Opinião: caminho para retorno do Vasco às glórias passa pela torcida

A torcida do Vasco tem mostrado a sua força em campanhas, mas ainda é preciso que esse potencial olhado com mais carinho.

"Ergui meu templo para vencer..."

Este trecho da música 'Camisas Negras', ecoada em São Januário em dias de partidas, retrata bem a atual realidade do Vasco da Gama. Se um um dia a torcida já ergueu o estádio próprio do Clube, atualmente ela está sendo fundamental num novo objetivo: reerguer o Gigante. O que seria dele hoje, 29 de maio de 2019, sem a participação dos seus torcedores?

É uma pergunta que não dá para responder de forma exata, mas com certeza estaria mais 'afogado' do que se encontra agora. É óbvio que todos os clubes precisam e contam com o apoio de seus torcedores, mas o que os vascaínos têm mostrados ultimamente é fora do comum. Mesmo diante de anos delicados, sem títulos, e com poucos motivos para sorrir, a massa vascaína tem atendido aos chamados do Clube.

Como? O Vasco começou a entender, diante dos problemas, que não vai a lugar nenhum sem a sua torcida. Então, tem a mobilizado em diversas ações muito especiais como, por exemplo, a campanha de arrecadação para a construção do CT, associação em massa na Black Friday e agora renovação, e a mais recente, venda de ingressos simbólicos para a reprise do jogo do título da Libertadores de 98, sendo que toda a renda seria destinada para pagar funcionários.

São campanhas e mais campanhas que a torcida tem abraçado com a esperança de ver um Vasco melhor. O vascaíno, mesmo machucado, não abandona, segue na luta e nutre a esperança de que logo verá o Gigante sendo Gigante em campo novamente. Para que isso aconteça, no entanto, tudo indica que ainda terá um longo e árduo caminho pela frente, onde os torcedores seguirão tendo um papel fundamental.

Mesmo que em relação à política não se veja, a união vascaína sempre aparece em causas importantes relacionadas ao Vascão. Além das iniciadas pelo próprio Clube, o que se vê são outras diversas campanhas onde também se vê a aderência da torcida. Os atletas do remo precisam de ajuda após quase 1 ano de salários atrasados? Tome doações! A galera do paralímpico precisa de suporte após o fim do departamento? E mais doações! Ajuda para os professores do Colégio Vasco da Gama que estão sem receber? Tem também! É sensacional.

Torcida é o caminho para o retorno do Vasco às glórias

O que se percebe nisso tudo é que o Vasco tem um potencial enorme que ainda não é usado como se deve: a sua torcida. As campanhas já realizadas pelo Clube é um começo, uma pequena amostra da capacidade. Para chegar junto os vascaínos não pedem muito, apenas que seja realizado um trabalho sério e transparente na causa em questão, e assim os resultados logo são perceptíveis. A prova disso é o sucesso na campanha do CT. No entanto, é notável que é possível fazer mais através disso, e precisa ser trabalhado com mais profundidade por seja quem estiver na presidência.

Por Willams Meneses

Leia mais sobre: Notícias Exclusivas, Opinião

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »