Horácio Junior destaca curiosidades sobre Barbosa

No Twitter, o VP de História e Responsabilidade Social do Vasco da Gama, Horácio Junior, destacou curiosidades sobre o ex-goleiro Barbosa.

Moacyr Barbosa, ex-goleiro do Vasco
Moacyr Barbosa, ex-goleiro do Vasco

Neste sábado (27), está completando 100 anos do nascimento de um dos maiores goleiros da história do Vasco da Gama, Barbosa.

Barbosa defendeu o Gigante da Colina e a Seleção Brasileira, e apesar de ter sido um grande goleiro, ficou marcado por um erro cometido durante jogo da Seleção Brasileira, sendo escolhido o culpado pela derrota para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950.

O vice-presidente de História e Responsabilidade Social do Clube, Horacio Junior, destacou na sua conta oficial no Twitter, algumas curiosidades sobre o saudoso Barbosa.

Confira abaixo

A FORÇA DE BARBOSA

01A força de Barbosa é uma coisa incrível, a grande maioria da torcida vascaína nunca viu ele em campo. Nenhum jogador de sua geração é tão querido por sua torcida como ele é e sempre será.

02 – Barbosa é o favorito para dar nome ao CT do Vasco. Se quisessem mudar o nome da rua General Almério de Moura para Moacyr Barbosa seria muito mais justo. Todas as homenagens são insuficientes para o jogador mais injustiçado da história do futebol mundial.

03 – Carregar a Cruz de ter tomado o gol de Alcides Ghiggia não foi uma tarefa para um homem comum. Somente um homem extraordinário suportaria passar o resto de sua vida pública respondendo a mídia sobre esta derrota como se fosse a pior coisa mundo.

04 – A mídia que fez um oba oba danado, criou um clima de “já ganhou” que acabou servindo de incentivo aos adversários. Mas foi implacável com a derrota. Desde sempre temos a cultura de gostar mais dos vencedores do que do esporte em si.

05 – O trauma e a culpa em Barbosa foram materializados num curta protagonizado por Antônio Fagundes. O curta conta a história de um rapaz traumatizado que volta no tempo para tentar avisar o Barbosa do Gol na final no Maracanã.

06 – O curta poderia se chamar Maracanazzo, ou qualquer outro nome possível. Apesar de pegar leve com o nosso ídolo. o curta foi batizado de “Barbosa”.

07 – Um dos episódios mais tristes e símbolo da cultura esportista brasileira foi justamente realizado por Carlos Alberto Parreira, um ser medíocre, desprovido de qualquer luz própria. Parreira proibiu Barbosa de se encontrar com a Seleção Brasileira.

08 – Se alguém acha que Barbosa ficou traumatizado com a derrota se engana. Ele foi campeão carioca com o Vasco em 50 logo depois a copa do mundo. Ele foi o goleiro menos vazado e o Vasco teve um saldo de gols de 53 gols nesta edição.

09 – Depois desse título Barbosa ainda foi campeão carioca em 1952 e 1958, Torneio Quadrangular do Rio: 1953, Torneio de Santiago do Chile: 1953, Torneio Rio-São Paulo: 1958 e o Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer: 1953.

10 – Eu estive no 7 x 1 da Alemanha na Copa de 2014. Fiquei triste pela derrota, mas em determinado momento, num ônibus em Belo Horizonte eu me dei conta que Barbosa poderia finalmente descansar em paz. Não faz sentido falar mais em vexame depois daquele jogo.

11 – Barbosa morreu em 7 de abril de 2000 aos 79 anos. Curiosamente na mesma data da nossa Resposta Histórica! Vítima da maior perseguição de um atleta por uma mídia covarde, ele sempre será lembrado por nós vascaínos com todo carinho que merece. Viva Barbosa!

Mais sobre:Barbosa
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.

Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF
Presidente da CBF descarta paralisar o Brasileiro

Após pedido da ANAF e apoio da CPI das Apostas Esportivas para a paralisação do Brasileirão, presidente da CBF descarta.

Léo Jardim no treino desta quarta-feira
Com retorno, Vasco treina nesta quarta visando o Criciúma; veja trechos

Confira o que de melhor aconteceu no treino do Vasco da Gama nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa, visando o Criciúma.