Opinião: Lisca chegou, mas não pode ser o único

O Vasco da Gama precisa melhorar se não quiser ficar mais um ano na Série B, e apenas a mudança de técnico não vai resolver os problemas.

Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre
Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre

Marcelo Cabo se foi e Lisca chegou. O Vasco da Gama realizou a primeira e única troca de técnico permitida na Série B, seguindo a nova regra. Se o problema era o comandante, a solução chegou, certo? Ainda mais se considerar que o substituto conta com grande aprovação da massa vascaína.

A escolha por Lisca foi coerente considerando as opções disponíveis, e o histórico recente do técnico, que ano passado conseguiu o acesso com o América-MG. Com isso, as esperanças de um Vasco melhor na Série B estão renovados. Entretanto, a mudança no comando não pode ser a única iniciativa da diretoria.

O motivo é simples: o elenco é limitado. O comprometimento, considerando o que se vê nas partidas, existe, mas o rendimento em si não será melhorado à medida que a torcida espera apenas com o trabalho do Lisca. Claro que a expectativa é de sinais positivos, mais organização, mas o técnico não é milagreiro.

Embora pinte-se, em muitos lugares, que o Vasco tem o melhor elenco da Série B, não adianta nada se levar em conta apenas o que um jogador rendeu no passado. Marquinhos Gabriel, por exemplo, teve o seu auge em 2015, no Santos, mas está em declínio técnico desde então. Pode até se destacar em números, mas quem vê os jogos sabe o quão fica sumido em campo.

O elenco não é ruim, mas o nome precisa fazer valer. Por isso, é necessário que o Vasco reforce algumas posições, destaque para zaga, volante defensivo, meia de criação e, talvez, alguém para fazer companhia a Germán Cano no ataque. Porém, é utópico pensar que o Cruzmaltino traga muitos jogadores, pela crise financeira, mas um ou dois, mais qualificados, será essencial.

Leia mais sobreLisca
2 comentários
  • Lima - 21 de julho de 2021

    Se for pra trazer caras que não conseguem jogar, como Rômulo e Michel ou que não consegue se encaixar, tipo o Sarrafiore, fica difícil. As contratações tem que ser certeiras, chegar para jogar e botar pressão nos outros. O Vasco não tem mais espaço e nem tempo para amadorismo, pois isso só rende atrito com a torcida e perda financeira.

    Responder
  • Luiz Carlos - 21 de julho de 2021

    Concordo com as colocações de que não adianta só trazer o Lisca, precisa também contratar esses jogadores para as posições carentes conforme listado, porém, e muito importante o trabalho do treinador para dar um padrão de jogo, dar futebol coletivo com intensidade e ter um time titular. Juninho tem que deixar de ser preguiçoso e começar a correr, marcar. Só com bola no pé não dá pra jogar. Alguns garotos utilizados pelo ex treinador ainda não estão prontos para figurar no elenco e ter a responsabilidade de resolver tecnicamente. Entram e não acrescento nada. Lisca tem que rever alguns casos. Treinador chegou e com ele tem que vir reforços.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
3 de agosto de 2021
Pintura em homenagem a Barbosa em São Januário está em andamento; veja fotos

Trabalho é idealizado pelo projeto Negro Muro; pintura fica atrás de um dos gols do estádio do Vasco da Gama, próximo à piscina.

Vasco parabeniza Martine Grael e Kahena Kunze pelo ouro olímpico na vela em Tóquio

Velejadoras Martine Grael e Karine Kunze conquistaram nesta terça-feira (02) a 3ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Henríquez diz que Vasco é sua 2ª casa: ‘Tenho muito orgulho de ter jogado no Clube’

Atualmente com 32 anos e atuando no futebol de Israel, zagueiro colombiano Oswaldo Henríquez deixou o Vasco da Gama após o término de 2019.

2 de agosto de 2021
Dinamite acredita em classificação do Vasco contra o SP: ‘Tem que ter muita vontade’

Grande ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite destaca a necessidade de haver vontade, aplicação e determinação contra o São Paulo.

Marcos Veras recebe presentes do Vasco: ‘Quem disse que não me dá alegrias?’

O ator e humorista Marcos Veras recebeu um kit com presentes especiais do Vasco da Gama após participação no GiganteCast.

Léo Jabá comemora aniversário com toda a sua família trajada de Vasco; veja fotos

Atacante Léo Jabá completou 23 anos nesta segunda (02) e fez questão de celebrar com seus familiares vestidos de Vasco da Gama.

Olho no rival! Escalação do São Paulo contra o Vasco

Confira a escalação do São Paulo para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Pimentinha relembra emoção com chamado para Seleção Sub-20: ‘Sensação incrível’

A atacante do Vasco da Gama, Nayra Pimentinha, ainda revelou o sonho de jogar pela Seleção Principal e de criar um projeto social no Pará.

Confira a agenda de jogos das categorias de base nesta semana

A garotada do Vasco da Gama tem agenda cheia de compromissos nesta semana com jogos em várias categorias e competições.

Vasco TV mostra trechos do treino desta segunda-feira

Confira agora a atividade do Vasco da Gama na manhã desta segunda-feira, começando a preparação para enfrentar o São Paulo.

Veja mais notícias