Monteiro revela que convocação para posse no Vasco será feita neste sábado

O presidente do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama, Roberto Monteiro, garantiu que convocará para a posse no Clube neste sábado.

Roberto Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco
Roberto Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Fred Gomes)

Jorge Salgado foi considerado presidente eleito do Vasco pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), mas a convocação para sua posse ainda é cercada de suspense. De acordo com o estatuto do clube, isso precisa acontecer “na primeira semana da segunda quinzena de janeiro”. Ou seja, a partir de sábado (16).

A grande questão é que o responsável pela convocação é o atual presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, declarado apoiador do candidato Leven Siano e que ingressou com recursos na tentativa de invalidar a eleição vencida por Salgado, em 14 de novembro.

Apesar desta situação conflituosa e de não concordar com a atual situação jurídica do processo eleitoral, o dirigente garantiu que irá convocar até este sábado (16).

“Tivemos eleições diretas, portanto, a posse do presidente no único item do estatuto que trata sobre isso, que é o artigo 76 parágrafo 1º, fala em segunda quinzena de janeiro. A convocação será feita até sábado agora. Obedecendo o fim da primeira quinzena. É o que tenho para o momento”, declarou Monteiro ao UOL Esporte.

O artigo citado pelo presidente do Conselho Deliberativo trata o item específico da convocação dizendo que a reunião acontecerá na primeira semana da segunda quinzena de janeiro. Sendo assim, caso Monteiro faça a convocação neste sábado (16), a posse terá que ocorrer até o próximo dia 22 (sexta-feira da próxima semana).

E caso Monteiro não convoque?

Segundo o capítulo XXI do artigo 99 do estatuto do Vasco, caso o presidente do Conselho Deliberativo não faça a convocação e seu vice também não, o presidente da Diretoria Administrativa (Alexandre Campello) pode fazê-la em última instância dois dias após a expiração do prazo:

“Convocar a Assembleia Geral ou o Conselho Deliberativo 2 (dois) dias após a expiração do prazo designado para a convocação se não o fizerem a tempo os respectivos Presidentes ou Vice-Presidentes”.

Ou seja, se Roberto Monteiro não convocar entre os dias 16 e 17, seu vice, Sérgio Romay — membro de seu mesmo grupo político — pode fazer a convocação no dia 18. Se isso também não acontecer, Campello poderá fazê-la no dia 20, marcando a reunião para 22.

Desembargador fala em punições

Na última terça-feira (12), o desembargador Custódio de Barros Tostes, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), rejeitou os recursos de Leven Siano e do próprio Roberto Monteiro, que tinham como objetivo um efeito suspensivo sobre a decisão que legitimou a vitória de Jorge Salgado à presidência do Vasco.

Na decisão, um ponto em específico chamou a atenção no que se refere ao descumprimento do que foi determinado pelo Judiciário. O trecho diz: “(…) É dizer: em colisão ambos os pronunciamentos em determinada situação concreta, deve-se cumprir aquele consolidado pelo Judiciário, sob as penas definidas pela lei adjetiva cível e quiçá penal”.

Para aliados de Jorge Salgado, o documento aponta que, caso Roberto Monteiro não faça a convocação, poderá estar sujeito a tais punições.

O UOL Esporte questionou a Roberto Monteiro, por WhatsApp, sobre sua interpretação em relação ao tema, mas até o fechamento desta reportagem ele não respondeu sobre o assunto.

Fonte: Uol

Leia mais sobreRoberto Monteiro
2 comentários
  • Marden Góes - 14 de janeiro de 2021

    Eita pessoal nojento, imundo e traidores do Vasco. Se Salgado não era o nome ideal para ser presidente, não adianta mais chorar, o cara ganhou e ponto final, o negócio agora é apoiar e ver se o nosso time sai da merda da confusão, CONFUSÃO única e exclusivamente por conta de administradores incompetentes que estão há décadas no comando do time e ninguém faz absolutamente nada. Aliás na lista de postulantes ao cargo de presidente do Vasco nas última eleições, ninguém era melhor do que ninguém, pense num jogo duro, escolher o melhor no meio de tanta gente ruim. Pelo visto nós torcedores ainda vamos sofrer muito com os aproveitadores querendo só o poder no Vasco. É triste mas é verdade, estamos numa bico de sinuca. é ISSO AÍ, MARDEN GÓES.

    Responder
  • Osvaldo Silva da Cruz - 14 de janeiro de 2021

    Recorre ao TJF e deixa eles resolverem, o q for decidido lá o TJ/RJ vai avatar, lá no TJF é diferente, quero vê a cara desse desembargador q não deixou entrar a petição, dá de autoridade quem não sabe é mole, quero vê com os Ministros do TJF

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
4 de dezembro de 2021
Força Jovem pede desligamento de Castan após post sobre título do Corinthians

No Instagram, o zagueiro Leandro Castan foi criticado pela Força Jovem, que pediu o seu desligamento do Vasco da Gama.

Vasco inaugura loja no Barra Shopping

Neste sábado o Vasco da Gama inaugurou mais uma loja oficial no Rio de Janeiro, dessa vez, no Barra Shopping.

Reportagem destaca possível interesse do Vasco em Fernando Prass

Assista à reportagem que destaca a possibilidade do ex-goleiro Fernando Prass ser contratado para o departamto de futebol do Vasco da Gama.

Frustrações e revelação! confira resumo sobre laterais do Vasco em 2021

Veja o resumo sobre as laterais do Vasco da Gama, que contou com a revelação de Riquelme e frustrações de experientes.

Guardiões da Colina protocola carta aberta com questionamentos à diretoria vascaína

Confira a carta protocolada pelo grupo Guardiões da Colina na última sexta-feira, com críticas à diretoria do Vasco da Gama.

Vasco empata em 0 x 0 com o Fluminense no 1º jogo da final do Carioca Sub-17

Com a igualdade no jogo de ida, o Vasco da Gama buscará o título Estadual sobre o Fluminense na tarde da próxima sexta-feira, nas Laranjeiras.

Castan é criticado após relembrar os 10 anos do título Brasileiro pelo Corinthians

O detalhe que rendeu mais críticas ao zagueiro Leandro Castan foi que o Corinthians levou a competição após disputa com o Vasco da Gama.

Andrey estaria acertado com o Internacional

Depois de deixar o Vasco da Gama, o volante Andrey já estaria com tudo acertado para reforçar o Internacional em 2022.

Fabio Azevedo afirma que Zé Ricardo já tem indicado reforços ao Vasco

Mesmo ainda tentando liberação no Catar, o técnico Zé Ricardo já estaria procurando reforços para o Vasco da Gama.

Assista a Vasco x Fluminense pelo jogo de ida da decisão do Carioca Sub-17

Confira agora a transmissão de Vasco da Gama x Fluminense, clássico válido pela decisão do Campeonato Carioca Sub-17.

Veja mais notícias