Partido político move ação no STF para que Leven Siano tome posse no Vasco

O partido político Solidariedade entrou com uma ação no STF pedindo que Leven Siano tome posse da presidência do Vasco da Gama.

Leven Siano é candidato à presidência do Vasco
Leven Siano é candidato à presidência do Vasco (Foto: Felippe Rocha/Lancenet)

O Solidariedade entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal solicitando que Leven Siano tome posse como presidente do Vasco. No pedido, protocolado nesta quinta-feira, o partido questiona a decisão tomada em 17 de dezembro pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que determinou a validade da eleição virtual, realizada em 14 de novembro. Jorge Salgado foi o mais votado nesse pleito.

A informação, inicialmente, foi divulgada pelo site Jota. Posteriormente, o ge a confirmou.

O pedido do Solidariedade foi feito em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cujo número é 780, no primeiro dia após o término do recesso judiciário. O advogado Daniel Soares Alvarenga de Macedo a assina. O relator caso no STF é o ministro Dias Toffoli.

Ao solicitar que Jorge Salgado seja impedido de tomar posse, o que está previsto para ocorrer na segunda quinzena de janeiro (Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, ainda não convocou a sessão), o Solidariedade alegou haver erro na decisão do TJ do Rio. O entendimento do partido é de que houve violação dos preceitos fundamentais da autonomia privada das instituições, da anterioridade eleitoral e da segurança jurídica ao afirmar que o estatuto do clube não permite a realização do pleito online.

Por fim, o Solidariedade pede a suspensão dos efeitos da decisão da 1ª Câmara Cível do TJ carioca e, portanto, que seja respeitado o resultado do pleito do dia 7 de novembro, presencial, em São Januário, com Leven Siano como mais votado.

Foi em 17 de dezembro que a Justiça do Rio considerou válida a eleição virtual, que teve Salgado como o mais votado. No mesmo dia, Leven disse acatar o resultado. Desde então, a transição teve andamento, conforme determinação do atual presidente Alexandre Campello. Salgado, aliás, participou da decisão de demitir Ricardo Sá Pinto e contratar Vanderlei Luxemburgo.

O ge, até o momento da publicação desta reportagem, não conseguiu contato com Leven Siano.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Leven SianoSTF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
32 comentários
  • Responder

    É fato que o estatuto não permite eleições online. Também é fato que o estatuto precisa ser modernizado e atualizado. Infelizmente, enquanto existirem no Vasco discípulos do falecido Eurico Miranda o clube não crescerá pois, os mesmos só querem se servir do clube como o falecido Miranda fez. A eleição foi online fora do estatuto mas dentro do que prevê a atual pandemia, ou seja, o distanciamento social e que ressalte-se havia sido aprovada e por uma manobra de última hora foi transformada de online em presencial. E agora novo inconformismo e as velhas raposas fazendo de tudo para manter o controle e a falência do Vasco.

  • Responder

    Lamentável essa situação que todos nós torcedores estamos acompanhando, A solução que vejo é o STF cancelar as duas eleições que aconteceram, autorizar uma nova eleição para o início de fevereiro com novas chapas e novos participantes todos os membros das chapas que participaram das duas eleições canceladas ficariam de fora e aumentava o tempo do mandato para 5 anos só para esse mandato pra nova diretoria ter tempo de tirar o Vasco do caos!!!!

  • Responder

    Pior de tudo, é a bosta da justiça anti vasco dá moral p esses vagabundos bagunçarem a vida do clube.!!

  • Responder

    Eu acho que esses FDP estão querendo é afundar ainda mais o Vascão. Daqui a pouco essas palhaçadas começam a intervir no rendimento do time. FILHOS DA P…SE UNAM E VAMOS FAZER O GIGANTE CADA VEZ MAIOR. ESSA BRIGA NÃO LEVA NOSSO TIME A NADA, SÓ AO DESCRÉDITO PERANTE SUA TORCIDA E AO MUNDO DO FUTEBOL. PAREM PARA PENSAR, QUAL JOGADOR VAI QUERER JOGAR NUM TIME NUMA ZONA COMO A QUE VOCÊS ESTÃO COLOCANDO O VASCO. ACORDA VASCAÍNOS VAMOS LUTAR E NÃO PERMITIR A DESTRUIÇÃO DO NOSSO VASCO. Marden Góes

  • Responder

    Esse siano é um calça frouxa de língua comprida e honra curta. Deixa o Vasco vem paz!

    • Olha o bot da sempre vasco

  • Responder

    Prestem bem atenção, sempre Vasco teve seu fundador e líder preso junto com o crivela, recentemente, o irmão desse cidadão preso, foi o que arrumou a briga que ajudou a boicotar a eleição no dia 7, pesquisem e verão que é verdade. Deixem de ser conformados, honrem o clube e briguem pelo melhor, conformismo é o início do fim.

  • Responder

    Até partido politico se envolvendo nas eleiçoes do Vasco. Que essa cambada desse partido politico, cambada de safados, ladrões, voltem para Brasilia, onde já estão acostumados em saquear o povo brasileiro e deixem o vasco de lado, não precisamos de partido politico nenhum. Que o LEViano honre e cumpra com a sua palavra e que retire também esse pilantra do Roberto Monteiro do nosso Vasco, quem teria que ter morrido de Covid era ele e não o Pai.

  • Responder

    Bom dia vascaínos de coração,não aqueles bandidos que querem tomar o Vasco só para roubarem.
    É muito triste mesmo agente vê isso que está acontecendo com o Vasco,nunca tonga visto partido político entrar em justiça para ter candidato tal ou não na presidência.

  • Responder

    Bom dia aos que realmente fazem parte da família vascaína, fico triste e indignado com tanta falta de uma boa gestão com o nosso clube, vi o Eurico se apoderar do clube e pouco contribuir para a tão sonhada democracia vascaína, hoje colhemos frutos amargos, o clube grande como o nosso sofre hoje pela ganância de grupos que se dizem amar nossa bandeira. Ontem o PC Vasconcelos foi muito feliz em dizer: ” Quem ama cuida!!” Se quisermos deixar de ser chacota nacional, precisamos estar unidos e coesos em prol do Vasco da Gama!!?

  • Responder

    Desde da aquela iniciativa do Eurico de colocar o logo do SBT na camisa do Vasco a Globo tinha largado de lado o time da COLINA. Porém, ontem quando eles noticisuara a iniciativa do Leven, nunca tinha visto a Globo elogiar tanto o serviço político do Vasco (todos sabem que até a emissora estar do lado do Salgado).

  • Responder

    Covarde, vai perder de novo na justiça, enquanto tiver um ser desse querendo uma boquinha e ganhar no tapetao não tem Vasco que vá pra frente.

    • Lavai, defendendo Golpistas ? Se vc não sabe o estatuto do clube, vai aprender ele, pra ser democrático e falar menos baboseira cara

  • Responder

    Senhoras e senhores no picadeiro de de São Januário,as maiores atrações de circo nacional, são palhaços, palhacinhos e palhaços grandes também

    • Vejo alguns falando e clamando por vascaínos de coração, quem é vascaíno de coração não aceita essa situação.

  • Responder

    Bom dia, eu torci para Leven ganhar,mas penso que o Vasco não pode ficar nessa disputa arrasadora de clube,ele disse que ia acatar a decisão do dia 17/12/2020,então que assim seja,vamos fortalecer o Vasco agora,com todos Vascainos apoiando,inclusive ele,que pra mim é um grande Vascaino.

    • Que disputa arrasadora ? O que ta arrasando o Vasco é essas administrações amadoras e fajutas, o cara vem lavar dinheiro em SJ e vocês não falam nada, o cara ganhou como diz o estatuto, como manda a constituição, quem está de bravata é O Golpello e Salgadinho, pq vc dizer que o Vasco não tem solução é não ter criatividade, não ter projeto, isso é feio ta ganhando o que pra comentar asneira ?

  • Responder

    Fico impressionado com a falta de coragem do Leven, colocar uma outra pessoa para engressar com uma ação judicial em seu nome. Eu não gosto do Campello, mas o Leven não está ajudando em nada o Vasco, só jogando na lama…. porque não colocou a porcaria da chapa à época, agora está fazendo o mesmo jogo sujo que seu Euvirus.

  • Responder

    Só uma pergunta: Aonde fica a JUSTIÇA DESPORTIVA nisso tudo? JUSTIÇA desportiva ou JUSTIÇA comum? A Fifa pode punir o Vasco?

  • Responder

    Vcs que comentaram sao incompetente.
    Salgado e ladrão
    Anda com político mais procurados da Pf

  • Responder

    É preciso muita atenção para o que está acontecendo no Vasco. É preciso muito cuidado com os interesses obscuros por trás dessa intervenção partidária na política do clube, disfarçados de boa intenção e de defesa dos associados. O Vasco é um time das massas e estão querendo manobrar essa massa vascaína com interesses que não serão os esportivos. Não existem santos na política e nada é de graça nesse mundo e no fim, alguém sempre paga a conta. E qual será o preço? Pelo visto, teremos que esperar (ou PAGAR) para ver como isso vai terminar. Boa Sorte ao GIGANTE.

  • Responder

    Dá vontade de pular fora, time desorganizado, todo mundo quer arrumar, será que não sobra nada p mim não?

  • Responder

    #levenpresidente

    • Que assim seja!
      O estatuto tem que ser respeitado e o direito do sócio torcedor tem que valer.
      Querem levar na mão grande como na eleição anterior.
      Boa sorte presidente leven siano

  • Responder

    Mais uma pergunta,quem foi que colocou o Campello na presidência,passou a perna no Brand?Lembra?Roberto Monteiro e Eurico.Quem está do lado do Leven?Raciocina

  • Responder

    Amaury e Vinícius,vocês são vascaínos mesmo?

    • Eu que te pergunto se vc e vascaíno, Salgado continuação de Campello,vive comendo juros do Vasco,mais três anos de chacota….vc e mulambo na boa,Eu quero o melhor para o Vasco e hoje o Leven e o melhor para o Vasco.
      Vcs roxinhos e amarelinho vão sair do Vasco pelo esgoto.

  • Responder

    Mais uma vez querendo fazer algazarra na política do Vasco, mas quem NÃO sabe que está bizarice em nada dará.

  • Responder

    Este partido sabem quem é o presidente Paulinho da Força,puto de um ladrao.Leven só anda com bandido

    • Tomar no cu cara…
      Larga de ser cuzao…
      Pelo menos não faz parte da máfia q rouba o Vasco…
      Agora Salgado faz…
      Ladrão safado…
      Envia Salgado no seu cu

    • Chora não roxinho a brincadeira só estar começando,quem e vc para falar de ladrão,o estatuto do Vasco e soberano…vai dar Leven,agora o problema já estar em Brasília…pede ajuda ao Mussa.
      Já deu Vasco ?

    • O safado disse que não ia recorrer e agora botou os amigos pra recorrer no lugar dele. Que interesse que um partido político tem com a eleição do Vasco? É de lascar bicho.

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.