Léo fará seu 1º clássico contra clube que o revelou e técnico que o reinventou

Léo vai revelado pelo Fluminense, adversário do Vasco da Gama neste domingo, e se transformou em zagueiro com Fernando Diniz.

Léo, zagueiro do Vasco
Léo, zagueiro do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

O jogo deste domingo, no Maracanã, entre Fluminense e Vasco, será bastante especial para Léo. O zagueiro vai disputar o seu primeiro clássico pelo Cruz-Maltino, logo contra o clube que o revelou e de quebra reencontra também o técnico que o reinventou para o futebol.

Quando estreou no time profissional do Fluminense em 2015, Léo era lateral-esquerdo. Depois de ser emprestado ao Londrina no ano seguinte, o jogador retornou ao Tricolor a pedido do técnico Abel Braga, hoje diretor técnico do Vasco e um dos maiores entusiastas da sua contratação.

Apesar de ter feito 51 partidas em 2017, a maioria como titular, a passagem de Léo não teve brilho e o jogador acabou sendo emprestado ao Bahia em 2018 e no ano seguinte foi vendido pelo Fluminense ao São Paulo. No Tricolo Paulista, o ainda lateral-esquerdo encontrou Fernando Diniz, mas a mudança para a zaga só foi ocorrer em agosto de 2020.

Na ocasião, Léo foi titular na vitória do São Paulo sobre o Sport, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 33 jogos sob o comando de Fernando Diniz, a maioria como zagueiro. Após a saída do treinador, Léo se firmou ainda mais na posição com o técnico Hernán Crespo, que o escalava pelo lado esquerdo do trio de zaga. Em entrevista ao SporTV, um mês antes da conquista do Campeonato Paulista, o jogador destacou a importância de Diniz em sua carreira.

– O Fernando Diniz conseguiu me fazer acreditar que eu poderia jogar naquela posição porque hoje não tem tantos zagueiros pelo lado esquerdo e que têm o poder do passe. Ele me falou para acreditar nele, acreditar no meu trabalho e acreditar na minha evolução, e eu comprei aquela ideia. No começo, fiquei com bastante dúvida, mas passei a acreditar porque o Diniz é muito assim, faz a gente confiar que podemos.

Consolidado como zagueiro titular do São Paulo nas últimas duas temporadas, Léo foi comprado pelo Vasco em dezembro do ano passado, por 3 milhões de dólares (quase R$ 16 milhões) e assinou contrato até 2025. O valor dividiu a opinião dos torcedores. Para muitos, o zagueiro não valia o alto investimento.

Dentro de campo Léo vem provando o seu valor, correspondendo acima da expectativa do torcedor e sendo um dos destaques do Vasco. Além de defender, o zagueiro está chamando a atenção com a bola nos pés, na criação das jogadas. O jogador já deu uma assistência e foi coroado com um gol na goleada sobre o Resende por 5 a 0, quebrando um jejum de cinco anos sem marcar.

Reencontros à parte, Léo terá contra o Fluminense e seu “criador” Fernando Diniz, o primeiro grande com a camisa do Vasco, oportunidade perfeita para afastar qualquer desconfiança e cair de vez nas graças dos vascaínos.

Fonte: Lance!

Mais sobre:FluminenseLéo
Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.