Há 64 anos o Vasco conquistava o Sulamericano de Clubes Campeões
Há 64 anos o Vasco conquistava o primeiro título internacional disputado no exterior por um clube de futebol brasileiro.
Há 64 anos o Vasco da Gama conquistava o primeiro título internacional disputado no exterior por um clube de futebol brasileiro, incluindo-se a Seleção Brasileira: Campeão Sulamericano de Clubes Campeões, disputado no Chile em 1948.
A façanha do Expresso da Vitória tornou o clube conhecido internacionalmente e fez com que vários clubes e entidades europeias convidassem o Vasco da Gama para disputar vários torneios no velho continente.
O chamado Expresso da Vitória, como era conhecido o time cruzmaltino, vinha dando várias demonstrações de superioridade, vencendo campeonatos e torneios de forma invicta e por esse motivo foi convidado para participar do I Campeonato Sulamericano de Clubes Campeões, que inspirou a criação pela Conmebol da Taça Libertadores da América, com todos os demais participantes sendo campeões nacionais.
Nacional (URU), Colo-Colo (CHI), River Plate (ARG), Emelec (QUE), Municipal (PER), e El Litoral (BOL), todos campeões nacionais e o Vasco da Gama que indiscutivelmente era a melhor equipe brasileira à época.
A CAMPANHA
A partida de estreia foi contra o El Litoral com vitória vascaína por 2 a 1, em 14 de fevereiro, com gols de Lelé. Em 18 de fevereiro nova vitória, dessa vez contra o Nacional pelo placar de 4 a 1, marcando os gols Ademir, Danilo, Maneca e Friaça. Na partida contra o Municipal, nova goleada, agora por 4 a 0, com gols marcados por Lelé, Friaça (2), e Ismael, em 25 de fevereiro. O Emelec perdeu para o Vasco por 1 a 0, com o gol marcado por Ismael em 28 de fevereiro. Logo em 08 de março, o Vasco entrava em campo novamente e empatava sua primeira partida pelo placar de 1 a 1, com Friaça marcando o gol cruzmaltino.
A FINAL
O Vasco da Gama chegou de forma invicta a final do campeonato, com a vantagem do empate sobre o temido River Plate de Di Stéfano, que era apelidado pela imprensa portenha como “La Maquina” e vinha de vitórias arrasadoras no campeonato nacional.
A final foi no dia 14 de março e foi marcada por muitas emoções até o apito final do juiz. O VASCO DA GAMA abre o placar, mas o juiz, que era visivelmente tendencioso, anula o gol marcado por Chico. No segundo tempo da partida foi marcado um pênalti(1) contra o VASCO DA GAMA, mas, então, brilha a estrela de Barbosa, o goleiro vascaíno tem a frente um dos maiores jogadores da história do futebol argentino, Labruña se prepara para cobrar o pênalti, o estádio fica em silêncio, como se não pudesse respirar. Labruña chuta e Barbosa defende. Garantimos o empate de 0 a 0 e o título de CAMPEÃO SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES.
A competição inspirou a UEFA na criação da Champions League, além de muitos torneios e campeonatos criados na Europa para medir forças entre equipes Sulamericanas e Européias.
A Conquista do campeonato foi reconhecida pela Conmebol em 1996, após investida do então Vice-presidente de futebol do clube, Eurico Miranda, tendo sido considerado como o precursor da Copa Libertadores, motivo pelo qual o clube disputou, em 1997, a Supercopa dos Campeões da Libertadores, torneio extinto pela entidade.
blog paixão da gama
Curta nossa fan page no facebook
Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco