Lucas Santos: destaque na base, proposta milionária e decepção no Vasco

Antes visto como uma grande promessa da base, o meio-campista Lucas Santos não engrenou na equipe principal do Vasco da Gama.

Lucas Santos não vinga como promessa no Vasco
Lucas Santos não vinga como promessa no Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Está chegando ao fim a longa passagem do meio-campista Lucas Santos por São Januário. Aos 22 anos, o garoto formado na base vascaína apareceu na lista de jogadores que tiveram as férias prolongadas e não estão nos planos da diretoria e comissão técnica.

Lucas Santos chegou a ser observado no jogo de estreia na temporada 2021, começando entre os titulares na derrota por 1×0 para a Portuguesa-RJ, mas não rendeu bem e foi substituído ainda no intervalo. Não rendendo na nova oportunidade, o meio-campista sequer jogou contra o Volta Redonda.

Destaque na Copinha

Inicialmente conhecido como ‘Robinho’ na base, Lucas Santos, que sempre foi visto como promessa, teve seu grande momento na Copinha de 2019. Ele foi o destaque da equipe que encantou naquela edição com belas atuações e resultados expressivos, e que terminou com o vice-campeonato para o São Paulo.

Proposta milionária da Rússia

Com o destaque na competição, Lucas Santos foi promovido ao profissional de imediato, e logo recebeu uma proposta milionária. O CSKA, da Rússia, foi o interessado, ainda no início de 2019, e informações da época apontam que foi oferecido cerca de R$ 22 milhões pelo meio-campista, o que foi recusado pelo Gigante.

Empréstimo

Sem a venda, Lucas Santos começou a ganhar espaço na equipe principal, mas não conseguia repetir o mesmo desempenho que no Sub-20. Depois de algumas partidas, muitas vezes entrando no segundo tempo, ele passou a perder espaço e até a ser criticado pela torcida. Não demorou muito e ele foi emprestado ao mesmo CSKA por seis meses com cláusula de compra.

Tímido na Rússia, retorno e sem espaço

O garoto passou o segundo semestre de 2019 emprestado ao CSKA, mas não conseguiu nas oportunidades que teve, e foi devolvido em janeiro de 2020, sem os russos demonstrar o mínimo interesse em comprá-lo desta vez. De volta, Lucas Santos voltou a ser testado no Vasco, com chances mais raras, seguindo sem mostrar serviço, o que o colocou na posição de negociável.

Baixa estatura

Assim pode encerrar uma passagem que era dada como promissora. Muitos apontam a baixa estatura como o grande motivo para a não adaptação de Lucas Santos na equipe principal. A teoria, no entanto, é colocada em dúvida ao lembrar do caso do venezuelano Yeferson Soteldo, que é ainda menor que o vascaíno e está se destacando no futebol brasileiro.

Lucas Santos, então, deve encerrar o seu ciclo pelo Vasco, onde está desde quando era criança, e buscar oportunidade em um novo clube. Lembrando que, ao não ser negociado com os russos, o Gigante renovou com o meio-campista até 31 de dezembro de 2022, ou seja, ainda tem mais de um ano de contrato.

Leia mais sobreLucas Santos

12 comentários

  • Byra+Fonseca - 9 de março de 2021

    Realmente se tivessem vendido ele entraria dinheiro, agora vale Nem 10milhoes, que Vá com Deus e seja feliz

    Responder
  • Joel Filagrana - 9 de março de 2021

    Uma coisa é jogar na base e ser exaltado pela mídia e outra é subir e não corresponder ao esperado, pois foi supervalorizado pela mídia e pala própria torcida, e detalhe subiu pra cabeça do guri daí não consegue jogar nada, mas como a maioria dos Brasileiros não estava preparado pro sucesso. O dinheiro subiu pra cabeça e deu no que deu, mais jogador que se acha demais e joga de menos. Prejudicando à equipe e principalmente ele mesmo

    Responder
  • Marconi+Chianca - 9 de março de 2021

    Há jogadores da base que vingam na equipe principal, isso em qualquer clube, senão o filho de Zico, Roberto Dinamite, Pelé, teriam sucesso no profissional, fato que não pode ser debitado na conta de ninguém, mas do destino de cada um!!!!

    Responder
  • Vasco+amor+eterno! - 9 de março de 2021

    Meu amigo o campello fudeu o vasco.. mas o nanico só não foi vendido por pressão dos torcedores.. que muitos falavam que futuramente ia render o triplo.. eu acompanho as noticias do vasco.. se dependesse do campello ele vendia até a mãe dele. Procure as noticias de 2019 e leia as materias sobre o anãozinho.

    Responder
  • Vasco+amor+eterno! - 9 de março de 2021

    Essa culpa tem que colocar na conta da torcida! Pq se fosse pela diretoria o vasco tava com essa grana… eu lembro muitos torcedores nuttelas e pitaqueiros.. iam pra internet pra protestar pq iam vender a joia e que era preciso segurar q futuramente renderia milhões.. resultado não ta valendo nenhum litro de pinga… que merda..

    Responder
    • HERLEI SANTOS CERQUEIRA SANTOS CERQUEIRA - 9 de março de 2021

      De qualquer maneira o Vasco perde.se vender o dinheiro some se não vender e dispensado .kkkkk

  • Valdemir - 8 de março de 2021

    Mesmo futuro do Tales Magno, eles tem habilidades, mas não os conceitos fundamentais. Finalizam pessimamente mal, e ruim no passe. Vasco perdeu ótima oportunidade de vender agora sai de graça, mesmo rumo de mts dessa base.

    Responder
  • Benedito - 8 de março de 2021

    Deixou de receber 22 milhões pra sair de graça sem receber um tostão esse campello era pra estar preso safado

    Responder
    • Vasco+amor+eterno! - 9 de março de 2021

      Meu amigo o campello fudeu o vasco.. mas o nanico só não foi vendido por pressão dos torcedores.. que muitos falavam que futuramente ia render o triplo.. eu acompanho as noticias do vasco.. se dependesse do campello ele vendia até a mãe dele. Procure as noticias de 2019 e leia as materias sobre o anãozinho.

  • U - 8 de março de 2021

    O que ocorreu com Lucas Silva ,vem ocorrendo com quase todos que nas categorias de base si destacam ,mas quando içado não conseguem reeditar suas atuações isto talvez seja erro nas orientações de base ,onde eles usam mais a individualidade e não o coletivo ,nas categorias de base ,enfrentam garotos como eles e, quando chegam nos profissionais encontram marcadores mais cascudos ,agora mesmo estamos vendo este quadro ,a não ser Laranjeiras qual outro que realizou partidas quando nas competições de base ?.

    Responder
  • Ivan+Carlos+Cardoso - 8 de março de 2021

    PQP SE TEM UM MALUCO QUE FAÇA PROPOSTA MILIONÁRIA EMPURRA JÁ . SÓ RESTA SABER SE GOSTARIA DE RECEBER EMBRULHADO PARA PRESENTE COM LAÇO DE FITAS OU NÃO.MAIS UMA FAKE NEWS. NINGUÉM QUER ESSA MERDA

    Responder
    • WILLIAM - 9 de março de 2021

      amigo leia de novo a matéria, com calma e atenção . . .

Deixe sua opinião

Últimas notícias

8 de maio de 2021

Cabo explica estratégia contra o Madureira e projeta final da Taça Rio: ‘Estamos prontos’

Marcelo Cabo falou sobre a tática adotada contra o Madureira e disse que o Vasco da Gama está preparado para a final da Taça Rio.

Cabo destaca domínio do Vasco, cita placar injusto e prevê times fechados na Série B

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo falou do domínio Cruzmaltino contra o Madureira, lamentou placar magro e projetou Série B.

Cabo exalta DNA ofensivo do Vasco e diz que busca por evolução defensiva continua

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo diz que a postura ofensiva do time é fruto de muito trabalho e que o sistema defensivo está evoluindo.

Cabo elogia o ‘camisa 10’ Marquinhos Gabriel: ‘Jogador de muita qualidade’

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo teceu elogios ao meia Marquinhos Gabriel e afirmou que enxerga o jogador como na função de camisa 10.

Léo Matos exalta classificação e comenta assistências contra o Madureira

Autor de duas assistências no jogo contra o Madureira, Léo Matos exaltou a classificação do Vasco da Gama na Taça Rio.

Léo Matos brinca com Marquinhos Gabriel e pede Pix por ‘gol roubado’

Lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos pediu, em tom irreverente, um depósito via Pix para Marquinhos Gabriel por ter ‘roubado seu gol’

Castan faz 111º jogo pelo Vasco e iguala número obtido no Corinthians

Capitão do Vasco da Gama, Leandro Castan chegou fez seu jogo de número 111 pelo Cruzmaltino contra o Madureira, neste sábado (08).

Cano iguala marca de González como maior artilheiro argentino da história do Vasco

Germán Cano se tornou o maior artilheiro argentino do Vasco da Gama com o gol marcado contra o Madureira neste sábado (08).

Cano é homenageado após se tornar o maior artilheiro estrangeiro do Vasco no Século

Germán Cano se tornou o maior artilheiro estrangeiro do Vasco da Gama no Século e recebeu homenagens do Clube.

Assista aos melhores momentos de Vasco 2 x 1 Madureira

Confira o que de mais importante aconteceu no confronto entre Vasco da Gama e Madureira pela semifinal da Taça Rio.

Veja mais notícias