Jornalistas avaliam perfil e chegada de Marcelo Cabo ao Vasco

Jornalistas avaliaram a chegada de Marcelo Cabo ao Vasco da Gama nesta temporada e analisaram o perfil do técnico.

Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco
Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco (Foto: Assessoria/ACG)

Um ano para apagar. Uma temporada para servir de exemplo de como não comandar um clube centenário. Assim foi o Vasco de 2020. O último ano marcou o quarto rebaixamento do Gigante da Colina para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o clube de São Januário fracassou em outras frentes na tentativa de dar alegria ao sofrido torcedor vascaíno. Afinal, o time fez péssimas campanhas no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

Ao longo da temporada, o Vasco teve Abel Braga, Ramon Menezes, Ricardo Sá Pinto e Vanderlei Luxemburgo. Fora das quatro linhas a crise política e o caos institucional também marcaram o clube. A sucessão de erros determinou o novo rebaixamento.

Aos 54 anos, Marcelo Cabo chega com a missão de ser o grande comandante do Vasco. Ao longo da carreira, comandou o Ceará, CRB, Figueirense, Guarani e Macaé. Porém, seus trabalhos mais relevantes foram no Atlético-GO e o CSA quando conseguiu subir as equipes para a Série A do Brasileirão em 2016 e 2018, respectivamente.

Contudo, o treinador terá de administrar outros problemas: apostar nas categorias de base, ser cirúrgico nas contratações, e resgatar a credibilidade do clube no mercado da bola. O Torcedores.com conversou com jornalistas, que ajudaram a analisar o perfil do novo treinador vascaíno. Confira!

André Isac | TV Aparecida

“Marcelo Cabo chegou ao Atlético em 2016 e conquistou o título mais importante da história do Atlético. Na Série B daquele ano o grande favorito era o Vasco. O time carioca liderou boa parte do campeonato até ser ultrapassado pelo Dragão. Em 2020 veio mais um grande desafio, manter o ritmo do time que foi muito bem comandado por Vagner Mancini. Ele conseguiu e até superou consagrando a melhor campanha do Atlético na era pontos corridos. Marcelo Cabo entra para a história do Atlético ao lado de Artur Neto que conseguiu o primeiro acesso em 2009, de Homero Cavalheiro o primeiro campeão da Série C em 1990 entre outros”.

Flávio Dias | Canal Atenção Vascaínos

“O maior desafio do Marcelo Cabo será resgatar a credibilidade do Vasco. Ele vai ter de trabalhar para mostrar que o clube merece um crédito. Afinal, não pensou duas vezes ao aceitar trocar uma equipe de Série A por uma da Série B. O Marcelo sabe que o Vasco tem problemas financeiros e políticos, mas tem noção do que representa para sua carreira este desafio. Acredito que essa decisão será fundamental para mostrar para todos a dimensão da responsabilidade de vestir a camisa vascaína”.

Fred Soares | Rádio 94 FM

“A natural liderança do elenco do Vasco é o seu capitão Leandro Castan. Dentre os jovens, vejo apenas um que deu mostras de que pode também ocupar essa posição: o Marcelo Alves, também zagueiro. Ele que veio de um time menor mostrou que, assim como seu veterano colega, pode se transformar numa liderança técnica e anímica desse ainda anêmico grupo cruzmaltino”.

Jessica Dias | Rádio Brasil

“Na última temporada, o Vasco foi um dos clubes que mais utilizou jogadores de base dentre as equipes da Série A. Nomes como Talles Magno, Gabriel Pec e Bruno Gomes, só para exemplificar, foram as soluções caseiras em meio à instabilidade do time principal e falta de recurso financeiro. Mesmo os lançando aos profissionais, a palavra sempre foi cautela. Novas promessas existem e basta só olhar para o time Sub-20 campeão da Copa do Brasil, Carioca e da Supercopa da categoria. A forma como serão tratadas, inclusive, por Marcelo Cabo é que vai interferir diretamente no futuro que é logo ali”.

Joel Silva | Esporte News Mundo

“O momento atual de fato é de indefinição. Muitos jogadores possuem contrato em vigor, mas não sabem se vão continuar. Por outro lado, o treinador terá uma base vencedora com atletas jovens e promissores para lapidar. Reforços serão necessários, mas pegando o trabalho do início, Marcelo Cabo vai poder montar o elenco à sua maneira e a diretoria está disposta a fazer de tudo para dar condições de trabalho ao novo comandante”.

Mário Luiz | Rádio 101 FM

“O Marcelo Cabo é profundo conhecedor da realidade financeira dos clubes cariocas. Está acostumado a trabalhar com orçamento reduzido, elencos curtos e valorizando a base. Em 2015, fez um ótimo trabalho no Macaé durante o Campeonato Brasileiro da Série B. Ele, inclusive, deixou a equipe brigando pelo acesso a Série A antes de assumir o Ceará. O Vasco será o maior desafio de sua vida profissional. Principalmente pela instabilidade financeira e o peso da camisa histórica camisa do clube”.

Rodrigo Campos | TV Brasil

“É muito difícil para um treinador trabalhar com jogadores que não recebem em dia. A dificuldade aumenta quando ele não pode cobrar. Atualmente, o jogador usa redes sociais, assiste programas esportivos e sempre vai saber dos graves problemas. Cabe ao atleta tentar não se envolver. Reconstruir em uma temporada uma terra que está arrasada há muitos anos, é utópico. O Vasco precisa simplificar as coisas. Montar um elenco barato e que seja comprometido. Além disso, a diretoria terá de evitar alianças perigosas com empresários que há muitos anos prejudicam o clube”.

Wagner Oliveira | Rádio Bandeirantes

“O Marcelo Cabo costuma formar suas equipes com jogadores mais rodados. É um técnico que conhece o mercado, principalmente de atletas que sabem jogar a Série B. Teve participação efetiva nos principais reforços do Atlético Goianiense em 2016 e CSA em 2018, onde conseguiu o acesso. Nesse ínterim, conseguiu montar times competitivos com poucos recursos. Suas equipes são fortes defensivamente, valorizam a posse de bola e atuam com velocidade na frente. Tem tudo para fazer um grande trabalho no Vasco”.

Wellington Campos | Rádio Tupi

“Marcelo Cabo adquiriu uma boa experiência com os campeonatos da Série B que participou com equipes médias, se destacando por grandes campanhas e sendo um treinador que consegue arrumar taticamente suas equipes. Estudioso, às experiências em duas copas do mundo, foram bem-vindas e ele soube aproveitar as oportunidades. Da nova geração de técnicos no país, terá sua grande oportunidade no Vasco da Gama, de montar um grupo com pouco dinheiro e criatividade. Uma chance de ouro na carreira de Marcelo Cabo”.

Fonte: Torcedores.com

Mais sobre:Marcelo Cabo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Aguardo o retorno do melhor técnico da serie A 2020. Abelão Já. sem Bostán, Pokemon e Miguel mão de alface

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Relacionados do Vasco para o jogo contra o Red Bull Bragantino

Confira a lista dos jogadores relacionados do Vasco da Gama para o jogo contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira.

Praxedes em ação pelo Vasco contra o Corinthians
Praxedes não é relacionado para o jogo contra o Bragantino

Emprestado pelo Red Bull Bragantino, o meia Praxedes está fora da lista dos relacionados do Vasco da Gama para o duelo.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel é novidade contra o Bragantino

O Vasco da Gama encerrou a preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino e Zé Gabriel é novidade na lista de relacionados.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Para evitar atraso, Vasco pede garantias à 777 sobre aporte de setembro

O Vasco da Gama quer se resguardar de que o aporte de R$ 270 milhões será pago, com os rumores de problemas financeiros da 777 Partners.

Mateus Carvalho e Piton comemorando gol pelo Vasco
Vasco leiloa camisas de titulares contra o Grêmio; dinheiro vai para a Barreira

O Vasco da Gama colocou para leilão as camisas dos 11 titulares contra o Grêmio, com a frase em homenagem a Roberto Dinamite.