Maratona! Vasco acumula 9 jogos e 10 voos em 40 dias

Equipe do Vasco da Gama é mais uma que vem sofrendo com o desgaste físico e com o acúmulo de jogos nas últimas semanas.

Vasco x Bragantino em São Januário
Vasco x Bragantino em São Januário (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

A maratona de jogos em duas competições tem desgastado o Vasco. O cansaço é uma das justificativas da comissão técnica para a queda de rendimento do time, que vem de três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e se classificou no sufoco na Copa do Brasil.

– A gente está tentando trabalhar muito mais pelo vídeo do que em campo, porque a gente não consegue trabalhar em campo – resumiu o treinador Rafael Paiva depois da vitória em cima do Atlético-GO, na última terça-feira.

A agenda do Vasco nos últimos 40 dias realmente foi apertada. O ge fez um levantamento da quantidade de sessões de treino no campo que o time teve entre os jogos e as viagens desde o empate com o Botafogo, no dia 29 de junho.

Neste período, foram apenas 18 treinos no campo – em intensidades diferentes -, por causa das atividades regenerativas entre os nove jogos que o Vasco fez.

De 30 de junho a 8 de agosto

  • 18 sessões de treinos no campo
  • 10 sessões de treinos regenerativos
  • 4 dias de folga
  • 9 jogos
  • 5 viagens
  • 10 voos

Aproveitamento de 62,9% – cinco vitórias, dois empates e duas derrotas

Cinco dos nove jogos foram fora de casa. Em quatro deles, o Vasco retornou ao Rio de Janeiro no mesmo dia. Só contra o Atlético-GO, pela partida de ida da Copa do Brasil, o time voltou no dia seguinte pela manhã e, à tarde, se apresentou no CT Moacyr Barbosa para o trabalho regenerativo.

Os treinos no campo são planejados pela comissão técnica em conjunto com os departamentos médico e de preparação física. Para evitar mais desgaste e lesões, muitas vezes as atividades são menores e menos intensas, por isso Rafael Paiva complementa com vídeos e conversas.

Mesmo assim, as lesões apareceram. Philippe Coutinho e Alex Teixeira sentiram a coxa e estão no DM. Maicon e Adson também reclamaram de desconforto e foram poupados em um jogo cada um. Diante do Red Bull Bragantino, o Vasco optou por preservar alguns titulares, como Vegetti e Piton – o lateral sequer foi relacionado e, no jogo passado, pediu para sair antes do final.

Após o jogo contra o Atlético-GO, na terça, os atletas se apresentaram para atividade de recuperação na quarta e foram ao campo por alguns minutos na quinta. Nesta sexta, terão mais tempo de trabalho no gramado visando o clássico contra o Fluminense, sábado, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.