Monteiro revela que convocação para posse no Vasco será feita neste sábado

O presidente do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama, Roberto Monteiro, garantiu que convocará para a posse no Clube neste sábado.

Roberto Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco
Roberto Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Fred Gomes)

Jorge Salgado foi considerado presidente eleito do Vasco pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), mas a convocação para sua posse ainda é cercada de suspense. De acordo com o estatuto do clube, isso precisa acontecer “na primeira semana da segunda quinzena de janeiro”. Ou seja, a partir de sábado (16).

A grande questão é que o responsável pela convocação é o atual presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, declarado apoiador do candidato Leven Siano e que ingressou com recursos na tentativa de invalidar a eleição vencida por Salgado, em 14 de novembro.

Apesar desta situação conflituosa e de não concordar com a atual situação jurídica do processo eleitoral, o dirigente garantiu que irá convocar até este sábado (16).

“Tivemos eleições diretas, portanto, a posse do presidente no único item do estatuto que trata sobre isso, que é o artigo 76 parágrafo 1º, fala em segunda quinzena de janeiro. A convocação será feita até sábado agora. Obedecendo o fim da primeira quinzena. É o que tenho para o momento”, declarou Monteiro ao UOL Esporte.

O artigo citado pelo presidente do Conselho Deliberativo trata o item específico da convocação dizendo que a reunião acontecerá na primeira semana da segunda quinzena de janeiro. Sendo assim, caso Monteiro faça a convocação neste sábado (16), a posse terá que ocorrer até o próximo dia 22 (sexta-feira da próxima semana).

E caso Monteiro não convoque?

Segundo o capítulo XXI do artigo 99 do estatuto do Vasco, caso o presidente do Conselho Deliberativo não faça a convocação e seu vice também não, o presidente da Diretoria Administrativa (Alexandre Campello) pode fazê-la em última instância dois dias após a expiração do prazo:

“Convocar a Assembleia Geral ou o Conselho Deliberativo 2 (dois) dias após a expiração do prazo designado para a convocação se não o fizerem a tempo os respectivos Presidentes ou Vice-Presidentes”.

Ou seja, se Roberto Monteiro não convocar entre os dias 16 e 17, seu vice, Sérgio Romay — membro de seu mesmo grupo político — pode fazer a convocação no dia 18. Se isso também não acontecer, Campello poderá fazê-la no dia 20, marcando a reunião para 22.

Desembargador fala em punições

Na última terça-feira (12), o desembargador Custódio de Barros Tostes, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), rejeitou os recursos de Leven Siano e do próprio Roberto Monteiro, que tinham como objetivo um efeito suspensivo sobre a decisão que legitimou a vitória de Jorge Salgado à presidência do Vasco.

Na decisão, um ponto em específico chamou a atenção no que se refere ao descumprimento do que foi determinado pelo Judiciário. O trecho diz: “(…) É dizer: em colisão ambos os pronunciamentos em determinada situação concreta, deve-se cumprir aquele consolidado pelo Judiciário, sob as penas definidas pela lei adjetiva cível e quiçá penal”.

Para aliados de Jorge Salgado, o documento aponta que, caso Roberto Monteiro não faça a convocação, poderá estar sujeito a tais punições.

O UOL Esporte questionou a Roberto Monteiro, por WhatsApp, sobre sua interpretação em relação ao tema, mas até o fechamento desta reportagem ele não respondeu sobre o assunto.

Fonte: Uol

Mais sobre:Roberto Monteiro
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Eita pessoal nojento, imundo e traidores do Vasco. Se Salgado não era o nome ideal para ser presidente, não adianta mais chorar, o cara ganhou e ponto final, o negócio agora é apoiar e ver se o nosso time sai da merda da confusão, CONFUSÃO única e exclusivamente por conta de administradores incompetentes que estão há décadas no comando do time e ninguém faz absolutamente nada. Aliás na lista de postulantes ao cargo de presidente do Vasco nas última eleições, ninguém era melhor do que ninguém, pense num jogo duro, escolher o melhor no meio de tanta gente ruim. Pelo visto nós torcedores ainda vamos sofrer muito com os aproveitadores querendo só o poder no Vasco. É triste mas é verdade, estamos numa bico de sinuca. é ISSO AÍ, MARDEN GÓES.

  • Responder

    Recorre ao TJF e deixa eles resolverem, o q for decidido lá o TJ/RJ vai avatar, lá no TJF é diferente, quero vê a cara desse desembargador q não deixou entrar a petição, dá de autoridade quem não sabe é mole, quero vê com os Ministros do TJF

Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.