Opinião: Lisca chegou, mas não pode ser o único

O Vasco da Gama precisa melhorar se não quiser ficar mais um ano na Série B, e apenas a mudança de técnico não vai resolver os problemas.

Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre
Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre

Marcelo Cabo se foi e Lisca chegou. O Vasco da Gama realizou a primeira e única troca de técnico permitida na Série B, seguindo a nova regra. Se o problema era o comandante, a solução chegou, certo? Ainda mais se considerar que o substituto conta com grande aprovação da massa vascaína.

A escolha por Lisca foi coerente considerando as opções disponíveis, e o histórico recente do técnico, que ano passado conseguiu o acesso com o América-MG. Com isso, as esperanças de um Vasco melhor na Série B estão renovados. Entretanto, a mudança no comando não pode ser a única iniciativa da diretoria.

O motivo é simples: o elenco é limitado. O comprometimento, considerando o que se vê nas partidas, existe, mas o rendimento em si não será melhorado à medida que a torcida espera apenas com o trabalho do Lisca. Claro que a expectativa é de sinais positivos, mais organização, mas o técnico não é milagreiro.

Embora pinte-se, em muitos lugares, que o Vasco tem o melhor elenco da Série B, não adianta nada se levar em conta apenas o que um jogador rendeu no passado. Marquinhos Gabriel, por exemplo, teve o seu auge em 2015, no Santos, mas está em declínio técnico desde então. Pode até se destacar em números, mas quem vê os jogos sabe o quão fica sumido em campo.

O elenco não é ruim, mas o nome precisa fazer valer. Por isso, é necessário que o Vasco reforce algumas posições, destaque para zaga, volante defensivo, meia de criação e, talvez, alguém para fazer companhia a Germán Cano no ataque. Porém, é utópico pensar que o Cruzmaltino traga muitos jogadores, pela crise financeira, mas um ou dois, mais qualificados, será essencial.

Leia mais sobreLisca
2 comentários
  • Lima - 21 de julho de 2021

    Se for pra trazer caras que não conseguem jogar, como Rômulo e Michel ou que não consegue se encaixar, tipo o Sarrafiore, fica difícil. As contratações tem que ser certeiras, chegar para jogar e botar pressão nos outros. O Vasco não tem mais espaço e nem tempo para amadorismo, pois isso só rende atrito com a torcida e perda financeira.

    Responder
  • Luiz Carlos - 21 de julho de 2021

    Concordo com as colocações de que não adianta só trazer o Lisca, precisa também contratar esses jogadores para as posições carentes conforme listado, porém, e muito importante o trabalho do treinador para dar um padrão de jogo, dar futebol coletivo com intensidade e ter um time titular. Juninho tem que deixar de ser preguiçoso e começar a correr, marcar. Só com bola no pé não dá pra jogar. Alguns garotos utilizados pelo ex treinador ainda não estão prontos para figurar no elenco e ter a responsabilidade de resolver tecnicamente. Entram e não acrescento nada. Lisca tem que rever alguns casos. Treinador chegou e com ele tem que vir reforços.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
19 de janeiro de 2022
Vasco deve gastar quase R$ 45 milhões com o futebol em 2022

Desse total, são R$ 37,3 milhões destinados ao elenco do Vasco da Gama, e o restante para comissão técnica e funcionários administrativos.

Há 20 anos, camisa 11 era aposentada pelo Vasco em homenagem a Romário

Decisão de homenagear Romário aconteceu em 19 de janeiro de 2002 e partiu do então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda.

Contratos de Conceição, Yuri Lara e Bruno Nazário são registrados no BID da CBF

Com isso, os 3 atletas, que devem ser titulares ao longo da temporada, já estão oficialmente aptos a atuar pelo Vasco da Gama.

Vasco realizará nesta sexta debate sobre a possível implantação da SAF no Clube

Debate terá início às 10h30min e contará com a presença do 2º VP Geral do Vasco da Gama, Duque Estrada, e do VP Jurídico, Zeca Bulhões.

Veja a chegada de Getúlio ao CT Moacyr Barbosa

Confira o momento em que Getúlio chegou ao CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira, para assinar com o Vasco da Gama.

Vasco acerta contratação de Getúlio; atacante esteve no CT Moacyr Barbosa

Getúlio esteve no CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira para realizar exames e posteriormente ser anunciado como reforço do Vasco da Gama.

Matheus Barbosa é apresentado oficialmente pelo Vasco

O meio-campista Matheus Barbosa foi apresentado oficialmente pelo Vasco da Gama nesta quarta-feira, com transmissão da Vasco TV.

Weverton é registrado no BID da CBF e já pode estrear pelo Vasco

Weverton, reforço do Vasco da Gama para a temporada 2022, teve seu registro publicado nesta quarta-feira no BID da CBF.

Assista à apresentação de Matheus Barbosa

Assista à apresentação do volante Matheus Barbosa, que chega para reforçar o Vasco da Gama na temporada 2022.

Saiba mais sobre o possível interesse do grupo 777 Partners em comprar o Vasco

O grupo 777 Partners demonstrou interesse na compra do Vasco da Gama, porém ainda não há negociações em andamento.

Veja mais notícias