Grupos vascaínos publicam texto reflexivo sobre o Dia da Consciência Negra

Os grupos Guardiões da Colina e Raízes Vascaínas publicaram um texto conjunto promovendo uma reflexão no Dia da Consciência Negra.

Grupos destacam luta do Vasco contra o racismo
Grupos destacam luta do Vasco contra o racismo (Foto: Guardiões da Colina/ Raízes Vascaínas)

Nesta sexta-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, assunto que tem tudo a ver com a história do Vasco da Gama, pioneiro na luta contra o racismo e qualquer outro tipo de preconceito presente na sociedade do Brasil e mundo.

Mais cedo, o Vasco se manifestou nas redes sociais com uma publicação referente à data. Na sequência, diversos vascaínos seguiram o mesmo caminho, destacando a luta contra o racismo. Dois grupos, inclusive, publicaram um texto sobre o tema.

Os grupos Guardiões da Colina e Raízes Vascaínas publicaram um texto em conjunto nas redes sociais destacando a luta histórica do Vasco contra o racismo, desde os Camisas Negras, grande craques negros que passaram em São Januário, e ainda fizeram uma reflexão.

Confira na íntegra

“Chamava-se Club de Regatas Vasco da Gama, e trouxe com ele, mulatos e pretos.” (Mario Filho. O negro no futebol brasileiro)

20/11/2020: Dia da Consciência Negra. Dia de reflexão. Dia de nos orgulharmos do passado, e nos inspirarmos para um presente e um futuro antirracistas. Você sabe que o C. R. Vasco da Gama é o pioneiro na inserção de jogadores negros no futebol brasileiro, além de ter sido o primeiro clube a eleger um presidente negro, o nosso Candinho. Em 1923, fomos conhecidos como Camisas Negras.

Em 1944, Barbosa entra em nossa história, assim como Pai Santana, que desde 1953 nos abençoa. Em 2019, embora grande parte da torcida vascaína seja composta por pessoas negras, o quadro social do Vasco, por exemplo, ainda não representa a diversidade de seus torcedores e torcedoras.

Num cenário mais amplo, quantos presidentes negros dirigiram os principais clubes do Brasil nos últimos 50 anos? Quantas pessoas negras ocupam os cargos de gestão de esportes no Brasil? Quantos técnicos negros nas séries A e B? O racismo estrutural está presente no esporte, e nós podemos mudar isso. A batalha iniciada na Resposta Histórica, infelizmente, está longe do fim.

Hoje é dia de orgulho, resistência e luta por maior representatividade negra no C. R. Vasco da Gama, e no futebol brasileiro como um todo, reconhecendo a importância de nossa instituição como agente primário da luta antirracista no cenário nacional.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.

Vitor Roma em entrevista ao canal Fanático Vascaíno
Vitor Roma afirma que Salgado ignorou alerta sobe redução de sócios da associação

Vitor Roma, ex-VP de marketing do Vasco da Gama, disse que Jorge Salgado também não escutou plano para evitar esvaziamento.

Belinho no Dínamo Zagreb, da Croácia
Belinho, ex-Vasco, se naturaliza croata e é tido como promessa na Europa

Destaque do Dínamo Zagreb, da Croácia, ex-meia do Vasco da Gama brilha no futebol europeu e será convocado para a seleção em breve.

Diego Pereira discursando no vestiário do Vasco
Preparador físico Diego Pereira analisa treinos do Vasco visando o Brasileiro

O Vasco da Gama aproveita o período sem jogos e monta um planejamento específico para cada semana de treino.

Sérgio Frias é candidato à presidência do Vasco
Sérgio Frias lança livro que mostra uma vitória do Vasco para cada dia do ano

Benemérito do Vasco da Gama reúne 366 vitórias do Clube, uma para cada dia do ano, e lança livro ‘Vitorioso Todo Dia’.