Meias do Vasco foram irregulares ao longo de 2021; Nenê foi ponto fora da curva

O Vasco da Gama não fez uma boa temporada em 2021, e um dos responsáveis por isso foram os meio-campistas e suas irregularidades.

Nenê durante o jogo contra o Botafogo
Nenê durante o jogo contra o Botafogo (Foto: André Durão)

Uma das principais dificuldades do Vasco na temporada recém-encerrada foi a falta de poder de criação da equipe. Responsáveis por dar dinâmica ao meio de campo e ajudar na construção das jogadas, os meias tiveram desempenhos irregulares. Exceto Nene, que chegou na reta final e foi o protagonista do time, que não teve força para conseguir o acesso. É sobre esses jogadores que a retrospectiva em forma de série do LANCE! trata nesta sexta-feira.

Sob o comando de Marcelo Cabo, Marquinhos Gabriel assumiu o papel de meia, atuando por dentro. Apesar de ter bons números, o jogador foi irregular na posição e mostrou que o time necessitava contratar um jogador para assumir o papel e o protagonismo. Nas equipes em que atuou recentemente, o camisa 31 exercia mais a função pelos lados de campo.

Com a irregularidade, o jogador chegou a ter suas atuações questionadas pela torcida, mas teve a confiança não só de Cabo, como também de Lisca e Fernando Diniz, os outros treinadores que estiveram à frente da equipe em 2021. Com o último, passou a atuar vindo de trás e subiu de produção na curta reação após a chegada do treinador. Atuando em toda temporada, Marquinhos Gabriel fez 42 jogos, 6 gols e 7 assistências.

Para a reserva, o Vasco contratou por empréstimo argentino Martín Sarrafiore junto ao Internacional. O atleta também não conseguiu ter regularidade e teve uma lesão no ligamento cruzado do joelho constatada. Ao passar por uma cirurgia, ele teve seu contrato renovado por mais um ano e será opção para Zé Ricardo em 2022.

Polivalente, o jovem MT também era uma opção para o setor, porém teve problemas de indisciplina e na era-Lisca voltou à equipe sub-20 ao lado do meio-campista Juninho. Com Diniz, retornou aos profissionais, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho do início da temporada, quando foi bem na lateral-esquerda.

Sem espaço no Fluminense, Nene se tornou uma boa opção no mercado e foi contratado restando poucas rodadas para o fim da Série B. O início foi promissor com uma curta reação na tabela. Mas logo os velhos problemas voltaram a atormentar o Vasco, que não conseguiu o acesso e sequer entrou no G4 na Série B.

O experiente jogador, apesar da idade, mostrou que pode ser importante em 2022. Foram quatorze jogos com quatro gols e quatro assistências. Depois da goleada sofrida para o Botafogo, em São Januário, o atleta se emocionou e disse que fica no clube até o retorno à elite do futebol brasileiro. Mesmo assim, o setor precisa de reforços para o elenco ser mais equilibrado na criação e a bola chegar com mais facilidade aos centroavantes.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Nenê
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.