Números do pay-per-view desarticulam Eurico Miranda, segundo colunista

A audiência do pay-per-view de 2014 teve a potência de um soco no queixo de Eurico Miranda, presidente do Vasco.

As diretorias de Flamengo e Corinthians ganharam um enorme presente hoje. Com o vazamento de como será a distribuição das cotas de pay-per-view. Os R$ 300 milhões que a Globo dividirá pelos jogos mostrados em 2014 nos seus canais a cabo.

Os clubes mais populares do país foram os tiveram suas partidas mais assistidas. Os dados se basearam em pesquisas feito pelo Datafolha e Ibope. Foram ouvidas mais de dez mil pessoas. E a opção pelos dois se manteve firme à frente. O Flamengo com 15,2% enquanto o Corinthians ficou com 12,8% das preferências. O time carioca garantiu mais R$ 45,4 milhões nos seus cofres. E o paulista, R$ 38,4 milhões. A divulgação aconteceu no site da também tevê a cabo, ESPN-Brasil.

Mais do que o dinheiro, os dados desarmam a articulação de Eurico Miranda. Ele jurou publicamente ao voltar para a presidência vascaína que alteraria a distribuição das cotas de tevê. Na aberta, que paga muito mais. Acabaria com o privilégio flamenguistas e corintianos. Iria matar a ‘espanholização’ na raiz. Só que as pesquisas continuam mostrando que os dois clubes são os que despertam o maior interesse dos torcedores. Seus dirigentes já avisaram várias vezes à Globo que exigem continuar ganhando muito a mais.

Flamengo e Corinthians recebem pelo Brasileiro, na aberta, R$ 110 milhões. A partir de janeiro de 2016, receberão R$ 170 milhões cada uma. O São Paulo recebe hoje, R$ 80 milhões. Passará a ganhar R$ 110 milhões. O Vasco de Eurico Miranda e o Palmeiras, embolsam R$ 70 milhões. Passaram a ganhar R$ 100 milhões. O Santos saltará de R$ 60 milhões para R$ 80 milhões.

Atlético, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo recebem R$ 45 milhões e ganharão R$ 60 milhões. Os demais clubes ganharão entre R$ 27 milhões e R$ 35 milhões.

A diferença para Flamengo e Corinthians ficará gritante. Lembrando que quanto mais dinheiro da tevê, mais jogos mostrados. O que atrai patrocínios maiores. Mais torcedores. Mais sócios-torcedores.

O ranking de pay-per-view está baseado nas informações do assinante. Só os dois clubes são responsável por 29% da audiência. São números fortes demais, consolidados.

A briga de Eurico para tentar reverter esse quadro terá de ser política. Sem embasamento numérico. Por uma questão de justiça, os dois clubes mais populares do país precisam sim ganhar mais. A questão é se a diferença financeira é grande demais ou não.

A audiência do pay-per-view de 2014 teve a potência de um soco no queixo de Eurico Miranda, presidente do Vasco, nas diretorias do Grêmio, do Santos, do Palmeiras, do São Paulo. Esses clubes estavam sonhando com uma oportunidade para obrigar a Globo a redistribuir. de maneira mais igual, o dinheiro que investe. Perderam hoje um enorme argumento.

A esmagadora maioria entre dez mil pessoas revelou ao Ibope e ao Datafolha. 29% paga para ver Flamengo e Corinthians em campo. Os 71% restantes se dividem em 16 equipes…

Blog do Cosme Rímoli

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