Leven tentará derrubar liminar que suspendeu eleição e fala em expulsar Mussa do Vasco

Leven Siano diz que tentará derrubar a liminar que suspendeu a eleição e falou em expulsar Mussa do Vasco da Gama.

Leven Siano, da chapa “Somamos”, foi o candidato que recebeu mais votos na eleição presidencial do Vasco, realizada neste sábado. O resultado, porém, está sub judice após o pleito ser suspenso por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Leven recebeu 1.155 votos, ficando à frente de Jorge Salgado, da “Mais Vasco”, com 921, Julio Brant, da “Sempre Vasco”, com 862, de Alexandre Campello, da “No Rumo Certo”, com 336, e Sérgio Frias, da “Aqui é Vasco”, que teve 153. Tiveram ainda 15 brancos e quatro nulos.

No total, 3.447 sócios foram a São Januário escolher candidato — destes votos, 316 foram de sócios anistiados, em urna separada, e 113 após a retomada da votação.

Em suas primeiras palavras após o resultado, Leven Siano afirmou que irá tentar derrubar a liminar que suspendeu a eleição na Justiça:

“Segunda-feira vamos caçar a liminar para ser então confirmado como presidente. Não tenho nenhuma dúvida de que vamos caçar a liminar. Estamos preparados para enfrentar qualquer desafio do poder judiciário, esse é meu dia a dia, e nós vamos colocar as coisas em seu devido lugar”.

Esta foi a primeira eleição direta na História do Cruz-Maltino. Até 2017, o sócio votava nas chapas concorrentes e as duas primeiras formavam o Conselho Deliberativo. A primeira colocada indicava 120 conselheiros e a segunda, mais 30. Estes 150 se juntavam aos outros 150 natos e os 300 realizavam uma votação interna para a escolha do presidente.

A contagem das cédulas, mesmo com a eleição suspensa, aconteceu apenas porque a retenção das urnas lacradas dependeria de alguns trâmites burocráticos que exigiam um tempo hábil maior. Desta forma, optou-se por contabilizar os votos e, agora, aguardar os próximos passos na Justiça.

Chapas de Brant, Campello e Salgado não participam de retomada e contagem

Interpretando que a eleição perdeu a validade após a suspensão judicial, as chapas de Alexandre Campello (No Rumo Certo), Jorge Salgado (Mais Vasco) e Julio Brant (Sempre Vasco) decidiram não participar tanto da retomada da votação, depois da decisão do tribunal, quanto da contagem dos votos.

Na apuração, estiverem somente os integrantes das chapas de Leven Siano (Somamos) e Sérgio Frias (Aqui é Vasco), além dos integrantes da mesa diretora.

Leven fala em expulsar Mussa

Também depois do resultado, Leven Siano falou em expulsar o presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faues Cherene Jassus, o Mussa, do quadro social caso seja confirmado como presidente do clube.

“Acho que o Mussa precisa ser expulso do clube. Sua atuação não é isenta, não é imparcial e vamos conseguir expulsá-lo do clube”, disse Leven.

Pleito recheado de polêmicas

O evento para a escolha do novo presidente teve diversas polêmicas. A primeira delas, antes mesmo de começar. Na noite de sexta-feira, o desembargador Camilo Ribeiro Ruliére derrubou liminar que determinava que o pleito fosse on-line no próximo dia 14. Além disso, remarcou a votação para este sábado, de forma presencial.

O ato causou uma correria nos bastidores das chapas concorrentes. Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral, porém, entrou com um pedido de reconsideração da decisão Ruliére e, já à noite, com a eleição em andamento, foi concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após receber a notificação, Mussa assinou e interrompeu a votação que estava em curso, o que causou revolta em Leven Siano, que liderava segundo as pesquisas de boca de urna e chegou a ameaçar abandonar em pleito em caso de nova data.

Após o presidente da Assembleia Geral ir embora, porém, a mesa diretoria reviu a decisão e retomou a votação. Diante disso, Julio Brant, da “Sempre Vasco”, retirou a chapa, sendo seguido por Jorge Salgado, da “Mais Vasco”, e Alexandre Campello, que tenta reeleição pela “No Rumo Certo”. A apuração, inclusive, não contou com fiscais destes três grupos. Apenas membros da “Somamos” e da “Aqui é Vasco” estiveram presentes na contagem.

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Alexandre Mattos e Lucio Barbosa na sede da SAF do Vasco
Diretoria do Vasco teria cobrado mais transparência da SAF sobre demissão de Mattos

Gestores do Vasco da Gama associativo estariam insatisfeitos com a falta de informações concretas sobre a saída do diretor de futebol.

Payet e Rayan marcam em jogo-treino do Vasco
Vasco aproveita período sem jogos para entrosar jovens da base no profissional

Nomes como Rayan, Leandrinho, JP e Lukas Zuccarello têm treinado constantemente com o elenco principal do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco define perfil e tem pressa para fechar com novo diretor de futebol

O Vasco da Gama analisa alguns nomes, todos empregados no momento, para ocupar o cargo que era de Alexandre Mattos.

Luiz Henrique, Wisley e Paulo Victor assinam com o Vasco
Vasco contrata Luiz Henrique, Wisley e Paulo Victor para a base

De olho nas competições da temporada de 2024, o Vasco da Gama anunciou mais três reforços para as categorias de base.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.