O goleiro e o humano: Fernando Miguel busca novos ares no Atlético-GO

O goleiro Fernando Miguel está deixando o Vasco da Gama após ser um dos grandes alvos pelo rebaixamento à Série B.

Avatar
Por Willams Meneses
-  11 de março de 2021 às 21:58-  Atualizada em 11 de março de 2021 às 21:58
Fernando Miguel em treino do Vasco
Fernando Miguel em treino do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
data-full-width-responsive="true"

Estava na hora de Fernando Miguel e o Vasco da Gama tomarem caminhos distintos. Em São Januário desde maio de 2018, o goleiro teve muitos altos e baixos em sua passagem pelo Gigante nesse período, sendo o dono da meta vascaína na grande maioria do tempo.

A relação com a torcida se desgastou bastante nos últimos meses, e não foi à toa. Fernando Miguel falhou em lances cruciais no Campeonato Brasileiro, e tem sim uma parcela de culpa no rebaixamento do Vasco à Série B, mesmo caso de outros jogadores experientes no elenco.

Sobre a questão disciplinar, entrega e respeito à instituição, não tem o que se falar de Fernando Miguel. Ele sempre se dedicou nos treinos e mostrava um grande respeito pelo Vasco, como fazia questão de destacar nas serenas palavras. O humano e profissional que sempre se mostrou é elogiável.

Como todo ciclo, o de Fernando Miguel chegou ao fim. A idade chega para todos, não é mesmo? Importante em diversos momentos, o goleiro de 35 anos já não era o mesmo de outros tempos. O goleiro nunca foi daqueles classificados como ‘tops’, mas deu conta do recado na maioria das vezes.

Emprestado ao Atlético-GO até o fim da temporada, Fernando Miguel busca novos ares para reencontrar sua melhor forma. Antes de sair do Vasco, ele mostrou novamente o grande humano e profissional que é, reconhecendo a situação delicada do Cruzmaltino ao abrir mão de valores que tem direito a receber, além de parcelar outros.

Passagem pelo Vasco

Foram 125 partidas disputadas e um título conquistado (Taça Guanabara de 2019) pelo Vasco ao longo desses três anos, em que teve a responsabilidade de substituir o uruguaio Martín Silva. O vínculo de Fernando Miguel com o Gigante se estende até dezembro de 2022, o que será analisado no futuro.