Opinião: Vasco pode, sim, pensar em Libertadores

O Vasco da Gama se livrou do rebaixamento e tem pequena possibilidade de conseguir uma vaga à pré-Libertadores em 2020.

Pelo que o Vasco vem jogando, especialmente pela qualidade do jogo que fez frente real ao poderoso Flamengo, não há qualquer hipótese de o time ser rebaixado. Mas cada vez mais é possível projetar uma possibilidade - ainda pequena - de ir à pré-Libertadores em 2020. Vamos lá: hoje, com o Athletico-PR garantido nela e mantendo a posição no Brasileiro, o G-7 vai levar à competição. Se o Flamengo vencer a edição 2019, os classificados passam a ser os do G-8. Hoje, o Vasco está a 6 pontos do oitavo colocado (duas vitórias, é verdade que em escassos cinco jogos). Os concorrentes fora do G-8 são Goiás e Bahia. E o Vasco precisa secar Internacional e Corinthians (os que estão mais abaixo, e os que inspiram menos confiança em campo - o São Paulo não anda empolgando, mas está com pontuação muito alta em relação ao Vasco).

Agora, o que o Vasco tem pela frente, que não é fácil, mas é possível. O time terá em São Januário Goiás, Cruzeiro e Chapecoense. E sai para Bahia e, o mais difícil, São Paulo. Apenas para se ter um parâmetro, no Brasileirão 2018, o oitavo colocado foi o Cruzeiro com 53 pontos. Se essa pontuação valer para este ano, o time de Luxemburgo poderia, por exemplo, vencer os três jogos em casa e empatar um fora. Pode não ser suficiente em 2019, pode sobrar, o tempo dirá. Se o time jogar no limite e vencer os cinco jogos chega a 58 pontos, e seria praticamente impossível, com esse número, não estar entre os 7 melhores. E essa tabela é, de certo modo, inspiradora.

A inegável evolução que Vanderlei Luxemburgo conseguiu: o Vasco saiu de a) risco sério de rebaixamento; para b) risco reduzido de rebaixamento; para c) sem risco de rebaixamento; e para o nível de hoje d) chance pequena de pré-Libertadores. O trabalho de Luxa, a partir de agora, é levar o nível de mobilização, de foco, de empenho, de qualidade de estratégia para os cinco jogos que faltam - onde não haverá o fator Flamengo de motivação extra.

Leia mais sobre: Libertadores, Campeonato Brasileiro

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »