Opinião: Lisca chegou, mas não pode ser o único

O Vasco da Gama precisa melhorar se não quiser ficar mais um ano na Série B, e apenas a mudança de técnico não vai resolver os problemas.

Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre
Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre

Marcelo Cabo se foi e Lisca chegou. O Vasco da Gama realizou a primeira e única troca de técnico permitida na Série B, seguindo a nova regra. Se o problema era o comandante, a solução chegou, certo? Ainda mais se considerar que o substituto conta com grande aprovação da massa vascaína.

A escolha por Lisca foi coerente considerando as opções disponíveis, e o histórico recente do técnico, que ano passado conseguiu o acesso com o América-MG. Com isso, as esperanças de um Vasco melhor na Série B estão renovados. Entretanto, a mudança no comando não pode ser a única iniciativa da diretoria.

O motivo é simples: o elenco é limitado. O comprometimento, considerando o que se vê nas partidas, existe, mas o rendimento em si não será melhorado à medida que a torcida espera apenas com o trabalho do Lisca. Claro que a expectativa é de sinais positivos, mais organização, mas o técnico não é milagreiro.

Embora pinte-se, em muitos lugares, que o Vasco tem o melhor elenco da Série B, não adianta nada se levar em conta apenas o que um jogador rendeu no passado. Marquinhos Gabriel, por exemplo, teve o seu auge em 2015, no Santos, mas está em declínio técnico desde então. Pode até se destacar em números, mas quem vê os jogos sabe o quão fica sumido em campo.

O elenco não é ruim, mas o nome precisa fazer valer. Por isso, é necessário que o Vasco reforce algumas posições, destaque para zaga, volante defensivo, meia de criação e, talvez, alguém para fazer companhia a Germán Cano no ataque. Porém, é utópico pensar que o Cruzmaltino traga muitos jogadores, pela crise financeira, mas um ou dois, mais qualificados, será essencial.

Leia mais sobreLisca
2 comentários
  • Lima - 21 de julho de 2021

    Se for pra trazer caras que não conseguem jogar, como Rômulo e Michel ou que não consegue se encaixar, tipo o Sarrafiore, fica difícil. As contratações tem que ser certeiras, chegar para jogar e botar pressão nos outros. O Vasco não tem mais espaço e nem tempo para amadorismo, pois isso só rende atrito com a torcida e perda financeira.

    Responder
  • Luiz Carlos - 21 de julho de 2021

    Concordo com as colocações de que não adianta só trazer o Lisca, precisa também contratar esses jogadores para as posições carentes conforme listado, porém, e muito importante o trabalho do treinador para dar um padrão de jogo, dar futebol coletivo com intensidade e ter um time titular. Juninho tem que deixar de ser preguiçoso e começar a correr, marcar. Só com bola no pé não dá pra jogar. Alguns garotos utilizados pelo ex treinador ainda não estão prontos para figurar no elenco e ter a responsabilidade de resolver tecnicamente. Entram e não acrescento nada. Lisca tem que rever alguns casos. Treinador chegou e com ele tem que vir reforços.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
16 de outubro de 2021
Vasco vence o Fluminense por 3 x 1 pela Taça Guanabara Sub-15

O Vasco da Gama ainda encerrou o 100% de aproveitamento do Fluminense na Taça Guanabara Sub-15 com esse resultado.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Coritiba

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Coritiba, em São Januário, pela Série B do Brasileiro.

Goleiro-artilheiro e campeão: Wilson, do Coritiba, passou pelo futsal do Vasco em 98

Experiente goleiro do Coritiba, Wilson teve passagem vitoriosa pelo futsal de base do Vasco da Gama em 1998.

Léo Gamalho será novo teste de fogo para a zaga do Vasco; atacante está em má fase

Especialista em bola aérea, o atacante do Coritiba, Léo Gamalho, é promessa de muito trabalho para a defesa do Vasco da Gama.

Diniz não fará mudança escalação contra o Coritiba; Léo Jabá será novidade no banco

O atacante será novidade no banco de reservas do Vasco da Gama, recuperado de dores lombares que o deixaram das últimas partidas.

Dia de Vasco! Gigante recebe o Coritiba em São Januário buscando se reaproximar do G4

Vasco da Gama e Coritiba se enfrentam neste sábado (16), às 16h30min, em São Januário, pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro.

15 de outubro de 2021
Vitória do Goiás aumenta distância do Vasco para o G4 da Série B

Triunfo do Goiás diante do CSA fez a diferença de pontos do Vasco da Gama para o G4 aumentar de cinco para sete pontos.

Vasco lança novo enxoval de treino; veja fotos

Vasco da Gama lançou, na noite desta sexta-feira (15), enxoval com novos modelos de uniformes de treino do Clube.

Vasco alega proximidade com o mundial para desistência do Brasileiro de Beach Soccer

Equipe de Beach Soccer do Vasco da Gama esclareceu alguns pontos sobre a decisão de não participar do Campeonato Brasileiro.

Vasco vence o Cruzeiro e avança à semifinal da Copa Brasileirinho Sub-14

O Vasco da Gama levou a melhor nos pênaltis contra o Cruzeiro e terá o Corinthians como adversário na semifinal.

Veja mais notícias