Há 8 anos no Vasco, Antony Menezes busca adaptação ao ‘novo normal’ na volta do Brasileiro Feminino

O técnico Antony Menezes está no comando do futebol feminino do Vasco da Gama desde 2012 e projeta volta do time no Brasileiro A2.

Antony Menezes durante treino do Vasco
Antony Menezes durante treino do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

Quem está acostumado com a constante troca de técnicos do futebol brasileiro pode se espantar ao descobrir o time feminino do Vasco. Com reestreia no Brasileirão Feminino A-2 nesta segunda, contra o Atlético-MG, a equipe tem a mesma figura à beira do gramado há quase uma década: é o técnico Antony Menezes, o Tony, no cargo desde 2012.

Mesmo com os anos de experiência no clube, Tony se viu diante de um desafio inédito em 2020. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, surgiram obstáculos à preparação tática e física do Vasco. Em março, o comandante planejou uma rotina de treinos online com Jaqueane Correa, então preparadora física do Vasco e atual técnica do América-MG.

– Ela (Jaqueane) foi tentando ao máximo fazer com que nossa equipe não perdesse tanto na parte física. Acho que foi um trabalho legal. Na volta, começamos bem, mas agora começamos a ter alguns casos de lesão. Estamos num período de alerta. À distância, foi muito novo, para mim, fazer a parte tática pela internet. Foi inusitado, mas a gente conseguiu se adaptar da melhor maneira possível – revelou ao ge.

A readaptação aos treinos presenciais gerou algumas baixas no elenco do Vasco. A volante Stephanie teve uma lesão no início de outubro e passa por tratamento intensivo. Thaís, Lorrany e Índia seguem em recuperação e ainda não estão confirmadas para o duelo contra o Galo.

Kaylane Melo, que era uma das principais peças do elenco, foi para o rival Flamengo. O Vasco, por sua vez, anunciou Anny, Isabella Rangel e Marzia Coutinho como reforços. Antony Menezes conta com a força da base para suprir as necessidades do elenco: oito atletas do atual time titular são crias da casa.

– A Kaylane foi formada aqui com a gente, está numa fase muito boa, (com convocações às) seleções brasileiras sub-17 e sub-20. Foi um processo doloroso para nós, perder uma atleta que vinha se destacando, mas temos uma base boa e conseguimos suprir. Outras meninas subiram, também com passagem pela seleção, e estão dando conta do recado – destacou Tony.

Ex-atleta de futsal, Antony não planejava ser técnico

Além do time profissional, Antony já comandou as equipes femininas das categorias sub-15 e sub-17 do clube. Contudo, antes de virar técnico, Tony teve uma extensa carreira como jogador de futsal: revelado pelo rival Flamengo, o atual comandante jogou por diversos clubes no Brasil, além de experiências na Rússia e no Azerbaijão.

– Comecei no Flamengo, fiz a base e joguei profissionalmente lá. Saí e fui rodar: defendi o Londrina, Pato Branco, Marechal Rondon, Toledo. Joguei no Spartak Moscou (Rússia), Azerbaijão, joguei a Champions de futsal. De volta ao Brasil, joguei no Guarapuava (PR). Tive alguns problemas e resolvi parar. Como queria seguir no futebol, fiz faculdade e me formei em Educação Física – declarou.

Com o diploma em Educação Física, Antony entrou no Vasco como estagiário para ganhar experiência. À época, ele não tinha pretensões de ser treinador. Hoje, se orgulha de dizer que o futebol feminino o escolheu.

– Os professores me pediam opinião, e eu dava, aí eles viram que eu tinha condição. Me fizeram o convite pela primeira vez, e eu neguei. Achei melhor me preparar um pouquinho mais. As coisas foram acontecendo, acho que o futebol feminino me escolheu. Fui conversando com amigos que eram treinadores, que tinham feito essa transição de ex-atleta para técnico. Quando aceitei, não saí mais – comemora.

Grupo forte no Brasileirão Feminino A-2

O Vasco está no Grupo E do Feminino A-2, junto com Goiás, Atlético-MG, Botafogo, Real Brasília e Vila Nova-ES. A força da chave pode ser explicada, em parte, pela regionalização dos grupos do torneio – medida que o próprio Antony criticou em março, antes do início da competição.

Ao somar o peso dos rivais às dificuldades da pandemia, Antony mantém os pés no chão. Primeiro, o Vasco almeja garantir o acesso à elite do Brasileirão Feminino, para só depois pensar no título da Série A-2.

– O grupo é considerado por todos como o mais difícil. Até agora, todas as equipes têm um ponto. Tem que ter pé no chão, trabalhar agora e pensar primeiro na classificação, jogo após jogo. Óbvio que chegar entre os quatro é o grande objetivo, a princípio. Conseguindo, aí a gente pensa no título. O acesso hoje é o mais importante – completou.

Outros tópicos da entrevista:

O que trouxe de mais proveitoso do futsal para o campo

Hoje, nos treinamentos, muitas escolhas se dão num campo reduzido. Isso eu trago do futsal, a maioria dos meus treinos têm essa aplicação. Muita coisa que virou moda o futsal já fazia, então eu só transferi e adaptei ao futebol feminino. Graças a Deus tive muitos bons técnicos, que me passavam muitas informações. Fui colhendo e tentando montar o Tony treinador com essas várias experiências.

Melhores treinadores com quem trabalhou no futsal

Ricardo Lucena, Paulo Mussalém, Benatti, Maneca… Todos renomados, treinaram grandes equipes no Brasil e lá fora. Tem vários nomes, mas acho que esses são os principais.

Técnico que mais o inspirou

Quem me inspirou, quando comecei no Vasco, foi o Mauricinho (Maurício Souza), que hoje treina o sub-20 do Flamengo. É um grande amigo, me incentivou a seguir a carreira de técnico e a gente sempre conversou bastante em relação a isso. Foram muitos amigos que passaram, mas no início eu tinha algumas dificuldades. Na época ele não estava nem no Flamengo, estava no Botafogo. A gente conversava bastante, é um cara com quem tive um contato mais direto.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.