MP quer operação de segurança do Maracanã replicada em São Januário

O Ministério Público do Rio quer que a operação de segurança do Maracanã seja replicada pelo Vasco em São Januário.

Novo gramado de São Januário
Novo gramado de São Januário (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Rio indicou, em reunião no começo da semana, que a operação de segurança que hoje é realizada no Maracanã seja extendida aos estádios de São Januário e Nilton Santos. Vasco e Botafogo deverão se adequar a protocolos que foram implementados pelo Flamengo nos últimos anos, e que se tornaram referência até para a Conmebol em jogos da Libertadores.

Desde as cenas de violência em 2017, no jogo contra o Independiente, da Argentina, houve um trabalho junto ao Grupo de Ações Táticas do MP-RJ, que prevê ações de segurança como fechamento de vias, retirada de gratuidades em dias anteriores aos do jogo, entre outras . No encontro, houve participação de forças de segurança e da Federação de Futebol do Rio de JAneiro, que também teve papel importante na implementação das medidas.

Agora, a ideia é que haja ajustes no que tem sido aplicado, e um deles é fazer os mesmos cálculos sobre o efetivo de segurança e fechamento de ruas que é feito no Maracanã. No modelo criado, há simulação para medir o grau de risco de um jogo. Entre baixo, médio, alto e altíssimo. As variáveis são preenchidas em uma tabela eletrônica, e incluem rivalidade entre clubes, histórico de violência, risco de rebaixamento. Quando os dados são inseridos, o grau de risco é calculado e, a partir dele, o efetivo de segurança indicado.

O modelo seria interessante, na avaliação do MP, para orientar o efetivo no Nilton Santos e em São Januário, e evitar que as forças de segurança desloquem o seu pessoal para outras demandas da cidade, e se planeje melhor para isso. O caso de maior sucesso foi a semifinal da Libertadores de 2019, entre Flamengo e Grêmio. A Conmebol passou a presentar a operação daquele jogo em outros países para que fosse replicada. Com a pandemia, os estádios ficaram sem público, e no retorno da torcida todo esse procedimento precisava de atualização, o que tem sido feito.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.