Henrique relembra gol que frustrou planos do Athletico-PR em 2004

O ex-zagueiro do Vasco, Henrique, contou bastidores da vitória que atrapalhou o Athletico-PR na disputa pelo Brasileiro de 2004.

Quem lembra?

Em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2004, o Vasco da Gama enfrentou em São Januário o Athletico-PR, que poderia ser campeão com uma vitória e tropeço do Santos sobre o São Caetano.

Naquela altura, o Vasco estava há 6 rodadas sem vencer e precisava dos 3 pontos para se livrar de vez do fantasma do rebaixamento. No entanto, o que era tratado por muitos como improvável, aconteceu: O Gigante venceu por 1×0 a equipe paranaense.

Quem lembrou do momento inesquecível foi o ex-zagueiro Henrique, autor do gol vascaíno na partida, em entrevista concedida ao canal do jornalista André Marques, no Youtube. Ele, a princípio, contou como foi a preparação para o confronto decisivo, com destaque para o trabalho com o jogo aéreo ofensivo para se aproveitar do ponto fraco do adversário.

– Aquela era uma semana tensa. Uma semana onde o Vasco não podia pensar em outro resultado a não ser a vitória e nós começamos a trabalhar em cima da bola parada. O Joel era um cara muito visionário, que na beira de campo ele tem uma leitura fenomenal. Ele acompanhou jogos do Athletico-PR e viu que na bola ofensiva eles eram muito fortes, mas na defensiva eram falhos. Então trabalhou a bola ofensiva porque tínhamos bons jogadores que cabeçeam e poderíamos usufluir desse momento frágil deles e fazer o nosso golzinho ali porque no chão tinha que ser na luta e na raça. A qualidade técnica nossa era muito inferior, com todo respeito ao nosso elenco, tem que se falar a verdade, o Athletico-PR estava ganhando tudo e quem ganha tudo sempre sai na frente. Trabalhamos na semana, com provocação, com pressão.

Henrique destacou a disparidade na qualidade dos elencos, sendo que o adversário estava disputando título e o Vasco lutando para se manter na Série A, mas contou que um fator acabou motivando a equipe: o fato de na hora da partida receberem a informação de que o Athletico-PR daria a volta olímpica em São Januário, o que ficou mais inflamando após uma atitude inteligente do técnico Joel Santana.

– Quando chegou a hora do jogo, a gente recebeu uma notícia de que o Athletico-PR iria dar a volta olímpica em São Januário, que ia comer bacalhau, estourar champanhe, aquela coisa toda. Na hora da preleção, o Joel nos mostrou isso tudo e, rapaz, subiu um fogo na gente, e no 11 contra 11 com o sangue a flor da pele todo mundo sabe que é difícil. A coisa se iguala. Não adianta técnica, é na raça mesmo. Quando nós entramos no vestiário a gente já sentiu um clima diferente, nós sintíamos que ámos ganhar porque estava todo mundo focado, com pensamento único  no jogo, o Joel fez a última oração e até nos surpreendeu quando ele tirou de dentro da roupa uma bandeira do Vasco, pediu para todo mundo beijar ela e falou: “Esse é o prato de comida de vocês. Vão deixar o caras virem na nossa casa comer do nosso prato de comida que temos que levar para nossa família?”. Todo mundo começou a chorar, subiu mais raiva ainda e não falamos mais nada.

Com a equipe com ‘sangue nos olhos’, muito motivada para se superar, o Vasco venceu se utilizando justamente da jogada trabalhada por Joel Santana: a bola aérea. Henrique disse como o lance aconteceu, desde a dica que recebeu do técnico até o momento que a bola estufou as redes e fez o Vascão vencer a partida.

– Foi tudo aquilo que aconteceu. Aquele jogo maravilhoso, a jogada bem ensaiada e treinada a semana inteira com o Petkovic cobrando entre a marca do pênalti e o 2º pau e eu subindo para poder fazer o gol. Essa bola não era jogada no 1º pau, era no 2º. Era uma bola aérea, um pouco mais alta onde o goleiro não poderia sair e aonde eu puderia disputar com quem fosse o marcador, que no caso foi o Marinho. Eles tinham Marcão, Marinho e o Rogério Correia, e o Joel falou: “Um desses 3 você tem que atropelar. Os outros seguram os caras e você chega e divide sozinho. A bola vai ser alçada ali e treinamos isso a semana inteira”, e foi o que aconteceu, graças a Deus deu certo.

Já tranquilo em relação ao futuro na competição após a vitória em São Januário, o Vasco enfrentou justamente o Santos na última rodada, adversário do Athletico-PR na disputa pelo título Brasileiro. A equipe santista acabou vencendo o Gigante por 2×1 e se sagrou campeã, acabando de vez com a euforia da equipe paranaense.

Site Vasco Notícias

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Gabriel Pec entrando em campo com o pequeno Gui
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.