Jogo entre Vasco e Macaé não está garantido para quarta-feira; entenda

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, diz que não haverá jogo até quinta-feira, mas Vasco x Macaé é marcado para quarta-feira.

Suspende, libera, adia, publica decreto, anula decreto… O sábado foi movimentado para as discussões sobre o futuro do Campeonato Carioca. No centro do debate: Marcelo Crivella. Neste domingo, o prefeito inaugurou uma obra no Pólo Comunitário de Campo Grande, explicou a decisão, mas o impasse continua.

Dependendo de aprovação de protocolos pela Vigilância Sanitária, Crivella afirmou que não poderá haver jogos de segunda até quarta-feira. Porém, como há jogos marcados para quarta, ele falou em “compatibilizar protocolos” ao ser questionado.

Crivella disse que o Vasco entraria em campo neste domingo, em jogo já adiado pela Ferj e remarcado para quarta-feira. Depois de dizer que o Vasco poderia jogar neste domingo, ele explicou que uma reunião discutirá a liberação de Flamengo x Boavista na quarta.

– Quais jogos estão suspensos? Os jogos de Botafogo e Fluminense. O Vasco joga hoje? Joga. Porque o decreto quando é publicado não vale o dia, o primeiro dia não vale. Conta o último, que está incluído, mas o primeiro não conta. Os jogos de hoje (domingo) vão acontecer normalmente. Na segunda, na terça, na quarta, não vão poder jogar. Há o jogo do Flamengo na quarta-feira, que nós esperamos compatibilizar esses dois protocolos na segunda ou na terça em reunião com eles.

O prefeito do Rio de Janeiro declarou ainda que o motivo do decreto é uma incompatibilidade entre protocolos de vigilância sanitária:

– A questão do futebol é a seguinte: houve um novo protocolo da vigilância sanitária apresentado pela Federação. Então, a vigilância sanitária do Rio de Janeiro pediu para fazer uma reunião com eles e estabelecer, compatibilizar o que eles colocam no protocolo dele com o nosso. Isso que vamos fazer segunda, terça e quarta. Então, nesses dias, não vamos ter futebol.

As partidas, válidas pela quarta rodada da Taça Rio, dariam sequência à retomada do Carioca, iniciada na quinta com a vitória do Flamengo sobre o Bangu – a competição foi paralisada em 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Porém, motivaram uma sucessão de decisões confusas ao longo do sábado.

O dia contou com reunião fracassada com o STJD, decreto do prefeito Marcelo Crivella – que depois voltou atrás em parte do conteúdo da publicação -, possível mudança de local dos jogos de domingo e finalmente adiamento dos confrontos.

Marcelo Crivella

Cronologia de um sábado confuso

11h – Começa reunião de mediação entre clubes, federação e STJD. Após cinco horas de encontro, não há acordo dos demais clubes com Botafogo e Fluminense, que não querem voltar aos jogos em junho.

16h – Em decreto publicado no Diário Oficial, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decide suspender competições esportivas profissionais na cidade até o dia 25 de junho. Segundo a publicação, o decreto informa que passa a valer a partir deste sábado.

16h30 – Para discutir os efeitos do decreto, começa outra reunião dos clubes com a federação, sem a participação de Botafogo e Fluminense.

18h – Fontes presentes à reunião informam que a Ferj deve tirar os dois jogos de domingo – Vasco x Macaé e Madureira x Resende – da capital. Ganha força a ideia de promover uma rodada dupla em Saquarema.

18h20 – Marcelo Crivella divulga um vídeo em que, ao contrário do publicado no Diário Oficial, afirma que o decreto não afeta todas as partidas na cidade. “Basicamente ficam suspensos os jogos do Botafogo e do Fluminense”.

19h20 – Assessoria de imprensa da Prefeitura afirma que Campeonato Carioca não está suspenso, apenas os jogos de Botafogo e Fluminense. “Diário Oficial será republicado com ajuste” (nota da redação: não houve essa republicação até esta reportagem ir ao ar).

19h30 – Após a confirmação da assessoria, clubes reunidos voltam a trabalhar com a informação de que os jogos de domingo serão disputados nos estádios previstos inicialmente: Vasco x Macaé em São Januário, e Madureira x Resende em Conselheiro Galvão.

21h50 – Federação anuncia adiamento dos dois jogos marcados para domingo. Vasco x Macaé passa para quarta, e Madureira x Resende, para quinta.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Gabriel Pec entrando em campo com o pequeno Gui
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.