Museu do Futebol conta a história dos 100 anos de nascimento do goleiro Barbosa

Exposição no Museu do Futebol vai prestar homenagem aos 100 anos de nascimento de Barbosa, eterno ídolo do Vasco da Gama.

Moacyr Barbosa, ex-goleiro do Vasco
Moacyr Barbosa, ex-goleiro do Vasco

A poucos dias dos 100 anos do nascimento do eterno goleiro do Vasco, Barbosa (1921-2000) vai ganhar homenagem especial no Museu do Futebol em São Paulo. A equipe do museu prepara exposição que vai contar a história do camisa 1 histórico de São Januário e da seleção brasileira na Copa de 1950.

Barbosa vai substituir o Rei do Futebol. O espaço no Museu do Futebol que ainda abriga exposição sobre os 80 anos de Pelé – de 15 de outubro a 15 de abril – vai receber as imagens e todos objetos que a pesquisa e a curadoria do museu preparam. A ideia é abrir a exposição ainda no primeiro semestre, a depender, claro, das restrições sanitárias de controle de Covid-19.

Filha de Barbosa guarda recordações de Barbosa em casa

O Vasco prepara série de homenagens a Barbosa. Campanha nas redes sociais e lançamentos de produtos licenciados com parte dos royalties revertidos para a família. O nome do ex-goleiro sai como favorito para rebatizar atual CT do Almirante

Coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol, Diana Mendes e equipe buscam diversas referências sobre o goleiro, entre elas informações do Centro de Pesquisa, Preservação de Acervos e Divulgação da História e Memória do Club de Regatas Vasco da Gama e depoimentos, entre eles, de Tereza Borba, filha de coração do goleiro, que conviveu com o goleiro nos últimos anos de vida e guarda um pouco de sua história no quintal de casa, em Praia Grande.

A exposição prepara também um documentário inédito sobre Barbosa e vai ter parceria do Observatório de Discriminação Racial do Futebol. A abordagem da questão racial vai desconstruir a imagem em torno de Barbosa da derrota de 1950. Uma das frases mais marcantes dele era que ele cumpria muito mais do que a pena máxima do sistema penal brasileiro – de 30 anos por um crime que nunca cometeu.

A figura de Barbosa já aparece no Museu do Futebol, na sala Rito de Passagem, que conta – com narração do compositor Arnaldo Antunes – a tristeza dos brasileiros com a derrota na final de 1950. Desta vez, a história vai mostrar o Barbosa de toda uma vida, um vencedor — Foto: Reprodução

– Com a derrota de 1950 foi construída uma mítica negativa de responsabilização do Barbosa. O goleiro é a figura solitária, a última salvação no futebol. O Barbosa era um craque, tinha muita visibilidade, mas por não conseguir defender os gols (do Uruguai) se construiu essa mítica. E ela perdura até o momento de uma desconstrução potente, que é justamente nossa tentativa – diz a coordenadora do Museu do Futebol.

Diana Mendes lembra que essa narrativa atingiu outros goleiros negros como Barbosinha (ex-goleiro do Corinthians), Aranha (ex-Santos), Jeferson (ex-Botafogo), entre outros no futebol masculino e feminino. O peso da derrota em 1950, que em nada envergonhava Barbosa por sinal, recaiu sobre os ombros do jogador e alimentou uma narrativa – no universo futebolístico e midiático – de que o jogador negro não tinha confiança e o goleiro negro não era confiável.

– Está na hora de abandonar essa mítica social e cultural em cima dele e pensar no Barbosa de outra maneira.

A efeméride dos 100 anos de Barbosa vai encontrar também outra marca especial no futebol, os 150 anos do surgimento da posição de goleiro no futebol. O Museu também vai explorar esse tema, com a memória de um jogador tão marcante no futebol brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Roberto Dinamite abraçado à sua estátua em São Januário
Andrezinho, do Molejo, canta música em homenagem a Dinamite; ouça

Ex-diretor do Vasco da Gama, Eduardo Nery escreva letra em homenagem a Roberto Dinamite e Andrezinho, do Molejo, canta.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz pode pegar gancho de até 10 jogos por declaração

Ramón Díaz dá declaração polêmica sobre o VAR do confronto entre Vasco da Gama x Grêmio e pode pegar gancho pesado.

Paulinho, lateral-direito do Vasco
Paulinho e GB, do Sub-20, estão se recuperando de lesão; entenda os casos

Desfalques do sub-20 do Vasco da Gama, Paulinho e GB se recuperam das suas respectivas lesões e jornalista dá detalhes.

Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón não garante João Victor e Payet contra o Fluminense

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, analisou as situações de João Victor e Dimitri Payet após a derrota para o Bragantino.

Gary Medel em campo contra o Grêmio
Medel segue no Chile e pode ser desfalque contra o Fluminense

Fora do Brasil desde segunda-feira, Medel estende estadia no Chile e não deve enfrentar o Fluminense na 3ª rodada do Brasileiro.