Copertino indicou Guarín e ajudou jovens da base subir ao profissional

O auxiliar do Vasco da Gama, Maurício Copertino, indicou Fredy Guarín e ajudou os jovens da base subir ao elenco profissional.

A virilidade dos tempos de zagueiro de Santos, Coritiba, entre outros, ficou para trás e deu lugar a um perfil estudioso e dedicado. Formado na primeira turma de técnicos da Licença PRO da CBF, em 2016, Maurício Copertino, de 49 anos, se especializou e ganhou a confiança do renomado técnico Vanderlei Luxemburgo.

No Vasco, embalou seu segundo trabalho como auxiliar do experiente treinador e a dobradinha tem atingido suas metas, que eram primeiramente tirar o time da chamada “zona da confusão” e depois colocá-lo em condições de disputa por objetivos maiores, como uma vaga na Copa Sul-Americana ou quem sabe na Copa Libertadores.

A sintonia de trabalho com Luxa o faz gozar de plena confiança do comandante, algo que vai muito além da indicação para comandar os três treinos que antecederam a partida de hoje (28), às 20h30, contra o São Paulo, no Morumbi (SP), quando o treinador precisou ser submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no nariz que o fez ter um câncer de pele.

Copertino, por exemplo, foi quem indicou o colombiano Fredy Guarín ao Vasco. Jogador com currículo pesado e que foi acompanhado de perto pelo auxiliar quando ele fez estágio com o técnico Roberto Mancini, então técnico da Inter de Milão, time italiano que na ocasião o volante defendia.

“O Guarín eu já acompanho há muito tempo. Eu fiz um estágio com o Mancini na Inter de Milão e o Guarín era atleta da Inter. Eu vi o Guarín jogando durante dez dias e em alto nível. Eu conheço bem esse atleta. E aí ele foi para a China e coincidiu de eu também estar na China [trabalhou como técnico e auxiliar por lá]. Depois apareceu a oportunidade dele estar livre”, disse ao UOL Esporte.

“Eu acompanho o mercado chinês, e aí logo quando saiu a notícia, eu comentei: ‘Vanderlei, tem um jogador que está saindo de lá que eu acho que cabe para nós’. E aí ele [Luxemburgo] monitorou, contatou o clube, as pessoas que tinham que contatar e o Guarín veio para cá. É um atleta diferente, está entrando fisicamente em sua melhor condição. Contra o Flamengo já atingiu um nível muito bom que a gente espera”, acrescentou.

Outra participação importante de Copertino na temporada com o Vasco foi o seu processo de análise dos jovens da categoria de base, quando ajudou na transição de jogadores como Talles Magno, Bruno Gomes, Gabriel Pec, entre outros.

“Eu tenho uma planilha que mostra que trabalhamos com 14 atletas da base este ano. A gente traz, observa, aí no nosso entendimento, de repente, alguns ainda não estão preparados e retornam para o sub-20 depois. E nesse processo aí surgiram algumas coisas interessantes. O Vanderlei controla muito isso, além do olhar dele. Temos feito essa transição junto com a nossa turma que nos fornece informações [análise de desempenho]. Quando a gente vê que o atleta é muito top, puxa de vez, como foi o caso do Talles Magno, porque não tinha como olhar para aquele cara e não ver que ele era um bom jogador”, destacou.

Maurício Copertino, auxiliar do Vasco

Em sua avaliação, o período em que foi auxiliar técnico na seleção brasileira olímpica e sub-20 – entre 2013 e 2015 – serviu para ele ganhar experiência na avaliação de jogadores de base:

“Acho que essa passagem pela CBF me deu muito essa cancha de bater o olho no cara e falar: ele está pronto. Não tem essa de idade. Basta o grupo recebê-lo e protegê-lo dentro de campo, as pessoas da comissão darem o apoio, orientar para as coisas boas e segurar a onda nos momentos ruins. Aí as coisas acontecem, como aconteceu com o Talles Magno, com o Bruno Gomes, com o Gabriel Pec… Futebol é dessa maneira”.

Uol

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.