Opinião: Lisca chegou, mas não pode ser o único

O Vasco da Gama precisa melhorar se não quiser ficar mais um ano na Série B, e apenas a mudança de técnico não vai resolver os problemas.

Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre
Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre

Marcelo Cabo se foi e Lisca chegou. O Vasco da Gama realizou a primeira e única troca de técnico permitida na Série B, seguindo a nova regra. Se o problema era o comandante, a solução chegou, certo? Ainda mais se considerar que o substituto conta com grande aprovação da massa vascaína.

A escolha por Lisca foi coerente considerando as opções disponíveis, e o histórico recente do técnico, que ano passado conseguiu o acesso com o América-MG. Com isso, as esperanças de um Vasco melhor na Série B estão renovados. Entretanto, a mudança no comando não pode ser a única iniciativa da diretoria.

O motivo é simples: o elenco é limitado. O comprometimento, considerando o que se vê nas partidas, existe, mas o rendimento em si não será melhorado à medida que a torcida espera apenas com o trabalho do Lisca. Claro que a expectativa é de sinais positivos, mais organização, mas o técnico não é milagreiro.

Embora pinte-se, em muitos lugares, que o Vasco tem o melhor elenco da Série B, não adianta nada se levar em conta apenas o que um jogador rendeu no passado. Marquinhos Gabriel, por exemplo, teve o seu auge em 2015, no Santos, mas está em declínio técnico desde então. Pode até se destacar em números, mas quem vê os jogos sabe o quão fica sumido em campo.

O elenco não é ruim, mas o nome precisa fazer valer. Por isso, é necessário que o Vasco reforce algumas posições, destaque para zaga, volante defensivo, meia de criação e, talvez, alguém para fazer companhia a Germán Cano no ataque. Porém, é utópico pensar que o Cruzmaltino traga muitos jogadores, pela crise financeira, mas um ou dois, mais qualificados, será essencial.

Mais sobre:Lisca
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Se for pra trazer caras que não conseguem jogar, como Rômulo e Michel ou que não consegue se encaixar, tipo o Sarrafiore, fica difícil. As contratações tem que ser certeiras, chegar para jogar e botar pressão nos outros. O Vasco não tem mais espaço e nem tempo para amadorismo, pois isso só rende atrito com a torcida e perda financeira.

  • Responder

    Concordo com as colocações de que não adianta só trazer o Lisca, precisa também contratar esses jogadores para as posições carentes conforme listado, porém, e muito importante o trabalho do treinador para dar um padrão de jogo, dar futebol coletivo com intensidade e ter um time titular. Juninho tem que deixar de ser preguiçoso e começar a correr, marcar. Só com bola no pé não dá pra jogar. Alguns garotos utilizados pelo ex treinador ainda não estão prontos para figurar no elenco e ter a responsabilidade de resolver tecnicamente. Entram e não acrescento nada. Lisca tem que rever alguns casos. Treinador chegou e com ele tem que vir reforços.

Comente

Veja também
Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.

Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF
Presidente da CBF descarta paralisar o Brasileiro

Após pedido da ANAF e apoio da CPI das Apostas Esportivas para a paralisação do Brasileirão, presidente da CBF descarta.