Laudo conclui que treinos e jogos no Vasco agravaram lesão de Breno

Vasco da Gama nega acidente de trabalho com o zagueiro Breno e justiça marca audiência com Clube e defensor.

Zagueiro Breno nos tempos de Vasco
Breno nos tempos de Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

A rotina de treinos e jogos no Vasco agravou as lesões sofridas por Breno. Esta é a conclusão da perícia médica feita no ex-zagueiro, a etapa mais recente do processo judicial no qual ele cobra R$ 13 milhões em salários e demais direitos trabalhistas em atraso e indenização por acidente de trabalho.

O caso teve início em março e agora se aproxima da reta final. A juíza Kiria Simões Garcia, da 71ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, marcou audiência para 12 de julho e poderá proferir a sentença ainda em 2022.

Breno começou a trajetória em São Januário em 2017, emprestado pelo São Paulo. O contrato terminaria em dezembro e, um pouco antes, o então atleta teve a primeira lesão no joelho esquerdo poucos dias depois. Em janeiro de 2018, as partes acertaram novo vínculo que iria até o final de 2020. Neste período, ele passou por outras quatro cirurgias (três no joelho esquerdo e uma no direito).

A defesa do ex-zagueiro, ao ingressar com a ação, alegou que Breno sofreu acidente de trabalho e que, por isso, o contrato deveria ter sido prorrogado. Ao se manifestar no processo, o Vasco alegou que as lesões tinham origem no passado da carreira do seu agora ex-funcionário e solicitou a perícia.

Trecho do relatório feito pelo médico perito que avaliou Breno
Trecho do relatório feito pelo médico perito que avaliou Breno (Foto: Reprodução)

Em 20 de outubro de 2021, o médico perito judicial José Roberto Portante, emitiu relatório após avaliar Breno (leia acima). Segundo ele, o caso não configurou “acidente do trabalho típico, uma vez que não se trata de condição fortuita, mas sim corriqueira.” Mas também apontou que a atividade desempenhada no clube “contribuiu para o agravamento de suas lesões estando estabelecido o nexo apenas de concausalidade”.

– Pedimos o reconhecimento de acidente de trabalho do nexo causal ou concausal. Para o reconhecimento das indenizações que pleiteamos, tanto um quanto outro bastam. Foi reconhecido o nexo concausal, ou seja, a lesão foi agravada no trabalho do Breno para o Vasco, o que é suficiente para o reconhecimento das indenizações – disse o advogado Filipe Rino, que representa Breno.

A audiência de julho servirá para produção de provas e depoimentos de Breno e testemunhas. Por ora, nenhuma decisão definitiva foi tomada pela magistrada.

A última partida de Breno pelo Vasco ocorreu em 9 de agosto de 2018, quando participou da vitória por 1 a 0 sobre a LDU pela Sul-Americana. O jogador não atuou nas temporadas de 2019 e 2020.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Breno
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Quem acompanhou a carreira do Breno sabe que ele sempre teve lesões nós joelhos e que depois se tornaram crônicas, o São Paulo só liberou ele para o Vasco porque sabia do problema, como toda a diretoria do clube é incompetente faz um contrato com o jogador

  • Responder

    Não ele foi contrato para polo aquático se ele jogador tinha de treina e jogar se não fez Vasco tinha q processar ele.

  • Responder

    Olha o golpe para arrancar dinheiro do clube, o cara já estava bichado quando foi para o Vasco, me explicam uma coisa, alguém obrigou o jogador treinar, entrar no campo para jogar???

  • Responder

    Acho que faltou uma melhor leitura e interpretação do autor da matéria. O laudo afirma que o jogador já possuía as lesões antes de chegada no Vasco, portanto, em hipótese alguma responsabiliza o clube.

Comente

Veja também
Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco vence o Flamengo
Final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-20 será neste domingo, em São Januário

A FERJ decidiu a data do jogo de volta entre Vasco da Gama x Flamengo, pela partida de volta da final da Copa Rio Sub-20.

Vasco oferece espaço a torcedores autistas em São Januário
Vasco se manifesta sobre colocação de sala sensorial para torcedores autistas

Vasco da Gama é o único Clube do Rio de Janeiro que cumpre decreto sobre a inclusão de autistas e se manifestou sobre o assunto.