça anti vasco dá moral p esses vagabundos bagunçarem a vida do clube.!!

    Responder
  • Marden Góes - 8 de janeiro de 2021

    Eu acho que esses FDP estão querendo é afundar ainda mais o Vascão. Daqui a pouco essas palhaçadas começam a intervir no rendimento do time. FILHOS DA P…SE UNAM E VAMOS FAZER O GIGANTE CADA VEZ MAIOR. ESSA BRIGA NÃO LEVA NOSSO TIME A NADA, SÓ AO DESCRÉDITO PERANTE SUA TORCIDA E AO MUNDO DO FUTEBOL. PAREM PARA PENSAR, QUAL JOGADOR VAI QUERER JOGAR NUM TIME NUMA ZONA COMO A QUE VOCÊS ESTÃO COLOCANDO O VASCO. ACORDA VASCAÍNOS VAMOS LUTAR E NÃO PERMITIR A DESTRUIÇÃO DO NOSSO VASCO. Marden Góes

    Responder
  • Leandro - 8 de janeiro de 2021

    Esse siano é um calça frouxa de língua comprida e honra curta. Deixa o Vasco vem paz!

    Responder
    • Iraker - 8 de janeiro de 2021

      Olha o bot da sempre vasco

  • Iraker - 8 de janeiro de 2021

    Prestem bem atenção, sempre Vasco teve seu fundador e líder preso junto com o crivela, recentemente, o irmão desse cidadão preso, foi o que arrumou a briga que ajudou a boicotar a eleição no dia 7, pesquisem e verão que é verdade. Deixem de ser conformados, honrem o clube e briguem pelo melhor, conformismo é o início do fim.

    Responder
  • Silvio Lucio de Souza - 8 de janeiro de 2021

    Até partido politico se envolvendo nas eleiçoes do Vasco. Que essa cambada desse partido politico, cambada de safados, ladrões, voltem para Brasilia, onde já estão acostumados em saquear o povo brasileiro e deixem o vasco de lado, não precisamos de partido politico nenhum. Que o LEViano honre e cumpra com a sua palavra e que retire também esse pilantra do Roberto Monteiro do nosso Vasco, quem teria que ter morrido de Covid era ele e não o Pai.

    Responder
  • HIDELBRANDO FERNANDES DE SOUSA ALMEIDA - 8 de janeiro de 2021

    Bom dia vascaínos de coração,não aqueles bandidos que querem tomar o Vasco só para roubarem.
    É muito triste mesmo agente vê isso que está acontecendo com o Vasco,nunca tonga visto partido político entrar em justiça para ter candidato tal ou não na presidência.

    Responder
  • Claudio Vasconcelos - 8 de janeiro de 2021

    Bom dia aos que realmente fazem parte da família vascaína, fico triste e indignado com tanta falta de uma boa gestão com o nosso clube, vi o Eurico se apoderar do clube e pouco contribuir para a tão sonhada democracia vascaína, hoje colhemos frutos amargos, o clube grande como o nosso sofre hoje pela ganância de grupos que se dizem amar nossa bandeira. Ontem o PC Vasconcelos foi muito feliz em dizer: ” Quem ama cuida!!” Se quisermos deixar de ser chacota nacional, precisamos estar unidos e coesos em prol do Vasco da Gama!!?

    Responder
  • Heberson - 8 de janeiro de 2021

    Desde da aquela iniciativa do Eurico de colocar o logo do SBT na camisa do Vasco a Globo tinha largado de lado o time da COLINA. Porém, ontem quando eles noticisuara a iniciativa do Leven, nunca tinha visto a Globo elogiar tanto o serviço político do Vasco (todos sabem que até a emissora estar do lado do Salgado).

    Responder
  • Valdemir - 8 de janeiro de 2021

    Covarde, vai perder de novo na justiça, enquanto tiver um ser desse querendo uma boquinha e ganhar no tapetao não tem Vasco que vá pra frente.

    Responder
    • Rostã Farias - 8 de janeiro de 2021

      Lavai, defendendo Golpistas ? Se vc não sabe o estatuto do clube, vai aprender ele, pra ser democrático e falar menos baboseira cara

  • Tó Zé - 8 de janeiro de 2021

    Senhoras e senhores no picadeiro de de São Januário,as maiores atrações de circo nacional, são palhaços, palhacinhos e palhaços grandes também

    Responder
    • Iraker - 8 de janeiro de 2021

      Vejo alguns falando e clamando por vascaínos de coração, quem é vascaíno de coração não aceita essa situação.

  • Geovane Lima - 8 de janeiro de 2021

    Bom dia, eu torci para Leven ganhar,mas penso que o Vasco não pode ficar nessa disputa arrasadora de clube,ele disse que ia acatar a decisão do dia 17/12/2020,então que assim seja,vamos fortalecer o Vasco agora,com todos Vascainos apoiando,inclusive ele,que pra mim é um grande Vascaino.

    Responder
    • Rostã Farias - 8 de janeiro de 2021

      Que disputa arrasadora ? O que ta arrasando o Vasco é essas administrações amadoras e fajutas, o cara vem lavar dinheiro em SJ e vocês não falam nada, o cara ganhou como diz o estatuto, como manda a constituição, quem está de bravata é O Golpello e Salgadinho, pq vc dizer que o Vasco não tem solução é não ter criatividade, não ter projeto, isso é feio ta ganhando o que pra comentar asneira ?

  • JULIANO PIERRE CAIRES DE SOUZA - 8 de janeiro de 2021

    Fico impressionado com a falta de coragem do Leven, colocar uma outra pessoa para engressar com uma ação judicial em seu nome. Eu não gosto do Campello, mas o Leven não está ajudando em nada o Vasco, só jogando na lama…. porque não colocou a porcaria da chapa à época, agora está fazendo o mesmo jogo sujo que seu Euvirus.

    Responder
  • NEWTON AVELINO - 8 de janeiro de 2021

    Só uma pergunta: Aonde fica a JUSTIÇA DESPORTIVA nisso tudo? JUSTIÇA desportiva ou JUSTIÇA comum? A Fifa pode punir o Vasco?

    Responder
  • 1123 - 7 de janeiro de 2021

    Vcs que comentaram sao incompetente.
    Salgado e ladrão
    Anda com político mais procurados da Pf

    Responder
  • Lima - 7 de janeiro de 2021

    É preciso muita atenção para o que está acontecendo no Vasco. É preciso muito cuidado com os interesses obscuros por trás dessa intervenção partidária na política do clube, disfarçados de boa intenção e de defesa dos associados. O Vasco é um time das massas e estão querendo manobrar essa massa vascaína com interesses que não serão os esportivos. Não existem santos na política e nada é de graça nesse mundo e no fim, alguém sempre paga a conta. E qual será o preço? Pelo visto, teremos que esperar (ou PAGAR) para ver como isso vai terminar. Boa Sorte ao GIGANTE.

    Responder
  • Osvaldo Silva da Cruz - 7 de janeiro de 2021

    Dá vontade de pular fora, time desorganizado, todo mundo quer arrumar, será que não sobra nada p mim não?

    Responder
  • Israel - 7 de janeiro de 2021

    #levenpresidente

    Responder
    • Raimundo Vicente - 7 de janeiro de 2021

      Que assim seja!
      O estatuto tem que ser respeitado e o direito do sócio torcedor tem que valer.
      Querem levar na mão grande como na eleição anterior.
      Boa sorte presidente leven siano

  • Valter José - 7 de janeiro de 2021

    Mais uma pergunta,quem foi que colocou o Campello na presidência,passou a perna no Brand?Lembra?Roberto Monteiro e Eurico.Quem está do lado do Leven?Raciocina

    Responder
  • Valter José - 7 de janeiro de 2021

    Amaury e Vinícius,vocês são vascaínos mesmo?

    Responder
    • Vinícius Santiago - 7 de janeiro de 2021

      Eu que te pergunto se vc e vascaíno, Salgado continuação de Campello,vive comendo juros do Vasco,mais três anos de chacota….vc e mulambo na boa,Eu quero o melhor para o Vasco e hoje o Leven e o melhor para o Vasco.
      Vcs roxinhos e amarelinho vão sair do Vasco pelo esgoto.

  • Heberson - 7 de janeiro de 2021

    Mais uma vez querendo fazer algazarra na política do Vasco, mas quem NÃO sabe que está bizarice em nada dará.

    Responder
  • Valter José - 7 de janeiro de 2021

    Este partido sabem quem é o presidente Paulinho da Força,puto de um ladrao.Leven só anda com bandido

    Responder
    • Amaury Pires - 7 de janeiro de 2021

      Tomar no cu cara…
      Larga de ser cuzao…
      Pelo menos não faz parte da máfia q rouba o Vasco…
      Agora Salgado faz…
      Ladrão safado…
      Envia Salgado no seu cu

    • Vinícius Santiago - 7 de janeiro de 2021

      Chora não roxinho a brincadeira só estar começando,quem e vc para falar de ladrão,o estatuto do Vasco e soberano…vai dar Leven,agora o problema já estar em Brasília…pede ajuda ao Mussa.
      Já deu Vasco ?

    • Ailton Ferreira - 7 de janeiro de 2021

      O safado disse que não ia recorrer e agora botou os amigos pra recorrer no lugar dele. Que interesse que um partido político tem com a eleição do Vasco? É de lascar bicho.

Deixe sua opinião

Últimas notícias
27 de novembro de 2021
Léo Jabá revela vontade de volta ao Vasco: ‘Para marcar meu nome na história’

De saída após de uma temporada negativa, o atacante Léo Jabá mostrou carinho pelo Vasco da Gama e espera voltar um dia.

Luxemburgo descarta interesse em Cano para o Cruzeiro

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo garantiu que o atacante do Vasco da Gama, Germán Cano, não está nos planos da Raposa.

Ex-Vasco, Rogério Corrêa viveu drama com a Covid-19 e a morte do pai

Campeão carioca em 2003 com o Vasco da Gama, Rogério Corrêa descobriu a morte do pai por Covid após ser extubado.

26 de novembro de 2021
Vasco tenta vitória na última rodada para amenizar vexame na Série B

Sem conquistar o acesso para à elite, Vasco da Gama faz último jogo da Série B neste domingo contra o Londrina.

Kauan Kelvin, do Sub-15, assina contrato de formação com o Vasco até 2024

O atacante Kauan Kelvin, da equipe Sub-15, assinou contrato de formação com o Vasco da Gama até novembro de 2024.

GB comenta classificação sobre o Flamengo e possibilidade de encarar o Fluminense

O atacante GB balançou as redes na vitória sobre o Flamengo que levou o Vasco da Gama à final do Campeonato Carioca Sub-17

Torcida aciona Caito Maia, que ‘passa’ missão de ajudar o Vasco para Carol e Camila

O ‘shark’ Caito Maia, fundador da Chilli Beans, garantiu confiança em Carol Paiffer e Camila Farani na busca de ajuda para o Vasco da Gama.

Morato deve ser emprestado novamente pelo Red Bull Bragantino

Possivelmente fora do Vasco da Gama, o atacante Morato está fora dos planos do Red Bull Bragantino e deve ser emprestado novamente.

Carol Paiffer se diz animada ao comentar sua ida a São Januário

Carol Paiffer falou sobre sua visita ao Estádio de Sâo Januário nesta sexta-feira, onde se reuniu com dirigentes do Vasco da Gama.

Carol Paiffer se reúne com dirigentes do Vasco em São Januário

Após se colocar à disposição para ajudar o Vasco da Gama, Carol Paiffer visitou São Januário para conhecer mais sobre o Clube.

Veja mais notícias