Opinião: um clássico que serviu como alerta para o Vasco

O resultado no clássico do último sábado mostrou a grande disparidade em relação aos momentos que vivem Vasco e Flamengo.

Se diz muito que os momentos ruins, apesar de serem doloridos, servem como importantes aprendizados para levar por toda a vida. Com eles, se ganha experiência e força para seguir em frente e tentar fazer diferente no futuro, o que serve para o Vasco da Gama após a goleada sofrida para o Flamengo.

Faz tempo que se percebe a disparidade administrativa, que logo se tornou um abismo financeiro entre Vasco e Flamengo. Até pouco tempo, o Cruzmaltino ainda conseguia, pelo menos em campo, se igualar ao rival e ser competitivo nos clássicos. Porém, a situação veio mudando ao longo dos últimos anos, e ficou preocupante agora em 2019.

Lembra qual foi a última vitória do Vasco no clássico? Pois bem, ela aconteceu em abril de 2016, na semifinal do Carioca, onde o Cruzmaltino superou o Flamengo por 2x0, na Arena da Amazônia. Naquela partida, o Gigante da Colina chegava a uma invencibilidade de nove jogos contra o Rubro-Negro.

Tudo começou a mudar em fevereiro de 2017, quando o Flamengo venceu o Vasco por 1x0, em Volta Redonda, pelo Carioca, assim quebrando a longa invencibilidade vascaína no clássico. Desde então, o jogo virou: o Cruzmaltino agora amarga um jejum de 13 partidas sem vencer o Rubro-Negro.

Últimos clássicos entre Vasco x Flamengo:

Vasco 0x1 Flamengo – 2017

Vasco 2x2 Flamengo – 2017

Vasco 0x0 Flamengo – 2017

Vasco 0x1 Flamengo – 2017

Vasco 0x0 Flamengo – 2017

Vasco 0x0 Flamengo – 2018

Vasco 1x1 Flamengo – 2018

Vasco 1x1 Flamengo – 2018

Vasco 1x1 Flamengo – 2019

Vasco 1x1 Flamengo – 2019

Vasco 0x2 Flamengo – 2019

Vasco 0x2 Flamengo – 2019

Vasco 1x4 Flamengo – 2019

Analisando as 13 partidas, nota-se que foram, em sua grande maioria, empates. Porém, o que se tornou uma preocupação mesmo foram os três últimos confrontos, porque foram partidas onde o Vasco se mostrou bastante inferior ao Flamengo em campo, sendo duas na decisão do Carioca, e uma, que motivou este texto, agora no Campeonato Brasileiro.

As duas partidas da decisão do Carioca já anunciava a tragédia que estava por vir. Como dito, o Vasco foi facilmente superado pelo Flamengo, que venceu os jogos por 2x0, onde os resultados acabaram saindo barato para o Cruzmaltino pelo o que se viu nos 90 minutos. Então, chegou o clássico no Mané Garrincha, e outra vez o rival conseguiu se impor, desta vez, aplicando uma goleada de 4x1.

Pode-se argumentar que o Vasco estava desfalcado e que Vanderlei Luxemburgo errou na escalação, mas o resultado dificilmente seria diferente. A diferença entre os elencos é muito grande, algo que foi bastante notável na partida. Sim, futebol é 11 contra 11, tudo pode acontecer, ainda mais se tratando de um clássico, mas nada acontece por acaso. É melhor o vascaíno guardar o resultado do último sábado (17) na memória para que sirva de um alerta em relação ao futuro.

O Vasco, porém, não vem se mostrando bom em aprender com os erros. Depois de três rebaixamentos, continua fazendo um planejamento que pode se chamar de ridículo para o futebol, o que se torna uma bola de neve somado com a delicada situação financeiro do Clube. Contratações que não rendem e que, em grande parte, são caras. Até quando? É hora de aprender!

Leia mais sobre: Vasco x Flamengo, Notícias Exclusivas, Opinião

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »